Importancia do ensino da Educação ambiental nas series inciais do ensino básico

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:História

Documento 1

Adival José Reinert Junior CIDADE SETEMBRO 2018 FOLHA DE APROVAÇÃO AUTOR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Artigo científico apresentado ao Curso de Licenciatura em História da FIAR, como requisito parcial para obtenção do Diploma em História para Licenciados. CIDADE SETEMBRO 2018 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL AUTOR: ORIENTADOR: Prof. Esp. Adival José Reinert Junior RESUMO A presente pesquisa de cunho científico, realizada a partir de pesquisas bibliográficas, tem por objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A sociedade atual passa por diversas transformações, entre elas, também surgem grandes problemas emergenciais que afetam toda a população, como os problemas ambientais, a falta de políticas públicas voltadas para preservação e consciência ambiental, para que haja uma movimentação em prol da preservação da natureza, do cuidado com a produção e destinação do lixo doméstico, da participação social em questões que exigem cuidado com o futuro da nação, pois, o ser humano precisa cuidar para ter qualidade de vida, sendo o meio ambiente fundamental para a vida de todos os indivíduos.

O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A Educação Ambiental está prevista na Política Nacional de Educação Ambiental, no Art. º da referida lei, a Educação Ambiental é definida como: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade1. A legislação para Educação Ambiental é um meio de oficializar a emergência em que se encontra o meio ambiente e a necessidade de alertar a humanidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. º, explica que: A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torna-la plena de prática social e de ética ambiental2.

Se cada indivíduo tomar para si a consciência e atitude de reduzir a produção de lixo, por exemplo, aprender sobre a reutilização dos mesmos e a reciclagem, juntamente com a atuação do poder público grandes mudanças já farão a diferença na preservação e cuidado com o meio ambiente. A Unesco (1987, citado por BARCIOTTE, 2012, p. define Educação Ambiental: A Educação Ambiental pode ser considerada como parte de um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades e experiências que os tornem aptos a agir e resolver a problemas ambientais presentes e futuros. Uma das instituições públicas que pode tratar sobre Educação Ambiental em seu cotidiano é o ambiente escolar, na escola a criança já pode ter acesso aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente e a importância dessa preservação e de atitudes corretas para a saúde coletiva.

É fundamental desenvolver atividades de educação ambiental no sentido de motivar uma maior participação do cidadão no sistema de limpeza municipal, mostrando-lhe as consequências ambientais, econômicas e sociais de atos simples e diários como o correto acondicionamento de nossos resíduos, a observância dos horários de coleta, o não jogar lixo nas ruas, o varrer e conservar limpas as calçadas – medidas que há décadas são incentivadas, sem grande sucesso. Antes, de pensar que os problemas ambientais estão tão distantes do homem que é muito bom que se passe a observar com mais atenção o ambiente que o cerca. A escola é o principal incentivador de seres humanos conscientes e preparados para enfrentar os problemas sociais, a emergência de mudanças nas atitudes que afetam o meio ambiente precisam ser ensinadas na escola, é necessário que os alunos conheçam os impactos ambientais da atualidade e visem uma mudança de hábitos que irão ajudar o meio ambiente.

Educação ambiental, como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas. Sem impor limites para seus estudantes, tem caráter de educação permanente. Ela, por si só, não resolverá os complexos problemas ambientais planetários, mas pode influir decididamente para isso, ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres (Reigota, 1994, citado por BARCIOTTE, 2012, p. O trabalho de educação ambiental envolvendo o tema resíduos dentro das instituições escolares (. deve ser desenvolvido a partir dos princípios pedagógicos de qualquer trabalho de educação, de preferência, de forma transversal e a partir de princípios e práticas reais de minimização de resíduos e consumo sustentável, consciente e responsável. BARCIOTTE, 2012, p. Mudar a consciência social para realizar essas ações a favor do meio ambiente é uma das necessidades emergenciais da população.

Marcatto (2002) apresenta como os documentos legais apresentam a temática de Educação Ambiental, a Constituição Federal de 1988, estabelece em seu artigo 225 que, Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”; cabendo ao Poder Público “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Por isso, estudar o meio ambiente no espaço escolar é estimular que este torne-se um ser consciente quanto a importância da preservação ambiental. Os professores podem realizar projetos interdisciplinares para ensinar sobre meio ambiente às crianças no Ensino Fundamental, atividades práticas podem estimular o aprendizado do aluno e criar meios de uma aprendizagem eficaz, de uma formação social do indivíduo perante as necessidades emergenciais que o meio ambiente tem apresentado na atualidade.

REFERÊNCIAS BARCIOTTE, Maria Lucia. Diagnóstico de Educação Ambiental em Resíduos Sólidos. Ipea. gov. br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental, acesso em: 27/09/2018. BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www. pdf, acesso em: 27/09/2018. MEDEIROS, Aurélia Barbosa. et. al. A importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Universidade de São Paulo. São Carlos. Disponível em: http://www. deecc. ufc.

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