A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
Todas as mudanças e evoluções alcançadas foram discutidas neste trabalho, a fim de explorar a eficiência do sistema de administração da qualidade em uma empresa. INTRODUÇÃO A qualidade dos produtos e serviços oferecidos no comércio é um componente bastante fundamental para o sucesso das companhias, e dessa forma, se transformou em um alvo freqüente a ser acertado. Em vários casos, a qualidade tornou-se não apenas uma maneira de se sobressair frente à rivalidade, porém similarmente um pré-requisito fundamental para que a instituição continue no mercado. Porém, para reforçar também mais sua concorrência no mercado, as organizações procuram similarmente aumentar sua produtividade, elevando sua capacidade e diminuindo tempos, retrabalhos e perdas ao longo a fabricação (POZZOBON et al.
Para com Campos (2009), um sistema de administração é um conjunto de ações interligadas de maneira que as conseqüências de uma organização sejam atingidas. Além disso, esse processo aumenta a produtividade, a eficiência e também a organização da empresa, sendo que a implantação é feita de uma maneira bastante prática trazendo benefícios interessantes, como: organização de dados, gerenciamento mais transparente, avaliação confiável de talentos, relatórios completos e atualizados e RH estratégico aprimorado, além da qualidade de trabalho, comunicação efetiva, analise de resultados eficientes e processo de seleção mais rápido. Para Pozzobon et al. essa procura por qualidade, comprovação e incrementos na produtividade, assim como as modificações ocorridas nas leis trabalhistas e previdenciária, possui contribuído para o aumento do setor da construção civil.
A beneficiação da qualidade e da produtividade é primordial, porém a comprovação de sistemas da qualidade não precisa ser encarada como o único mecanismo de beneficiação gerencial das companhias. Perante esta perspectiva, e da certificação de que o setor da construção civil necessita de uma transposição às mudanças ocorridas no mercado é que se insere esse trabalho. cit. ainda cita que a garantia de qualidade de um produto é resultado da aplicação da teoria de sistemas e pode ser calculada com a soma entre a administração de qualidade e o controle de qualidade. Por fim, Fernandes 2011 destaca que “a garantia da qualidade assegura ao cliente que o fornecedor tem capacidade de atender a todos os requisitos técnicos e organizacionais exigidos nas normas e nos contratos de fornecimento”.
Em complemento, Machado, Poletti e Cornelius (2017) colocam esta garantia como um dos pontos cruciais para a qualidade industrial, visando cada vez mais tender às expectativas do consumidor. Planejamento de carreira, cargos e salários Um plano de carreira basicamente trata-se de uma estrutura que é bastante utilizada pelas empresas tratando-se de um programa estruturado que visa estimular o caminho que cada colaborador deve percorrer dentro de determinada organização. Tendo em vista que a rotatividade diz respeito justamente à taxa de demissões de uma empresa, é preciso se analisar os motivos pelos quais os funcionários decidem se afastarem afinal eles costumam ser diferentes, dependendo da opinião pessoal de cada um. Porém, pode-se afirmar que existem alguns aspectos que se tornaram comuns na comprovação da renúncia, os gerentes devem estar cientes disso para evitar que seus melhores talentos deixem a empresa e, no pior dos casos, trabalhem para a concorrência (FERREIRA, 2005).
Alguns aspectos relevantes que os colaboradores consideram ao decidir deixar o emprego são: salário, excesso de trabalho, desmotivação, ambiente de trabalho difícil. Ou seja, saber como conduzir e melhorar o clima organizacional é uma etapa de grande importância para o gestor para manter a harmonia e satisfação do colaborador em continuar atuando em determinada empresa Uma forma de fazer isso é acompanhar e se atualizar sobre quais métricas precisam ser avaliadas e como a tecnologia se torna uma aliada no processo. Neste sentido, para que possa haver uma melhoria significativa no ambiente e também no clima organizacional das empresas-clientes, é necessário que tais organizações passem a entender que manter os colaboradores motivados e desafiados é uma etapa importante que deve contar com a credibilidade que deve ser passada pela empresa, além de que uma boa liderança consegue imaginar formas e estratégias realistas onde todos podem alcançar suas metas individuais e coletivas fazendo assim com que um bom gerente consiga manter a equipe engajada e focada.
Ou seja, ela pode ser utilizada como um meio de promover uma formação continuada que venha proporcionar ao funcionário um maior conhecimento e uma maior bagagem de s que possa ser utilizado dentro da empresa. Deste modo, é possível se aplicar tais tecnologias dentro do ambiente de trabalho da seguinte forma: Quadro 02 : Tipos de sistemas empresariais e sistemas de informação Recursos humanos gerais: sistema de gestão de talentos, comunicação com funcionários e plataforma de experiência dos funcionários; Salário e previdência: Sistema de gestão salarial, análise de preferências, previdência e gestão salarial; Gestão de pessoas: softwares de gestão de licenças, produtividade e retenção, além de s para gestão de freelancers; Gestão de carreira: soluções digitais para planejamento de sucessão e planejamento de carreira; Aquisição de talentos: ATS (sistema de rastreamento de aplicativos) inteligente, s de recrutamento e seleção, soluções de integração, entrevistas em vídeo; Avaliação de desempenho: avaliação de desempenho, feedback contínuo e soluções de desenvolvimento de liderança; Aprendizagem empresarial: software T&D com recursos de micro-aprendizagem, aprendizagem móvel e gamificação; Plano de benefícios: solução para avaliar e monitorar os benefícios dos funcionários.
Fonte: Proprio Autor As possíveis implicações que podem surgir com a aplicação de tecnologias dentro do ambiente de trabalho é a má adaptação e o mau funcionamento caso a empresa não saiba selecionar as s tecnológicas ideias para sua organização, fazendo assim com que muitas vezes tal investimento não traga tanto retorno, demonstrando assim a importância da pesquisa de campo dentro dos sistemas empresariais por parte dos recursos humanos para que assim sejam escolhidos os sistemas empresariais que mais se enquadrem no que a empresa propõe. Neste sentido, o RH – Recursos Humanos trata-se de um centro de inteligência que é elaborado para o capital humano com o intuito de trazer os melhores talentos em potencial e maximizar o seu desempenho. CAETANO, 2000). Fonte: Proprio Autor Quadro 04 : O planejamento do programa de T&D: Temas: Treinamentos de integração Treinamentos técnicos e instrumentais Treinamentos de atualização, reciclagem ou preventivos.
Objetivo: Treinamento integrado: tem como principal objetivo integrar os novos funcionários a empresa, mostrando as regras e entendendo a sua missão. Treinamento técnico e instrumental: passam orientações a respeito do uso de s e também de processos empresariais. Treinamentos de atualização, reciclagem ou preventivos: existe uma dedicatória a pesquisas relacionadas às novas regras serviços e também produtos que a empresa decide incorporar em seu negócio. Metodologia: Determinar os resultados para o negócio; Desenhar uma experiência completa; Direcionar a aplicação; Definir a transferência do aprendizado. METODOLOGIA A pesquisa foi realizada por meio bibliográfico, por buscar uma pesquisa que possibilitasse um amplo campo de informações, em livros e artigos sobre o assunto abordado que analisasse a importância dos sistemas de qualidade das indústrias.
A pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura é uma análise aprofundada das publicações mais recentes em um campo específico do conhecimento. De acordo com Silva e Menezes (2005), a pesquisa bibliográfica é uma forma de utilização de publicações científicas, periódicos, livros, procedimentos de conferências, etc. e não é especificamente utilizada para a coleta de dados in natura, mas, não se trata somente de uma transcrição de ideias. Para realiza-las, os pesquisadores podem escolher entre periódicos regulares (periódicos narrativos) ou os periódicos mais rigorosos. cit. o uso moderno do deste termo envolve aspectos de diferentes esferas como econômicos; segurança; e desempenho: O termo "qualidade" significa a modernidade de uso. Satisfaz os desejos e vontades dos consumidores, incluindo economia, segurança e desempenho.
O conceito se refere ao mais adequado, não ao melhor ou mais caro (FERNANDES, 2011, p. Neste sentido, o conceito de qualidade total exprime o objetivo de satisfação, seja dos consumidores; dos empregados; dos acionistas; ou dos vizinhos (BGESP, 2020). Deste modo, movidos pela eterna busca de satisfação do consumidor, as organizações constantemente buscam por melhorias de qualidade dos seus produtos e dos seus serviços ofertados, que que podem ser alcançados por meio de uma gestão e de um controle de qualidade bem estruturados e definidos (GOMES, 2004). Vasconcellos e Lucas (2012) destaca que atualmente, o mundo globalizado exige cada vez mais a presença da qualidade nas atividades diárias e em todos os tipos de organizações. Ainda segundo o autor loc. cit. ao longo da história, procurou-se maior adequação das indústrias às necessidades materiais, intelectuais e espirituais dos seus consumidores.
Figura 1: fatores primordiais ao conceito de qualidade Fonte: Adaptado de Vasconcellos e Lucas (2012). Santos, Guimarães e Brito (2013) descrevem sobre os oito princípios da gestão da qualidade, sugeridos por Mello et al (2009), colocando-os como regra fundamental e abrangente para a condução adequada de uma organização, de modo que sejam colhidos melhores desempenhos a longo prazo: [i] Foco no Cliente, de modo que as organizações atendam às necessidades atuais e futuras dos seus consumidores; [ii] Liderança, de modo que a figura do gestor líder crie e mantenha um ambiente interno favorável ao crescimento da empresa; [iii] Envolvimento das pessoas, de modo que as habilidades de cada um possa ser destacadas e valorizadas à benefício da organização; [iv] Abordagem de processo, de modo que as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo; [v] Abordagem sistêmica, de modo que a gestão possa identificar, compreender e gerenciar todos os processos que se relacionem à eficiência da organização; [vi] Melhoria contínua, que mantenham a organização atualizada frente aos progressos globais do mercado; [vii] Abordagem factual para a tomada de decisão, baseadas em análises de dados; e [viii] Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores, favorecendo a agregação de valores.
Em suma é possível compreender que avanços ocorridos no ramo de gestão de qualidade, mostram-se satisfatórios para a qualidade industrial do país, contudo, no que se refere às industrias 4. gestão de qualidade ainda se mostra ampla, podendo ter incluso em seus preceitos desde processos simples a processos complexos e inovadores que considerem as atuais condições socioambientais do planeta e das relações globalizadas do mercado (MACHADO; POLETTI; CORNELIUS, 2017). CONCLUSÃO Com o grande aumento da competição acirrada no qual a globalização põe lado a lado, num mesmo estágio de partida, indústrias procuram por um diferencial na construção de um produto ou na prestação de um serviço se torna necessário nessa batalha pela continuidade de se manterem no mercado.
O objetivo deste trabalho foi perquirir a correlação entre a utilização dos instrumentos de administração da qualidade total com o crescimento da produtividade industrial. REFERÊNCIAS BGESP. Conceito de qualidade: dimensões da qualidade. Disponível em: <https://gestaodesegurancaprivada. com. FERNANDES, W. A. O movimento da qualidade no Brasil. ed. Distrito Federal: ESSENTIAL IDEA, 2011. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004. MACHADO, J. D. POLETTI, L. Revista de Administração de Empresas, v. n. MAYRING, P. Einführung in die qualitative Sozialforschung [Introdução à pesquisa social qualitativa]. ª ed. Atualizando o levantamento de inovações tecnológicas simples em obra. I Conferência latino-americana de construção sustentável x encontro nacional de tecnologia do ambiente construído. São Paulo, julho, 2004. SAMPIERI, R.
H. M. DOS; GUIMARÃES, E. A. BRITO, G. P. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. ed.
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