A importância do Líder para um clima organizacional de sucesso

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Agradecimentos. Agradecimentos. Agradecimentos. Agradecimentos. No caso de serem dois autores os agradecimentos individuais podem ser apresentados da seguinte forma: Autor 1 agradece a: Agradecimentos. Agradecimentos. Autor 2 agradece a: Agradecimentos. Agradecimentos. Agradecimentos. Agradecimentos. Apresenta, primeiramente, o conceito de clima organizacional na visão de diversos autores referências no assunto, assim como esclarece as diferenças deste com outros conceitos presentes no âmbito da gestão de pessoas, como motivação, satisfação e cultura organizacional. Também vem apresentar a pesquisa de clima organizacional como o instrumento utilizado para mensuração dos fatores que interferem na satisfação dos colaboradores, assim como a importância de uma pesquisa bem feita, consciente, com periodicidade e seriedade, de maneira a embasar decisões acerca de melhorias ou da manutenção das condições de trabalho.

Discorre acerca do conceito de liderança e diferentes estilos de gestão para se trabalhar. Destaca, ainda, a importância da atuação do líder para o clima organizacional como fator relevante no gerenciamento atual das empresas, considerando, especialmente, o cenário mundial de instabilidade econômica e colocando a valorização do capital humano em alto patamar. Os colaboradores de uma organização são, atualmente, considerados diferenciais competitivos para qualquer empresa que pretenda se manter atuante e lucrativa no mercado. It also highlights the importance of the leader's performance to the organizational climate as a relevant factor in the current management of companies, especially considering the world scenario of economic instability and placing the valuation of human capital at a high level. The employees of an organization are currently considered competitive differentials for any company that wishes to remain active and profitable in the market.

Given this, the research intends to lead to an understanding and reflection that the leader, in the organizations, has great responsibility and influence on the maintenance of a successful work climate. This is because, at the head of the team, it has the collective perception and influence to make feasible actions aimed at solving the critical points and expanding the prominent points that an organization has. Keywords: Organizational climate. CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL 15 2. A pesquisa de clima organizacional 17 2. liderança NAS ORGANIZAÇÕES 19 2. IMPORTÂNCIA e atuação DO LÍDER PARA O CLIMA das empresas 23 3 METODOLOGIA 25 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 26 5 conclusões e trabalhos futuros 27 REFERÊNCIAS 28 1 introdução A segunda década do século XXI foi marcada por diversos acontecimentos históricos que influenciaram a vida das pessoas e impulsionaram a evolução das sociedades até os dias de hoje.

Atualmente, com a instabilidade do cenário econômico mundial, com a evolução da tecnologia digital, com a crescente competitividade e aumento da globalização, a diversidade humana cada vez mais em destaque e as mudanças nas relações existentes entre trabalhador e empregador, muitos governos e sociedades têm sentindo o reflexo da dinâmica de todas essas transformações no dia-a-dia. A satisfação dos colaboradores em trabalharem em uma empresa com um bom clima de trabalho pode refletir em um nível maior nível de comprometimento e compromisso com a empresa. A questão do clima se faz importante, pois um clima de trabalho deficiente pode acabar repercurtindo no rendimento, cumprimento de metas, geração de resultados, turnover, imagem da empresa, ou seja, situações que podem impactar positiva ou negativamente uma organização.

Concomitantemente, as lideranças podem influenciar a gestão do clima organizacional. As gerações atuais de colaboradores, as chamadas geração Y, tem mostrado que valorizam não somente o salário e benefícios oferecidos, mas condições de trabalho, estilo de chefia, oportunidades de crescimento, flexibilidade, espaço para criação e inovação, entre outros valores que são propagados, pricipalmente, através da atuação das lideranças dentro de uma organização e que estão relacionados ao clima de trabalho. Problemática Considerando a necessidade de estudo e discussão acerca do binômio liderança e clima organizacional, o principal problema que levou à origem e construção da presente pesquisa foi verificar como o líder pode ser importante na influenciação de colaboradores e na mudança do clima de uma organização.

A gestão de pessoas tem se transformado ao longo dos anos, evoluindo e automatizando muitos processos. Ao passar de departamento de pessoas para recursos humanos e, atualmente, para gestão de pessoas, tem se mostrado uma área cada vez mais estratégica dentro das organizações. Visto isso, é importante o aprimoramento contínuo de temas relacionados à prática dessa área. Também é importante a reflexão acerca de o porquê que cada vez as empresas têm se mostrado preocupadas com o clima organizacional, investindo em pesquisas, treinamentos e ações de melhoria. O clima pode e deve ser gerenciado para que o ambiente de trabalho seja cada vez melhor. O segundo capítulo abordará o conceito clima organizacional na atualidade e destacará como ele se reflete no comportamento humano no ambiente organizacional.

Neste segundo capítulo serão tratadas, em subtítulo à parte, as características da pesquisa de clima organizacional. O terceiro capítulo irá apresentar os principais conceitos de liderança assim como estilos diversos de atuação. E, por fim, o quarto capítulo, abordará a importância do papel do líder para o estabelecimento de um bom clima de trabalho nas organizações. A terceira parte do trabalho, metodologia, explicará como foi realizada esta pesquisa, abordagem utilizada e o procedimento adotado. Diante disso, Chiavenato (2005, p. esclarece que: O terceiro milênio aponta para mudanças cada vez mais velozes e intensas no ambiente, nas organizações e nas pessoas. O mundo moderno se caracteriza por tendências que envolvem globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade, competitividade.

Todas essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas. Chiavenato (2005) ainda ressalta que todas essas tendências influenciam de forma poderosa as organizações e a maneira de se gerenciar pessoas. Assim, a área de gestão de pessoas vem crescendo e se consolidando como uma área parceira da empresa na gestão do capital humano alinhada à estratégia, aos objetivos da empresa e aos negócios. CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL Antes de se falar sobre clima organizacional, é importante compreender dois conceitos que, no contexto organizacional, se mesclam e se confundem: motivação e satisfação. Entende-se por motivação a energia direta ou intrínseca, a força interior relacionada ao significado e à natureza do próprio trabalho realizado.

Satisfação, ao contrário, pode ser entendida como uma energia indireta ou extrínseca, ligada a aspectos externos como salários, benefícios, reconhecimento, liderança, relacionamento com os colegas, entre outras condições de trabalho que necessitam ser atendidas. Esses aspectos externos e extrínsecos, de acordo com Bergamini e Coda (1997), são basicamente os formadores do clima organizacional de uma empresa e que indicam o grau de satisfação experimentado pelos colaboradores no âmbito do trabalho. Compreendendo o termo pelo significado da palavra, Campello e Oliveira (2008) esclarecem que clima possui sua origem no grego Klima, que significa tendência ou inclinação. Seu significado reflete uma inclinação a respeito de até que ponto as necessidades da organização e das pessoas que dela fazem parte estejam efetivamente sendo atendidas.

O clima organizacional é algo que não se pode tocar, mas é perceptível através do comportamento e desempenho dos colaboradores. Nessa linha, Lima e Albano (2002, p. acrescentam que clima é “um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia” e que tem sua origem nos elementos que compõem a cultura organizacional, tais como estilos de liderança ou normas e políticas internas. Esse conjunto de vários sentimentos, no âmbito do trabalho, vividos pelos colaboradores, irão compor o clima organizacional, ou seja, a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Toda organização possui condições de trabalhar os aspectos que compõem o clima de maneira a melhorar as condições de trabalho e aumentar a satisfação de seus colaboradores.

Esse trabalho implica em mudanças internas que interferem em como esses colaboradores se sentem, impactando no seu desempenho, produtividade e eficiência. Para se trabalhar o clima dentro das empresas é necessário que se faça uso de um instrumento que consiga parametrizar e mensurar as informações. A dificuldade em se trabalhar o clima organizacional está justamente no fato de se tratar de algo subjetivo e percebido de maneira diferente por cada pessoa. A segunda etapa, diagnóstico, refere-se à análise dos dados coletados. A terceira etapa, intervenção, trata de avaliar quais as opções para melhorar os eventuais problemas diagnosticados através da pesquisa. A etapa de comunicação sugere a apresentação dos resultados e das ações que serão implementadas. A quinta etapa, implementação, trata de colocar em prática as decisões acertadas.

E a sexta e última etapa, monitoramento, refere-se à observação e reavaliação contínua das ações que foram colocadas em prática. Nas organizações, há a preocupação do cumprimento de metas e geração de resultados, porém o papel da liderança não se restringe a apenas isso, atingindo aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional. O líder deve ser gestor de negócios, gestor de processos, gestor do tempo e gestor de pessoas. É uma figura de grande importância e essencial para o sucesso das organizações. Diante disso, conforme relata Chiavenato (2010, p. A liderança é um tema que vem encantando o mundo há muito tempo. Dessa forma, o verdadeiro líder exerce uma influência fundamentada na confiança que seus seguidores depositam nele, estando convencidos de que, com ele e por meio dele, poderão alcançar os objetivos.

Já Pedro (2017), destaca que o papel do líder é promover um ambiente de acolhimento e de justiça, onde todos possam se sentir seguros e confiantes para realização das suas atividades, para aprendizado e desenvolvimento. “É de sua responsabilidade as condições para que os colaboradores se engajem, se motivem e sejam produtivos” (PEDRO, 2017, p. De acordo com Hunter (2004), que trata do conceito de líder servidor, liderança está ligada ao caráter, assim como o amor, paciência, bondade, humildade, respeito, honestidade e compromisso. “Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo” (HUNTER, 2004, p. Assim, a manutenção de um bom clima organizacional em um grupo diverso torna-se um desafio ainda maior para essas lideranças que precisam lidar com necessidades bastante diversificadas.

Por esse motivo, ao longo dos anos, diversas teorias e estilos de liderança têm sido estudados para se trabalharem na prática com situações tão ímpares que envolvem o comportamento humano. Diante de tantos pontos de vistas sobre o conceito de liderança, é importante compreender que cada pessoa possui sua maneira de liderar e esta maneira é individual. Em um estudo sobre liderança, Minicucci (1995) fez uma investigação a fim de verificar o impacto causado por diferentes estilos de liderança e as reações sociais resultantes, constatando três estilos básicos de liderança: autocrática, permissiva ou laissez-faire (expressão francesa que significa literalmente "deixar fazer") e a democrática. A liderança autocrática se caracteriza por líderes que decidem sozinhos, centralizadores, e que fixam as diretrizes sem participação do grupo, determinando as atividades que devem ser executadas e quem deve executá-las.

O gestor transacional cumpre demandas e se preocupa com a entrega dos resultados, recompensando seus colaboradores pelo esforço e pelo resultado alcançado. Sobre liderança transformacional, Marques (2015) explica que nesse modelo o líder estimula o alto desempenho da sua equipe, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreende o perfil de cada um e desenvolve suas estratégias a partir desse conhecimento. Entre diversos estilos de liderança que podem caracterizar a atuação do líder das empresas e na gestão de pessoas, existe uma teoria que tem sido bastante discutida, a teoria contingencial ou situacional. Esta teoria considera que não existe apenas um estilo de gestão, mas que o líder pode adotar diferentes posturas e modelos de lideranças junto aos seus liderados, passando do total controle das atividades e decisões até a delegação de poderes.

IMPORTÂNCIA e atuação DO LÍDER PARA o clima das empresas Diante das mudanças presenciadas nas últimas décadas, especialmente no mundo corporativo, é de grande importância que os líderes das organizações estejam à frente de tudo que acontece tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da organização. Nesse âmbito, o conhecimento do clima organizacional da empresa pode auxiliar o gestor a conhecer melhor seus colaboradores e os processos de trabalho a fim de tomar decisões mais adequadas quanto aos rumos da organização. Nesse contexto, Chiavenato (2016) explica que administrar pessoas é o elemento principal da prática de todo gestor. Mesmo que a atividade gerencial seja dedicada a algum setor específico, como finanças ou marketing, por exemplo, cada gestor precisará trabalhar com pessoas para que o trabalho aconteça, para realizar com eficiência e eficácia a sua atividade, para alcançar objetivos e entregar resultados.

Nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional, de acordo com Matos (2009), possui grande importância, pois funciona como um instrumento de auxílio à gestão administrativa. Dessa forma, pensando de modo estratégico, no atual cenário, as pessoas se tornam as verdadeiras fontes de vantagens competitivas para uma empresa. Isto devido à “capacidade original de combinarem emoção com razão, subjetividade com objetividade quando concebem situações, quando desempenham tarefas, interagem e decidem” (DAVEL & VERGARA, 2001, p. Conforme Kim e Mauborgne (2005), os resultados das empresas dependem do desempenho de todos que nela trabalham, sem exceção, do topo às linhas de frente, e a empresa só se destaca dos concorrentes pela sua capacidade de execução somente quando todos os membros da organização se encontram alinhados com a estratégia e sempre dispostos a apoiá-la em todas as circunstâncias.

Nesse sentido, a preocupação com o clima organizacional é fundamental, diante da influência que este possui na vida pessoal e profissional de cada colaborador que atua nas empresas. O líder, nesse contexto, tem papel estratégico, pois é a importância que ele dá as condições de trabalho e à safistação de seus colaboradores que irá fazer diferença na hora de agir para manutenção ou para mudar o clima de trabalho existente. O clima organizacional, como ferramenta de gestão, é um conjunto de aspectos mensuráveis em um ambiente de trabalho, ou seja, aspectos internos da organização que geram diferentes estados de satisfação dos colaboradores. O clima é percebido por todos na empresa e influencia no comportamento das equipes. Quando um clima de trabalho é deficiente, os colaboradores trabalham infelizes e menos satisfeitos, o que implica no comprometimento e na produtividade.

Ao contrário, quando o clima de trabalho é bom, os colaboradores tendem a ter um relacionamento melhor, a ter um nível de satisfação mais alto e, consequentemente, um comprometimento maior com a empresa onde trabalham. O clima demonstra os pontos críticos, que apresentam problemas e precisam ser melhorados, assim como também os pontos fortes de uma empresa, trazendo à tona e delineando os caminhos para responder a questões ligadas, por exemplo, às causas do turnover, do absenteísmo e insatisfação dos colaboradores. Os colaboradores são os grandes responsáveis pelos resultados de uma empresa, independente do ramo de atuação. Assim, como parte importante das organizações, os colaboradores precisam atuar em sintonia com as políticas empresariais, estar comprometidos, engajados e satisfeitos, de maneira a produzirem de forma eficiente apresentando resultado.

Em contrapartida, os colaboradores também necessitam de condições de trabalho que lhes favoreça esse empenho, ou seja, de um clima de trabalho que lhes proporcione o comprometimento desejado. O clima organizacional, nesse sentido, é importante para as organizações, pois impacta diretamente o comportamento de seus colaboradores e, consequentemente, os resultados da organização. Dessa forma, diante de todo o estudo que foi desenvolvido neste artigo, pode-se concluir que o clima organizacional é um fator crítico e estratégico para as organizações e que a atuação do líder pode garantir um clima de sucesso para as empresas. org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000300011>. Acesso em 04 fev. BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança.

São Paulo: Manole, 2009.  Desempenho Humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados.  Barueri, SP: Manole, 2016. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 2004. com. de abril de 2013. Disponível em: <http://www. administradores. com. Belo Horizonte: Betânia, 1990. HERSEY, Paul; JOHNSON, Dewey E. Liderança situacional na organização multicultural. In: HESSELBEIN, Frances. A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. C. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. MARQUES, Roberto. A diferença entre liderança transacional e transformacional. São Paulo: Manole, 2009. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2009. MINICUCCI, Agostinho. Fev. Mar. Abr. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional.

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