A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Prof. lourivalzamuner@uninga. edu. br. RESUMO Apresentar o conceito geral de engenharia de segurança do trabalho é o objetivo principal deste trabalho, a partir da importância do profissional de engenharia de segurança do trabalho. In this way, the research is informative, responds to the originally defined research problem and helps to clearly define the final considerations. Keywords: Engineering. Safety at work. Company. Employees. Apresentar a importância do profissional de engenharia de segurança do trabalho é o objetivo principal deste trabalho, portanto, para atingir esse objetivo geral e demonstrar domínio do assunto, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: - Apresentar o conceito de segurança do trabalho; - Caracterizar a importância da segurança do trabalho; - Evidenciar o papel do profissional de engenharia de segurança do trabalho nas empresas.

MATERIAIS E MÉTODOS A revisão bibliográfica narrativa é o método utilizado para desenvolver os temas e é realizada por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva. Para selecionar os autores citados, foram pesquisados ​​artigos científicos nas bases de dados Scielo, Capes e Google Acadêmico, e consultados livros, periódicos etc. Segundo Lakatos e Marconi (2017), os materiais suplementares publicados por fontes confiáveis, bem como as próprias revisões bibliográficas, possuem alto grau de confiabilidade e atestado do que suas fontes abordam, o que fornece fundamentação e legitimidade para o uso e relato de dados. A lista bibliográfica foi desenvolvida com base nos critérios analíticos dos títulos e uma breve leitura do resumo de cada trabalho. Foi então que Bismarck promulgou as primeiras leis específicas através das repressivas leis antissocialistas de 1884.

Accidents at work, que teve repercussão positiva em todos os países europeus (DA SILVA et al. O Brasil se assemelha a outros países no sentido de que o sistema tradicional de produção foca mais no processo de produção do que nas pessoas que trabalham. Assim, o atual surto de lesões epidêmicas na coluna superior, inferior e lombar devido à sobrecarga funcional tem gerado muita discussão sobre as consequências dos riscos ergonômicos. Daí a importância de investir na segurança da empresa, uma vez que a segurança visa prevenir acidentes de trabalho, ou seja, trabalhos executados a serviço da empresa que resultem em lesões corporais ou disfunções que resultem em morte, perda ou perda permanente, capacidade reduzida ou temporariamente prejudicada de trabalho (MARTINS, 2017).

Engenheiros de segurança são profissionais que visam prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Fora do ambiente de trabalho, atuam sobre máquinas e sistemas (projeto de sistemas de proteção), normas, procedimentos e trabalhadores (treinamento) (FERREIRA, 2012). Devido a várias restrições de tempo e orçamento, esses profissionais encontram muitas dificuldades dentro da empresa, resultando em uma análise superficial do problema. Além da formação em engenharia, para atuar na área de segurança do trabalho é necessário curso profissionalizante em engenharia de segurança do trabalho ministrado por universidade ou instituição profissional, credenciado e autorizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), através do Departamento Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (DNSHT) (DA SILVA et al.

Como dito anteriormente, os profissionais da área de segurança do trabalho atuam sobre algumas normas, dentre elas estão: A NR4, a qual os engenheiros de segurança da produção têm as seguintes responsabilidades: aplicar os conhecimentos da engenharia de segurança da produção ao ambiente de serviço e todos os seus componentes, como máquinas e equipamentos, para reduzir e eliminar os riscos à saúde do trabalhador; orientar a NR; Esclarecer o trabalho - acidentes e doenças ocupacionais relacionados e conscientizar os empregadores sobre eles, incentivando a prevenção; analisar e registrar em documentos específicos todos os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos durante a construção (LUDOVICE, 2014). REFERÊNCIAS BARBOSA, A. C. X. FIGUEIREDO, P. R. Saúde e Segurança do Trabalho na construção civil brasileira.

FERREIRA, L. S. Segurança do Trabalho I. Santa Maria: UFSM, CTISM, Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, 2012 GOMES, P. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017. LUDOVICE, H. M. M.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download