A importância do marketing digital e das mídias sociais no desenvolvimento de negócios

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

XXX f. il. color. Orientador: Rúbia Maria Arias Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação em Gestão em Marketing) – SENAC, São Paulo, 2017. IMPORTANTE: ESSE É APENAS UM TEXTO DE EXEMPLO DE FICHA CATALOGRÁFICA. O presente trabalho visa discorrer a respeito da evolução da internet à luz do marketing, explicitar as diferenças entre o marketing tradicional e o digital, demonstrar o perfil do atual consumidor brasileiro, apresentar ferramentas populares de marketing digital para empreendedores, dando ênfase à utilização das mídias sociais. Palavras chave: Marketing Digital. Mídias sociais. Desenvolvimento de Negócios. Comportamento do consumidor. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 – O modelo AIDA. Figura 2 – Funil de vendas online. Figura 3 – Alcance da internet por classe social. Figura 4 – Audiência de redes sociais no Brasil vs. Audiência total em outros países.

Marketing “Empurra” (Outbound) versus Marketing “Puxa” (Inbound). Planejamento em Marketing Digital. PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO ONLINE. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Referências. Objetivos 1. Objetivo geral Apresentar as ferramentas de marketing digital consideradas mais populares para empreendedores, com ênfase para a utilização das mídias sociais. Objetivos específicos  Discorrer sobre o surgimento e a evolução do marketing digital, suas principais características e ferramentas;  Apresentar os principais conceitos e termos aplicados ao marketing digital, principalmente sobre os utilizados nas mídias sociais;  Expor algumas pesquisas sobre o perfil do atual consumidor brasileiro e seu comportamento na internet, assim como sobre o consumo de mídias sociais. Justificativa O presente estudo tem como justificativa mostrar que os avanços tecnológicos transformaram os costumes dos consumidores brasileiros fortemente, mas essa transformação ainda não foi propriamente assimilada pelo pequeno e médio empresariado, que ainda se mostra presente de forma muito tímida no mercado digital.

Portanto, é oportuno pesquisar sobre a atual conjuntura do mercado digital brasileiro, verificar como tem sido o seu amadurecimento, bem como explorar os hábitos de consumo de mídia, demonstrando como tem sido aproveitado o potencial de exploração desse canal para o desenvolvimento de negócios. O cerne do marketing está ligado a identificar as necessidades dos seres humanos e atender seus desejos, estes são moldados de acordo com a sociedade a qual o indivíduo está inserido, que geram demandas por objetos específicos que podem satisfazê-los, em base ao poder de compra (KOTLER; KELLER, 2006, p. O marketing é utilizado pelas empresas como forma de suprir necessidades de maneira lucrativa (KOTLER; KELLER, 2006, p. As empresas devem estabelecer suas estratégias de marketing a partir do que foi denominado como mix de marketing, também referido como “4 Ps”, a partir da sistematização de termos e conceitos originários do inglês: product, price, place e promotion – tradução: produto 13 preço, ponto de venda e promoção.

Ou seja, as empresas devem suprir as necessidades dos clientes colocando o seu planejamento de marketing em prática, primeiramente pela escolha de quais produtos ou serviços serão oferecidos aos clientes, em seguida devem definir os preços desses produtos ou serviços, indicar em quais os locais ou pontos de venda estarão disponíveis para compra e como os clientes ficarão sabendo da existência desses produtos ou serviços, em suma, a promoção que está mais vinculada à propaganda das empresas. O mix de marketing é uma espécie de quadro conceitual que identifica quais são os principais responsáveis pela tomada de decisões na configuração das ofertas de produtos e/ou serviços para atender às necessidades dos consumidores. Atualmente, a facilidade que a internet proporciona para pesquisar sobre preços, descrição de produtos e mesmo para saber a opinião de outros consumidores daquele produto está cada vez mais sendo utilizada para a decisão de compra.

O marketing tradicional com o uso do mix de marketing pensava de dentro para fora da empresa e fazia o treinamento dos vendedores para o fechamento da venda. Ainda que os consumidores fossem antes influenciados por propagandas sobre os produtos, o máximo de pesquisas que eles faziam estava mais vinculado ao seu círculo de amigos ou colegas de trabalho. Mas hoje, há uma infinidade de blogs, canais no YouTube, páginas ou grupos do Facebook, fóruns de discussão, sites colaborativos, como a Wikipedia, e outras sites que são denominados de mídias sociais, nos quais é possível encontrar características dos produtos, revisões comparativas e opiniões reais sobre a experiência de uso de outros consumidores. A influência das mídias sociais no comportamento de compra chegou a criar uma nova profissão, os chamados de “influenciadores digitais” – pessoas que se utilizam das mídias sociais, também chamados de YouTubers ou Instagramers que se tornam referência de opinião sobre áreas como tecnologia, moda, saúde etc.

As mídias sociais oferecem muitas oportunidades às empresas para que se beneficiem do marketing “puxa”, pois os consumidores gostam de envolver-se com os negócios, “puxando” mais informações diretamente das empresas – o que pode levar a vendas diretas, à consolidação de marcas e ao marketing “boca a boca” (2014, p. Essas estratégias não são antagônicas, mas na verdade complementares, o perfil do cliente, sua jornada de compra, o ticket médio da empresa serão fatores que influenciarão a escolha de direcionar investimentos (AYRES, 2016). Na realidade o marketing digital e as estratégias de inbound e outbound surgiram e tem evoluído por meio de um processo de adaptação, estimulado pelas tecnologias digitais que cria valor de novas maneiras e em novos ambientes digitais.

As empresas habilitadas no uso das tecnologias digitais criam capacidades fundamentais para criar esses valores conjuntamente para seus clientes e para si mesmos. As estratégias de inbound e outbound criam valor através de novas experiências de clientes e através de interações entre os clientes, ou dos clientes com as empresas. Elmo Lewis em 1898 e desenvolvida com base em um estudo da indústria de seguros de vida que descreve as quatro fases experimentadas por um indivíduo após a recepção de uma nova ideia ou na compra de um novo produto. Embora o modelo tenha sido introduzido séculos atrás e tenha passado por uma variedade de modificações, o princípio básico deste modelo permanece intacto e ainda é relevante. Figura 1 – O modelo AIDA Fonte: CHURCHILL; PETER (2000, p.

O modelo AIDA pode ser descrito como uma fórmula de quatro passos para atrair a atenção, atrair o interesse, criar o desejo e, em seguida, incentivar a ação, ou seja, fazer com que o cliente compre. Este modelo é muito utilizado para avaliar o impacto da publicidade, monitorando cada passo da transformação psicológica que começa a partir do nível individual ao ver um anúncio até a compra feita pelos indivíduos envolvidos (CHURCHILL; PETER, 2000). Figura 2 – Funil de vendas online Fonte: Sinnapse (2015) 19 O primeiro passo do funil de vendas em marketing digital é atrair visitantes para o site da empresa. Mas a internet apresenta uma quantidade de informação enorme que atrair novos usuários ou potenciais clientes para visitar o site de uma empresa ao navegar na Internet intencionalmente, como ocorre na publicidade tradicional, é baixa.

O problema pode ser resolvido com o uso de banners publicitários em sites relacionados ao tema da página ou do blog em que a pessoa esteja navegando ou por meio de informações e links presentes em qualquer portal relevante. Criar o interesse nos clientes é um aspecto primordial do marketing digital, quando clientes potenciais estão navegando no website de uma companhia, muita informação pode ser passada com métodos interativos e interessantes a fim de despertar o interesse do cliente nos produtos ou nos serviços oferecidos. Portanto, especialistas em marketing digital afirmam que o conteúdo é a grande moeda de troca da internet, que faz a empresa se tornar relevante para os internautas. Dentre as estratégias online para a conversão está a promoção de ofertas em Landing Pages, ou seja, oferecer algo para o visitante em troca das informações pessoais que ele irá preencher no site da empresa.

Algumas ofertas tentadoras que podem fazer os visitantes deixarem os dados em troca são eBooks, brindes, descontos, entre outras (PEREIRA, 2016). O termo land em inglês significa aterrissar e o significado para Landing Pages é justamente página de aterrisagem, ou qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do site da empresa. Em suma, as páginas de aterrissagem funcionam como pequenas amostras do site da empresa para que os visitantes descubram a oferta. Em geral essa página pode e deve ser divulgada nas mídias sociais, ou por emails promocionais e botões no site que irão levar o público alvo para a Landing Page. Alguns dos acompanhamentos necessários para identificar problemas e oportunidades são: verificar se o tráfego no site teve alguma queda repentina, se há menções importantes nas mídias sociais e principalmente estar atento às menções negativas, de forma a entrar em contato com o cliente e solucionar o problema o mais breve possível.

A análise detalhada dos resultados ajuda a determinar quais modificações devem ser feitas para melhorar o desempenho do funil. PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO ONLINE A recessão econômica no país é crítica, segundo Gillespie (2016), da rede de notícias CNN, o Brasil está na sua recessão mais longa desde a década de 1930, cenário que serve de alerta para pequenos e médios empresários com recursos financeiros limitados. Essa situação demanda posturas inovadoras dos negócios para tirar o máximo de proveito em seus investimentos, sendo de extrema importância conhecer o perfil dos consumidores e entender a relevância da internet no dia a dia dos brasileiros. O empresariado deve estar ciente da magnitude dos negócios online e o potencial da fatia de mercado que pode explorar.

Audiência total em outros países Fonte: comScore Media Metrix Multi-Platform & Media Metrix BR, AR, WX, CO, CH (mar. Uma pesquisa realizada pela ComScore sobre o panorama do mercado digital brasileiro em 2015, demonstra a relevância das mídias sociais no país. Sem dúvidas, o Brasil é um país com engajamento acima da média em mídias sociais. Considerando acessos através de diversos dispositivos apenas aos sites de mídias sociais, o Brasil soma 85. milhões de usuários únicos, número acima dos 84.  Publicidade online continua a impactar o comportamento de compra no Brasil.  Aproximadamente 9 em10 dos brasileiros (87%) considera a internet um meio muito importante[.  Quase metade de audiência online brasileira (46%) passam o mínimo de 2 horas por dia na internet em diversos dispositivos.

COMSCORE, 2014, p. e 5) Desde 2013 a importância dada aos tipos de mídia se manteve estável, sendo a internet considerada o meio mais importante pela população online brasileira (COMSCORE, 2014), de acordo coma figura 6. Entenda a diferença entre inbound e outbound marketing. Disponível em: <http://www. tekoa. com. br/blog/diferenca-entre-inbound-eoutbound-marketing/>. Disponível em: <http://iabbrasil. net/guias-e-pesquisas /mercado/pesquisa-future-in-focus-2016- comscore>. Acesso em: 27 nov. D’ALAMA, L. Glossário de Marketing Digital. com. br/negocios/dino/a- evolucao-do-marketing-digital-e-a-novatendencia-mundial-o-inbound-marketing- shtml/>. Acesso em: 28 nov. GUNELIUS, S. Marketing nas mídias sociais em 30 minutos: Manual prático para divulgar seus negócios pela internet de modo rápido e gratuito. Número de pessoas com acesso à internet no brasil supera 120 milhões: Copa do Mundo contribuiu para o aumento da audiência nos sites de esportes, aumentando em 30% o acesso à subcategoria em maio e junho.

Disponível em: <http://www. nielsen. com/br/pt/press-oom/2014/Numero-de-pessoascom-acesso-a-internet-no-Brasil-supera-120-milhoes. html>. net/guias-epesquisas/mercado/indicadores-da-internet-no-brasil---dados-abr-2014>. Acesso em: 24 nov. KOTLER, P. KELLER, K. L. coord. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2004. p. PEREIRA, V. pdf>. Acesso em: 26 mai. VERGARA, S. M. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.

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