A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NAS EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Faculdade Educacional da Lapa RESUMO Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar. É ele que inicia o processo administrativo, incluindo definição dos objetivos da empresa, seleção das políticas, processos e os métodos detalhados para alcance desses objetivos, pois as empresas não podem operar no improviso e nem ao acaso. A corrida contra o tempo é característica do cotidiano de muitos empreendedores, ficam indispostos a se dedicar ao desenvolvimento de um planejamento estratégico da empresa, porque eles geralmente pensam que o tema é muito técnico, com poucos resultados práticos. E a tarefa de desenhá-lo e usá-lo como ferramenta de gerenciamento levará muito tempo.

“Planejar é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los" (Richard L. Daft). “Planejar é decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fazer e quem deve fazer" (koontz, O’Donnell &Heihrich). “Planejar é o processo de estabelecer objetivo e de determinar o que deve ser feito para alcançá-lo” (John R. Schermerhorn, Jr. Para este trabalho foi desenvolvido uma pesquisa descritiva com base em material publicado em livros, revistas e artigos, onde se verificaram conceitos, fundamentações teóricas e objetivas, com o intuito de mostrar a importância do planejamento. DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO Planejamento é o processo de desenvolvimento, manutenção de referências estratégicas entre os objetivos, capacidades da organização e as mudanças nas oportunidades de mercado (ZAPELINI, 2014) Como o planejamento olha para o futuro das organizações, elas devem estar permanentemente preparadas, e segundo Chiavenato (apud ZAPELINI, 2014, p.

o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, vem antes da empresa, liderança e controle. Planejar significa explicar as tarefas da organização, estabelecer os objetivos dela e os meios necessários para atingir esses objetivos (CHIAVENATO, 2004, p. Para fazer isso, você precisa responder três perguntas simples: • Onde estamos? • Para onde queremos ir? • Como chegar lá? (SEBRAE, 2017). Portanto, o planejamento é à base de todo trabalho da empresa, pois a era do conhecimento trouxe para as organizações a globalização, a tecnologia, a competitividade e a diversificação, ou seja, trouxe mudanças constantes e significativas. Para que o planejamento realmente tenha resultados satisfatórios alguns fatores são essenciais, como a análise de cenários, análise da cultura organizacional, análise de ambientes e controle (DA SILVA, 2004).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O planejamento estratégico nasceu no início dos anos 70, antes nos anos 50 e 60, os gerentes adotaram apenas planos operacionais, porque o crescimento da demanda agregada era controlado, e é improvável que os gerentes inexperientes tivessem sucesso nos negócios. Essa situação mudou com a turbulência da década de 1970, desencadeando várias crises: a guerra entre árabes e israelenses levou ao aumento dos preços do petróleo, escassez de energia e matéria-prima, inflação de dois dígitos, recessão econômica (BARBOSA, 2004). De empresa ambiciosa, que pretende alçar voos mais altos e ousados. O fato de as organizações possuírem portes e recursos distintos não faz com que elas sejam diferentes quanto a um aspecto: todas as empresas precisam de gestão.

E a gestão ocorrerá de uma maneira muito mais assessorada, bastante fluida e profissional quando houver um caminho, ações e recursos bem direcionados para garanti-la (SEBRAE). QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SE REALIZAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Para o Sebrae podemos citar as seguintes vantagens: • Alocação transparente dos recursos financeiros, materiais e humanos; • Comprometimento dos funcionários com ações, metas e objetivos; • Conhecimento mais profundo dos pontos fortes e fracos da empresa; • Estabelecimento de indicadores de desempenho voltados para metas e objetivos mais claros, precisos e sólidos; • Possibilidade de correções de decisões, mediante a existência de objetivos bem definidos e de indicadores de desempenho; • Início ou continuidade de uma cultura voltada para o próprio planejamento; • Maior engajamento dos funcionários por demonstrar a importância de suas opiniões (SEBRAE).

PLANEJAMENTO TATICO O planejamento tático visa otimizar apenas uma área, não toda a organização, em outras palavras, ele pode decompor os objetivos, estratégias e políticas formuladas no plano estratégico (VALENTIM, 2018). É aqui nessa etapa que se organiza, identifica e escolhe as alternativas operacionais viáveis à execução das metas estabelecidas no planejamento estratégico. Alternativas operacionais como: recursos, procedimentos, produtos, prazos e os responsáveis pela execução (DOS SANTOS, 2010). Geralmente, o plano de operacional é formulado pelas organizações de nível inferior da empresa, com foco principalmente nas atividades diárias e correspondendo à formalização dos métodos de desenvolvimento e implementação estabelecidos, criando condições adequadas para realizar o seu trabalho (DOS SANTOS, 2010). O processo de planejamento operacional começa com identificação das atividades que devem ser alcançadas para atingir a meta.

Essas atividades são demoradas e o consumo de tempo depende do trabalho planejado a ser executado. O plano operacional é responsável por trabalhar cada operação, de maneira detalhada, analítica e feita a curto prazo (DOS SANTOS, 2010). O planejamento tático envolve um período intermediário, normalmente um ou menos. E o plano de operação é considerado uma decisão de curto prazo, geralmente em horas, dias ou semana. Normalmente, encontre dados muito precisos e seus o método deve ser capaz de lidar com grandes quantidades de dados (DOS SANTOS, 2010). CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso do planejamento pode se tornar uma rotina nas empresas tornando-as mais eficientes e interessante, pois o planejamento é importante e precisa ser despertado em todo os empresários para que a empresa permaneça “saudável” diante do mercado competitivo e para isso eles têm que dar a devida importância para o planejamento.

REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de janeiro, 2002b. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023: informação e ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de Manual de planejamento estratégico. p. COELHO, José Mário; SOUZA, Maria Carolina AF. A importância do planejamento estratégico para as empresas de pequeno porte. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. CHIAVENATO, Idalberto, Administração nos Novos Tempos, São Paulo: Campus, 2004.  Monografia: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO AS EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MEDIO PORTES. Monografia (Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www. avm. edu. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/faca-um-planejamento-estrategico-e-va-mais-longe,2f109c65bf56d510VgnVCM1000004c00210aRCRD.

Acesso em: 18 maio 2020. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento Estratégico, 22ª Ed. pdf. Acesso em: 20 maio 2020. SOUZA, Wendel; QUALHARINI, Eduardo. O planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas. In: III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2010. p.

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