A LIDERANÇA COMO FERRAMENTA ESSENCIAL NA GESTÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE LIDERANÇA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

Este trabalho mostra a importância da liderança na Gestão Pública, analisando o perfil de liderança do Secretário de Administração de um município do Estado da Bahia. Quanto aos objetivos, a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos, esta pesquisa é tipificada como bibliográfica e estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a observação in loco, no período de 02 de janeiro a 02 de junho de 2017. Foi observado que o gestor possui o perfil do líder contemporâneo, uma vez que inspira e influencia seus liderados, tem postura amigável, sincera, corajosa, age com transparência, empatia, dá liberdade aos liderados e está aberto a mudanças, conseguindo com isso, engajar toda equipe na execução dos projetos estratégicos.

Palavras chave: Liderança. Gestão Pública. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Este capítulo dá o arcabouço teórico, norteando sobre a importância da liderança na contemporaneidade e na Gestão Pública. Liderança A liderança é indispensável para o sucesso das organizações, uma vez que é responsável pelo o direcionamento das pessoas ao alcance das metas e objetivos, levando-as ao sucesso. A forma como o líder conduz as pessoas influenciará nos resultados obtidos pela organização, já que compreender seus comportamentos e anseios fará com que ele defina a melhor maneira de comunicar o que precisa ser feito, preocupando-se no alcance tanto dos objetivos organizacionais como pessoais. Durante muito tempo, ouviu-se a famosa expressão popular ―manda quem pode e obedece quem tem juízo‖, ocasionando em chefes autoritários e subordinados obedientes, fazendo com que as pessoas executassem suas tarefas conforme seus chefes mandavam, resultando em dependência constante, já que não tinham autonomia.

Além disso, ocasionava no afastamento do líder para com a equipe, uma vez que ele achava que quanto mais próximo dos seus subordinados, menor a sua autoridade e que sua equipe poderia tirar algum proveito da situação. Vale ressaltar que nem todo administrador é um líder. É preciso administrar de forma eficaz, ter um comportamento coerente com as metas aspiradas, comunicando isso aos seus liderados, já que "Os administradores devem lidar com as complexidades correntes nas organizações. Os verdadeiros líderes administram com eficácia e dedicam-se à orquestração da mudança" (BATEMAN & SNELL,1998, p. Assim, torna-se evidente o grande papel do líder na organização, devendo este ser visionário e comunicar suas visões e objetivos, manter aberta as linhas de comunicação com todos os liderados, estimulando-os a desempenhar as responsabilidades que fora delegadas, tornandoos comprometidos com a organização, atingindo com isso maior número de seguidores e esforçando-se para que estas visões sejam concretizadas.

Tipos de liderança Estudar o perfil de liderança adotada pelo líder facilita o entendimento de como a equipe é conduzida e quais resultados poderão ser esperados. Já o professor Zapelini (2013, p. aproxima a Gestão Pública à privada, mostrando que: O termo Nova Gestão Pública é um conceito genérico que abrange os esforços feitos na Inglaterra e nos Estados Unidos, ao longo dos anos 80 e 90, sobretudo, no sentido de aproximar a gestão pública de sua congênere privada, mudando o foco dos processos para os resultados. O cidadão a ser servido pela estrutura administrativa passa a ser considerado como um consumidor cujos direitos devem ser reconhecidos. A empresa pública passa a focar no cidadão, buscando com isso atender a seus anseios.

Essa preocupação com resultados e com a satisfação do público, ocasiona tanto na redução de custos como na melhora da qualidade dos serviços prestados à população. Denota-se a dificuldade enfrentada pelo setor público, que muitas vezes passa a ocasionar no não cumprimento dos objetivos da gestão pública e consequentemente na insatisfação da população, fazendo com que a empresa pública receba inúmeras críticas de forma generalizada. Ser líder na gestão pública torna-se um desafio, já que terá que lidar com um público diversificado, que luta para que seus anseios sejam atendidos. Resta a estes líderes a busca constante pelo aperfeiçoamento e qualificação, juntamente com sua equipe, pois só assim será possível atender a demanda de forma eficaz, ganhando com isso a confiança da população.

Assim sendo, o gestor público enquanto líder deve se empenhar no alcance de resultados efetivos, desenvolvendo competências tanto organizacionais como inter e intrapessoais, seja na realização de tarefas sob sua responsabilidade, seja na coordenação de sua equipe, visando sempre o interesse público. RESULTADOS E DISCUSSÕES No período de 02 de janeiro a 02 de junho de 2017, foi realizada a coleta de dados por meio da observação in loco na Secretaria de Administração de um município do Estado da Bahia, tendo como objetivo principal, observar como o gestor, secretário de Administração, conduzia a equipe e qual seu perfil de liderança. Quando se fala em Gestão Pública, deve ressaltar que atualmente as empresas públicas estão cada vez mais parecidas com as privadas, trabalhando pelo o atendimento dos anseios da população.

Além disso, os contribuintes passam a avaliar constantemente seus dirigentes, que deverão mostrar-se eficientes para que possam continuar gerindo a instituição. O problema da gestão pública ainda são alguns dirigentes que se deixam levar pela a política, tomando decisões que visem objetivos individuais e não coletivos; além disso, a estabilidade do setor público faz com que muitos servidores fiquem acomodados e não busquem o aperfeiçoamento e conhecimento, sem se preocupar, portanto, com o bom desempenho e funcionamento do setor. O estudo do perfil de liderança do gestor da secretaria de administração do município estudado mostrou que este possui liderança contemporânea e portanto, está preocupado em criar estratégias de engajamento e motivação dos seus liderados, sendo que embora haja um curto período de tempo que está conduzindo a equipe (cinco meses), tais estratégias melhoraram significativamente a equipe, trazendo benefícios múltiplos: por um lado, os colaboradores estão cada vez mais motivados, positivos, proativos e produtivos; como consequência disso, por outro lado, os serviços estão sendo prestados à população com eficácia, já que cada colaborador está comprometido em mostrar seu potencial e melhorar diariamente suas competências, dando sempre o melhor de si.

Em suma, o líder contemporâneo tem um papel indispensável na transformação da sociedade, sendo a liderança uma ferramenta essencial na Gestão Pública, surgindo com isso gestores comprometidos com a melhoria dos serviços prestados ao público. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. reimpressão, Elsevier- Campos, Rio de Janeiro, 2005 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2002 ______. Análise. Porto Alegre, v. n. p. jan. Pública, Rio de Janeiro vol. nº6. Rio de Janeiro Nov. Dez. Disponível em:http://www. ª São Paulo. Editora Saraiva. ZAPELINI, Marcello Beckert. Ética e Administração Pública: Uma Abordagem a Partir de Três Modelos Normativos. XXXVII Encontro ANPAD- Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração.

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