A PRECISÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS, PARA OS EMPREENDIMENTOS E LIDERANÇA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Pelo meio dos processos da gestão de pessoas desenvolve uma direção que toda empresa organizacional necessita. A ampla inquietação de determinadas empresas jaz no recurso financeiro, e pelo meio deste artigo será plausível ponderar que o recurso humano seria importante para a organização. O servidor não é uma despesa e sim uma boa opção para uma organização de sucesso. Palavras-chaves: Incentivo, Treinamento, Desenvolvimento. INTRODUÇÃO O artigo deseja abordar a relevância da gestão de pessoas para o crescimento das empresas e companhias. É o caso de sucesso comprovando no exercício como a teoria funciona, dentro de uma organização crescendo e produzindo com uma equipe empenhada. Tudo isso para confirmar como um profissional preparado é a essencial dentro de toda uma organização produtiva.

A Relevância da pesquisa busca colaborar no entendimento da seriedade da estratégia de Gestão de Pessoas e a motivação do servidor na obtenção de mais um bom efeito de performance na organização. Uma equipe de Recursos humanos bem distribuída, trabalhando para o avanço sucessivo do seu freguês interno. Delineando as estratégicas para a aquisição dos efeitos acreditados pela companhia. No período da Segunda Revolução Industrial, os empreendedores entenderam a precisão de melhorar seus métodos do qual regulamentavam as atividades de trabalhos. Nesse período não existia um controlo apurado, tudo era ocasionado pelo meio da seriedade. Com o aparecimento da teoria Clássica da Administração e a Teoria da Burocracia principiou o método de unificação da gestão de pessoas, advindo de tal modo a contrair um contorno onde o autoritarismo e a estrutura constituíam os atributos desse processo (RIBEIRO, 2017).

Nesta etapa as organizações advieram a montar uma estrutura de departamento de pessoal, onde o próprio adveio a ser um regulador de normas avalizando de tal modo o bom funcionamento das organizações. Esse procedimento foi lento, por conta do intenso alcance da antiga forma de se dirigir as companhias, que constituíram bem conservadas as alterações. Por meio dos principais métodos de processos de gestão de pessoas, iniciou-se todo o caminho da busca de qualidade e competência. Equipar as organizações de pessoas imprescindíveis, dedicar-se às suas responsabilidades e cargos, conservar os colaboradores exercendo suas funções, desenvolver os colaboradores quanto as suas obrigações e responsabilidades e gerenciar, esses processos estão integrados e são autônomos na área de gestão de pessoas (Guimarães, 2019).

Segundo Carvalho (2020) para gerir pessoas deve buscar encontrar um ponto de estabilização apropriado, aonde os seus papeis dentro de uma organização deve laborar de maneira adequada. Carvalho (2020) profere que a gestão de pessoas carece ter estratégia a longo prazo e operacional a curto prazo, juntando a administração de processos e a de pessoas. Pelo meio desse aspecto a gestão de pessoas precisa agrupar sua aplicação nos fins e implicações da organização a ser adquirida, oferecerá a organização uma prosperidade de sucesso. Por desafios no dia a dia de um servidor faz parte do serviço de um chefe adentro da organização. Portanto faz com desta forma sejam incentivados e motivados a alcançar os alvos individuais e da companhia. Já está claro que diversas companhias carecem se espelhar, para ter o sucesso de sua organização investindo em seus servidores.

Desde o início da humanidade, sempre que houve um processo de produção de bens ou prestação de serviços, a qualidade esteve presente, mesmo que de forma intrínseca. Um dos primeiros registros que demonstravam a preocupação com a qualidade, se deu por volta de 2150 a. Nesse Manual, ele aborda o Planejamento, Controle e Melhoria Contínua como o alicerce do Sistema de Gestão da Qualidade. O Japão deu início a uma revolução gerencial silenciosa, paralela à revolução tecnológica, fato que lhe proporcionou a posição de potência mundial, da qual desfruta ainda hoje (MORAIS,2019). Durante esse período histórico, vários estudiosos e cientistas se destacaram, dentre eles, alguns conseguiram grandes resultados e foram considerados como Gurus da Qualidade, devido a seus ensinamentos que ainda hoje são seguidos por organizações do mundo inteiro.

Para eles, a qualidade estava relacionada ao atendimento às necessidades dos clientes, melhoria contínua e integração dos processos ( MORAIS,2019). Gestão da qualidade é um dos conceitos mais com relevância no mundo dos negócios, presentemente. Para se atingir esse nível de capacidade, a empresa depende do comprometimento de todas as pessoas envolvidas no processo, como gestores, colaboradores e fornecedores, na busca pelo aprimoramento contínuo, por meio do trabalho em equipe e com objetivos comuns à toda empresa. Dentre todos os conceitos apresentados, o conceito predominante para a Gestão da Qualidade é que a satisfação do cliente depende da relação entre a expectativa na hora da compra e o sentimento que a cliente desperta no momento da utilização do produto ou serviço, quanto a sua funcionalidade (RODRIGUES, 2018).

A ATUALIZADA GESTÃO DE PESSOAS A atualizada gestão de pessoas está abertamente ligada ao papel exercido pela organização. Seja quão grandemente incentivadora, como para atuação empresarial. A gestão de pessoas ininterruptamente procura adicionar importâncias para a organização e seus stakeholders. As técnicas de ordem instrumental contêm o estudo do tempo de do movimento, o arranjo planejado e aparelhamentos nas organizações, a sequência e fluxo de produção, entre outros. O Taylorismo e o Fordismo são estilos de produção que se empregam sobretudo de técnicas de ordem instrumental, cuja ação pode ser discutida, pois não avaliam os aspectos mocionais de seu componente de influência, o trabalhador. O empenho pelos métodos à partir do modelo Toyotista de produção, que evidencia um esforço em envolver a subjetividade do trabalhador à organização, agrupado a extensão instrumental, o que anseia fazer com que, mais que tão-somente trocar sua força de trabalho por gratificações materiais, o sujeito compartilha os ideais e objetivos organizacionais e empregue todos os seus esforços para realizá-los(Ferreira, 2016).

A Qualidade de um produto ou serviço não pode ser determinada em termos absolutos, pois depende da expectativa do cliente que fará uso desse bem ou serviço. Dentro do SGQ, podemos defini-la como atendimento aos requisitos pré-estabelecidos e mensurá-la através da durabilidade, confiabilidade e, principalmente, através do grau de satisfação do cliente final (CALDAS , 2016). Para garantir a eficácia dessa integração, faz necessário ainda, despertar o espirito de equipe dentro da empresa, de forma a conscientizar os colaboradores sobre a responsabilidade de cada um pela Gestão da Qualidade. Todas as partes envolvidas no processo, incluído os fornecedores, devem entender e assumir seu papel dentro do SGQ, para conseguir chegar à qualidade total dos processos. BURMESTER, 2017). Outro aspecto importante a ser adotado na organização, é o de “fazer certo da primeira vez”, com o objetivo de buscar sempre a ideologia do “Defeito Zero”.

Essa prática procura evitar retrabalhos e custos desnecessários com perda de materiais, tempo, transporte e, caso o produto chegue defeituoso até o cliente, perde-se ainda em credibilidade. Ferramentas da Qualidade As Ferramentas da Qualidade são métodos utilizados para melhorar a qualidade em projetos, processos, produtos e/ ou serviços. CARPINETTI, 2016). Segundo Carpinetti (2016), as ferramentas da qualidade têm como objetivo ajudar a identificar o que está acontecendo em um processo e apontar as prováveis causas. Existem diversas ferramentas para auxiliar na implantação de um Sistema de qualidade. Embora a literatura aponte apenas 7 ferramentas como sendo as principais, dependendo do tipo do negócio, existem outras que são fundamentais para a manutenção da Qualidade. Muito utilizado para a melhoria contínua dos processos e fundamental para uma Certificação ISO.

Consiste em 4 passos básicos: PLAN (Planejar), DO (Executar), CHECK (Checar) e ACTION (Agir) (CARPINETTI,2016), Segundo Caldas (2016). para atingir metas necessárias de sobrevivência em uma empresa, o controle dos processos deve ser executado de acordo com este método. Sob a ótica do Controle de Qualidade Total, os processos devem ser gerenciados em ciclos que obedecem ao giro do PDCA, de forma a garantir o controle dos mesmos. A primeira fase (P) consiste em identificar o problema, reconhecer suas características e descobrir as principais causas que impedem as metas de serem atingidas. Dessa maneira, os autores protegem a ideia de que os processos gerenciais necessitam dar oportunidades para a prática e acomodar pelo meio da coleta de dados, da reflexão sobre a busca de ideias, oportunidades e direções para toda a organização.

A estratégia é apreendida assim como enraizada em desígnios coletivos e refletido nos modelos pelos quais os recursos da organização são desenvolvidos e frequentes para seu benefício competidor. A cultura, da estratégica vivente, constituindo um desafio para experiência de transformações, por situar uma inércia e resistência. A cultura pode influenciar o jeito de refletir operando como um filtro perceptivo. Segundo a modificação da estratégia carece ser fundamentada numa mudança cultural. O momento imediatamente posterior à revolução industrial, até metades de 1950 é manifesto como era da industrialização clássica corresponde ao começo da industrialização, a transformação das oficinas em fábricas. Com o andamento da Segunda Guerra Mundial, cresce a rapidez e força com que o mundo transforma, os acordos comerciais acontecem com maior abrangência , ficando mais simples e comuns os acordos internacionais, os mercados se tornam mais aleatórios e cresce a concorrência entre as companhias, crescendo a dimensão das fábricas, gerando uma expansão do setor industrial e o aparecimento de mercados novos e inovadores.

METODOLOGIA Com a finalidade de evidenciar a estima do profissional da área de gestão de pessoas para o sucesso da organização, foi feito uma pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível avaliar os conceitos e as novas maneiras de se administrar pessoas. Foi realizado um método de pesquisa de natureza qualitativa, com apoio de revisão de literatura nacional e internacional, empregando os bancos de dados SCIELO, abordando os descritores pertinentes a gestão de pessoas. Do qual careceu admitir sua competência e aplicabilidade. Não sendo uma tarefa simples, mas parou de ser notada como um mero gasto para determinadas organizações e adveio de ser agrupada as organizações. Para que desta maneira fosse observado como um extraordinário capital intelectual da organização empresarial.

Administrar pessoas é uma jornada de difícil cumprimento. Por essa razão a gestão de pessoas vem buscando novos métodos de aprimorar a vida dos seus funcionários dentro das organizações. BURMESTER, Haino. Gestão da qualidade. Saraiva Educação SA, 2017. CARPINETTI, L. C. OURIQUES, R. A. B. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. XVII Semead – Seminários em Administração, nov. jan. CARVALHO, João Francisco Sarno; RODRIGUES, Rita Lauane Alves. A gestão de pessoas no serviço público.  Interação-Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. n. Saraiva Educação SA, 2017. Guimarães, Margarete Brancher. Gestão de Pessoas. MARQUES, Fernanda. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências.

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