A umbanda e sua importância na religiosidade brasileira
Sociedade. Sincretismo. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo compreender o desenvolvimento histórico da Umbanda na religião do povo brasileiro, e o sincretismo presente e atuante na vida da sociedade. Além de fazer uma análise sobre o contexto social e religioso em que surge essa tradição. Para contribuir com a proposta do trabalho, foram utilizados autores que buscaram compreender o processo da religião de dentro e de fora dela, muitos deles tendo vivido o momento de crescimento em sua história. p. É no Rio Grande do Sul que se forma a maior quantidade de adeptos da Umbanda junto com o Candomblé, chegando à casa dos 1,47%, segundo dados do IBGE (2010). Mas suas origens remontam ao Rio de Janeiro, cidade em que aconteceram as manifestações do Caboclo das Sete Encruzilhadas por meio do médium Zélio Fernandino de Morais.
Para compreender a história da Umbanda, não cabe explanar sobre ela sem falar de suas características. Esse esforço pode levar a confusões devido às várias linhas da religião que se difundiram com o passar do tempo. Outro fator a ser destacado, é que a hegemonia de tradições cristãs e predominância da igreja católica nos espaços culturais brasileiros sempre opuseram resistência ao conhecimento de outras religiões. Tentava-se sugerir um suposto uso de magia exacerbada que poderia terminar por destruir os valores sociais. Mas, como aponta Nascimento (2010), a percepção de que a própria igreja católica também possui seus símbolos e rituais de magia foi responsável pelo soerguimento do sincretismo umbandista. Santos e orixás, rituais em reuniões em nome do divino, e crença num plano extraterreno, mesmo com nomes diferentes, são indicadores que apontam grandes semelhanças nessas religiões.
Isso está relacionado ao fato de que a história dos povos negros se liga ao desenvolvimento histórico das religiosidades no Brasil. p. Foi na própria casa de Zélio que ao incorporar o Caboclo anunciou-se a fundação do primeiro terreiro de Umbanda, intitulado de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (KLOPPENBURG, B. p. Nesse momento, foram estabelecidas normas de caridade e irmandade, e dito que negros escravizados e índios poderiam buscar ajudar os irmãos no planeta Terra. Figura 1 - Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade em São Gonçalo (Niterói), local em que teve início a Umbanda Fonte: JURUÁ, 2013, p. Lygia Cunha (Neta de Zélio) e seu filho Leonardo Cunha dos Santos (bisneto de Zélio), quando às perseguições policiais em época de Zélio de Moraes por causa de atabaques, Leonardo diz: “.
o uso dos atabaques; nunca usamos; que o contrário do que eu já ouvi, que eles (Tenda da Piedade) não usavam que era para não atrair a atenção da polícia; não. A polícia foi um problema nos primórdios da Umbanda, mas não se usava atabaques por conta da polícia; o Chefe (Caboclo das Sete Encruzilhadas) nunca permitiu. para nossa casa, só pontos cantados; nem palmas; porque o Chefe não queria. Mas se vocês forem investigar vocês vão envolver polícia e a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, mas numa outra base, nunca numa base de medo, até porque muitas das pessoas que freqüentavam essa Casa foram delegados, foram oficiais de polícia, oficiais do exército como meu outro avô, que chegou a ser general do exército”.
A umbanda branca parecia se afastar de sua origem afro. Diante desse quadro, no ano de 1961, de acordo com Silva (2004) foi realizado o segundo congresso, que apontava o crescimento da religião com ampla cobertura da imprensa, a exemplo de O Estado de São Paulo, e, inclusive, participação de políticos. É no congresso de número três que a Umbanda aparece de maneira mais forte como centro de apoio assistencial, com creches, escolas e projetos voltados às pessoas mais carentes. Em 1966, a religião apresenta força também por meio de figuras públicas, Vinícius de Moraes e Baden Powell lançam o álbum Afro-sambas inspirados na mistura entre samba e religiosidade conhecidos na Bahia. Com canções famosas na cena musical brasileira a exemplo de Canto de Ossanha, Canto de Xangô e Canto de Iemanjá (WIKIPÉDIA, 2018).
Distribuição percentual da população residente, por Grandes Regiões, segundo os grupos de religião – 2000/2010, 2010. Disponível em: < www. ibge. gov. br >. KLOPPENBURG, Boaventura. Espiritismo: orientação para os católicos. Ed. Loyola, 1991. MARTINS, Giovani. Disponível em: <https://pt. wikipedia. org/w/index. php?title=Os_Afro-sambas_(1966)&oldid=51595542>. Acesso em: 23 mar.
73 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes