Análise da introdução da terapia nutricional enteral de cardiopatas crítico
Tipo de documento:Proposta de Pesquisa
Área de estudo:Nutrição
Devido ao quadro fisiopatológico desses pacientes, é comum que a principal forma de nutrição viável seja a nutrição via sondas enterais. Porém, apesar de ser uma ferramenta de extrema importância, a terapia de nutrição enteral (TNE) frequentemente é interrompida durante o tratamento, o que torna a oferta nutricional adequada desses pacientes um grande desafio. Diante disto, pacientes críticos frequentemente recebem menos dieta enteral que o preconizado, o que diverge dos atuais estudos que associam o alcance das metas em menor tempo a melhores desfechos clínicos. Objetivos: O objetivo principal do presente estudo será analisar o tempo necessário da introdução até o alcance das metas calórico-proteicas em pacientes cardiopatas críticos em uso de TNE exclusiva. O objetivo secundário será verificar se o tempo mais prolongado de alcance das metas nutricionais da TNE tem influência nos desfechos hospitalares.
Objetivos específicos 9 3 Métodos 10 3. Desenho do estudo 10 3. Variáveis estudadas 10 3. Critérios de elegibilidade 10 3. Desfechos analisados 11 3. Esse resultado é benéfico de forma aguda, entretanto com o aparecimento de complicações, acontece uma enorme degradação das reservas orgânicas, grande catabolismo e desnutrição. Esse quadro faz com que o paciente se torne mais susceptível a infecções. O paciente grave apresenta intenso catabolismo proteico, pois suas reservas proteicas são usadas para obtenção de energia, com liberação da parte nitrogenada, gerando maior perda de nitrogênio e a síntese de ureia. Os aminoácidos são transportados por proteólise e há geração de enzimas e de proteínas na fase aguda. No começo da produção dessas proteínas acontece a redução na produção de albumina sérica e início de uma insuficiência hepática, com aumento da concentração de aminoácidos no sangue.
Pacientes graves são frequentemente submetidos a intervenções que tem potencial para agravar mais ainda o quadro de desnutrição como: cirurgias de grande porte, necessidade de suporte ventilatório prolongado, procedimentos dialíticos, dentre outros. A redução da massa corporal magra em excesso, leva consequentemente a perda de estrutura e função dos órgãos e tecidos que a compõem. O objetivo da terapia nutricional enteral é evitar que a desnutrição se torne um fator agravante na disfunção orgânica e morbimortalidade. Esse objetivo pode ser alcançado quando há uma oferta ideal de nutrientes, tanto em quantidade quanto em qualidade para suprir as exigências do hipermetabolismo. É recomendado que em casos em que o trato gastrointestinal está completamente ou parcialmente funcionante, a via enteral deva ser a adotada, uma vez que é a mais fisiológica, além de manter o mecanismo de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.
Porém, é reconhecido na literatura que a função do intestino delgado e a habilidade de absorver os nutrientes permanecem intacta, independente do estado crítico, presença de gastroparesia e ausência de ruídos intestinais. Estas características do paciente crítico erroneamente retardam a instituição da nutrição enteral, contribuindo para balanço nitrogenado negativo e consequente perda de peso. Todos os pacientes em TNE necessitam ser monitorados rotineiramente, a fim de assegurar que tenham acesso aos melhores resultados que a terapia possa lhe oferecer, tendo como efeito uma melhor recuperação clínica e diminuição de custos para as unidades de saúde. Para isso, foram desenvolvidos os programas de garantia da qualidade. De maneira geral, os programas de garantia de qualidade apoiam a utilização de diretrizes embasadas cientificamente para as diversas ações realizadas e têm como intuito garantir a qualidade dos serviços realizados à população.
Objetivos 2. Objetivo geral Observar, em média, qual é o tempo necessário para atingirem-se as metas calóricas e proteicas em pacientes cardiopatas críticos em uso de TNE exclusiva. Objetivos específicos Verificar associação entre o tempo necessário para se atingir as metas nutricionais com desfechos durante a internação. Métodos 3. Desenho do estudo Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, de abordagem quantitativa, que será realizado em pacientes em uso de TNE e internados em unidades terapia intensiva coronariana e clínica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor – FMUSP). Para investigar a correlação entre variáveis contínuas, será utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Serão considerados significativos os resultados cujos níveis descritivos (valores de p) apresentaram valores inferiores a 0,05.
A análise estatística será realizada com auxílio do programa SPSS® para Windows® versão 22. Perspectivas Esperamos que este trabalho colabore para a elucidação da qualidade da assistência nutricional prestada a pacientes cardiopatas críticos em uso de TNE, além de nortear possíveis medidas de intervenção com intuito de aprimorar o cuidado nutricional desse grupo de pacientes. Portanto, elaboramos a hipótese de que seja frequente em nosso meio cardiopatas críticos em uso de TNE que cursem com tempo mais prologado da introdução até o alcance das metas nutricionais, e que este aspecto tenha influência no prognóstico desses pacientes. br/editoria/saude/2017/09/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo>. Acesso em: 22 ago. Ministério da Saúde. Governo Federal. Dia mundial do coração, 2017. [Internet]. 87( 2 ): 223-232, 2006 Available from: http://www.
scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2006001500024&lng=en. Arq Bras Cardiol. supl. Fiorelli AI, Coelho GHB, Junior JLO, Oliveira AS. Insuficiência cardíaca e transplante cardíaco. Rev Med. Nutrição clínica no adulto. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar. In: ______. Nutrição enteral. São Paulo: Manol. Adequação da terapia nutricional enteral em pacientes críticos: uma revisão. Ciências da Saúde, Santa Maria, v. n. p. Assis MCS. Revista Brasileira de Terapia Intensiva [Internet]. Available from: http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000100012 18. Crit Care Med. Villet S et al. Negative impact of hypocaloric feeding and energy balance on clinical outcome in ICU patients. Clinical Nutrition , Volume 24 , Issue 4 , 502 – 509, 2005. Allingstrup, M Jo et al.
73 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes