A importância do fluxograma para a gestão da qualidade em unidade de saúde
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
O objetivo geral deste trabalho é apresentar o fluxograma como ferramenta de medição de qualidade nos processos ligados à área da saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram pesquisadas fontes como livros, artigos científicos, sites especializados e trabalhos de conclusão de curso. A justificativa do tema está amparada na necessidade de mostrar à população como um todo, como os processos de qualidade ocorrem na área da saúde desde o fluxograma, ao mesmo tempo em que deseja colaborar com a comunidade acadêmica aportando conteúdo para novas e futuras pesquisas. As considerações finais do trabalho fomentam o uso do fluxograma na saúde, sobretudo como meio de medir a eficiência de todos os processos que se refere à qualidade. Palavras-chaves: Gestão de qualidade.
MOTA; CRUZ; COSTA, 2016). Visto isto, se quer aqui levantar uma questão, que também ampara o problema de pesquisa deste trabalho: de que maneira a gestão de qualidade, a partir do fluxograma pode implementar os processos da área da saúde? À conclusão se coroa a abordagem a partir de um incentivo que eleva a funcionalidade do fluxograma, sobretudo na área da saúde, quando este se vale adequadamente dos elementos necessários para uma medida assertiva dos processos de gestão de qualidade. OBJETIVOS 1. Objetivo geral Apresentar o fluxograma como ferramenta de medição de qualidade nos processos ligados à área da saúde. Objetivos específicos • Entender o que é a gestão de qualidade em uma empresa • Explorar a gestão de qualidade na área da saúde; • Conhecer a importância que o fluxograma tem nos processos de avaliação da qualidade de serviço na área da saúde.
Para contextualizar o tema de modo adequado e suficiente, desde o ponto de vista dos limites da pesquisa, procedeu-se ao método de cruzamento das palavras-chaves associadas à pesquisa e que já foram demonstradas no resumo. Buscou-se a identificação do maior número possível de trabalhos relacionados ao tema proposto; a busca esteve focada no empenho de termos amplos associados à importância do fluxograma na gestão da qualidade de serviços à saúde, a partir do que o trabalho deseja dispor. Esse procedimento tratou de evitar que algum trabalho importante passasse despercebido no momento da pesquisa. Foram deixadas de lado literaturas proveniente de blogs e sites desconhecidos, ou ainda textos produzidos por especialistas de outras áreas que apenas deram suas opiniões mas que não possuem embasamento científico suficiente como para situar-se no quadro de referências deste trabalho.
O levantamento da bibliografia teve início em setembro de 2020, e se baseou em critérios de exclusão sistemática. Considerando que operam em um ambiente que se transforma rapidamente e devem estar preparados para enfrentar as mudanças, sem afetar a qualidade de seus produtos ou serviços, é oportuno inserir diretrizes de qualidade, asseveram Machado, Martins ACM e Martins MF (2013). Para conseguir isso, é imprescindível otimizar o sistema de processos graduais, ligados à satisfação do cliente ou consumidor interessado nos produtos comercializados, alcançando o reconhecimento organizacional e o posicionamento da imagem corporativa no mercado. OLIVEIRA, 2011). De acordo com Feitosa et al (2020), obter benefícios com a aplicação consistente da gestão da qualidade por meio de processos como o alinhamento e integração dos resultados planejados e a capacidade de concentrar esforços na eficácia, eficiência e flexibilidade, é contribuir para a melhoria do desempenho da empresa e seu crescimento.
No entanto, a gestão da qualidade não deve operar isoladamente de outros sistemas de gestão, como responsabilidade social corporativa, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional. BASSAN, 2018). Conforme Braquehais (2018), se obtém o crescimento e o desenvolvimento do negócio por meio de mudanças e adaptações constantes que resultarão no sucesso e na sobrevivência necessários. Para se manterem fortes neste ambiente de mudança, os sistemas de gestão fornecem ferramentas para a melhoria contínua de seus processos, e uma das mais utilizadas é a autoavaliação, que consiste em um exame da própria organização em relação a um modelo de perfeição. BASSAN, 2018). Desta forma, as empresas podem identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria e, portanto, saber onde estão com respeito à excelência.
No entanto, sem um programa estruturado, eles se tornam limitados. As mudanças devem ser reforçadas pelo alargamento progressivo da avaliação externa dos serviços, que parece ser uma alavanca mais eficaz, pelo que os esforços atuais devem estar empenhados em estender esta estratégia a toda a organização. MORAIS; BURMESTER, 2014). Seria desejável um espaço de intercâmbio com organizações de saúde pública que desenvolveram experiências comparáveis, o que poderia permitir a comparação e o aprendizado mútuos. O FLUXOGRAMA COMO UMA DAS FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE As ferramentas de gestão da qualidade são instrumentos que facilitam algumas das fases da gestão da qualidade: planejamento, implementação, monitoramento e/ou melhoria. Os subestágios neste fluxograma podem incluir uma variedade de listas de verificação, procedimentos de inspeção, gráficos de controle, mecanismos de melhoria de qualidade, etc.
Representam ainda as partes móveis ou as ferramentas básicas de qualidade que garantirão uma aderência constante aos protocolos de qualidade predefinidos. CARPINETTI, 2016). Os designers de tais diagramas de fluxograma podem, por exemplo, estender ou contrair o escopo do fluxograma em sintonia com as demandas emergentes de um sistema ou processo. Esses fluxogramas representam essencialmente uma tentativa documentada de promover padrões de referência de qualidade no interesse de reduzir os gastos em transações comerciais. O resultado de tais processos rigorosos corresponde de perto aos altos padrões de qualidade esperados de tais produtos. Além disso, esses fluxogramas continuam a ser fundamentais para a obtenção de níveis mais elevados de qualidade no interesse de desempenho em mercados competitivos. OLIVEIRA, 2020). O planejamento de um processo continua sendo uma parte crítica da execução real.
Cada processo que opera no mundo real inclui várias partes móveis e várias variáveis. OLIVEIRA, 2020). Os criadores do fluxograma podem optar ainda por pontuar o programa de treinamento e desenvolvimento com avaliações regulares. As estrelas de desempenho que surgem desses módulos podem obter um gráfico de carreira acelerado que os leva a níveis mais elevados da hierarquia corporativa. Consequentemente, operadores comerciais inteligentes podem criar fluxogramas em uma tentativa de melhorar os processos de negócios. Esses diagramas devem delinear os processos existentes e as várias conexões que os animam. FRANCISCHINI, 2020). O uso de lógica operacional e fatos claros permanece central para o design de cada fluxograma. Designers e criadores podem escolher embelezar cada diagrama com uma variedade de pontos de dados que conduzem a conclusões lógicas.
Além disso, a criação de um fluxograma deve ser informada por experiências adquiridas por designers que trabalharam em projetos semelhantes. Essas formas de conhecimento podem ajudar os operadores a economizar consideravelmente em termos de despesas potenciais em esforços de reengenharia e redesenho. O negócio da saúde também permite que os seres humanos levem uma vida mais plena e significativa; tem sido fundamental para expandir a expectativa de vida humana nas últimas décadas. O surgimento de novas toxinas, doenças e condições de saúde permite que este negócio responda de forma adequada, alcançando assim um equilíbrio entre uma vida saudável e a mera existência. Neste contexto, os operadores comerciais do setor de saúde devem planejar a expansão dos negócios para sobreviver em um mercado altamente competitivo.
Essas entidades podem usar fluxogramas para mapear suas operações de negócios atuais e criar ramificações na prancheta para indicar expansão futura. Por exemplo, um fabricante de produtos farmacêuticos genéricos pode criar estágios adicionais em um fluxograma para indicar uma diversificação das fontes de matérias-primas. Além disso, se observa que esses fluxogramas podem ser refinados e expandidos de acordo com os procedimentos operacionais gerais que animam as operações hospitalares e de atendimento ao paciente. Além disso, uma pesquisa desses fluxogramas permite que os executivos de saúde monitorem a eficácia dos processos operacionais. RAVIOLI; SOAREZ; SCHEFFER, 2018). O mapeamento do fluxo de trabalho é fundamental para garantir o sucesso de um negócio moderno de saúde. Essas empresas podem usar fluxogramas para criar uma representação visual de um procedimento médico ou processo de recuperação de um paciente.
A qualidade continua sendo fundamental para a prestação de serviços de saúde porque a falta desse atributo pode desencadear acusações de negligência, ira pública, intervenções regulatórias e batalhas judiciais. Um operador experiente no negócio de saúde pode implantar diagramas de fluxograma para revisar as práticas e procedimentos de saúde existentes com o objetivo de gerar ganhos na qualidade do serviço. Por exemplo, uma instituição de saúde pode buscar caminhos para a melhoria da qualidade em seus serviços mapeando diferentes seções de sua proposta de serviço. WARRACK, 2016). O diagrama pode expandir o escopo dos serviços direcionados a pacientes alojados em leitos hospitalares, pacientes em recuperação e aqueles em processo de pós-recuperação.
Os médicos e outros membros da fraternidade médica e de saúde devem encorajar a criação de tais prontuários. TABILE, 2015). As operações de negócios de saúde modernas fazem uso extensivo de ferramentas e tecnologias digitais em uma tentativa de melhorar os resultados dos pacientes. Por exemplo, os profissionais de saúde podem criar fluxogramas vinculados a um repositório de registros médicos eletrônicos. Essa tática permite que o fluxograma opere como uma ferramenta de apoio à decisão que permite aos profissionais de saúde consultar os registros médicos de um paciente antes de recomendar um tratamento posterior. A qualidade dos serviços prestados aos pacientes é altamente crucial. A visão tradicional de controle de qualidade visa a detecção de defeitos, enquanto o conceito atual visa a prevenção de defeitos, melhoria contínua do processo e sistema orientado por resultados a partir das necessidades dos pacientes.
Portanto, há uma necessidade premente de promover uma mudança de paradigma na qualidade da prestação de cuidados de saúde. As ferramentas de qualidade ajudam as pessoas a compreender e melhorar os processos. Existem muitas ferramentas diferentes, e a habilidade dos profissionais de qualidade reside em sua capacidade de pegar uma aplicação de um campo ou indústria e aplicá-la, ou adaptá-la, a situações específicas em outras áreas. Saúde Pública. vol. n. pp. BASSAN, E. CENCI, Tatiane. Gestão de processos administrativos no hospital beneficente Santa Terezinha. fls. Trabalho de conclusão de curso (Administração). Centro Universitário Univates, Lajeado, 2015. Avaliação da qualidade metodológica de diretrizes de vigilância e manejo clínico de dengue e chikungunya. Cad. Saúde Pública, v.
v. FRANCISCHINI, A. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 29(6):1063-1082, jun, 2013. MIRANDA, Ana Paula Rocha de Sales. Investigando a organização de processos de trabalho pelo uso de ferramentas analisadoras. EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 2o Semestre de 2015- n. Rev. Enf. Ref. Coimbra, v. serIV, n. Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. Modalidades de gestão de serviços no sistema único de saúde: revisão narrativa da produção científica da saúde coletiva no Brasil (2005-2016). Cad. Saúde Pública, v. n. RITA, M. Dez /2019. SANTOS, Débora Luíza dos; MADRUGA, Rejane da Rosa Gama. O uso da ferramenta de fluxograma analisador do modelo de atenção para gestão estratégica de pessoas com base nas competências no setor de internação pediátrica do HUSM.
Sociais e humanas, santa maria, v. edição especial, setembro, 2017, p. SILVA, L. C. DA. Gestão e melhoria de processos: conceitos, técnicas e ferramentas. Rio de janeiro: Brasport, 2020. TAJRA, S. F. Gestão em saúde: Noções básicas, práticas de atendimento, serviços e programas de qualidade. Porto Alegre: Érica, 2014. TRAJANO, Luiza. Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010. VELOSO, Germany Gonçalves; MALIK, Ana Maria. Análise do desempenho econômico-financeiro de empresas de saúde. RAE electron. São Paulo , v.
345 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes