A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO: VPL, TIR E PAYBACK PARA A ENGENHARIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

aguiar@gmail. com1 Francisco de Assis da Silva Mota, assismota@ufpi. edu. br 1 Francisco Francielle Pinheiro dos Santos, pinheiro@ufpi. edu. Viabilidade. ABSTRACT The present article seeks to approach in a simple and cohesive way the importance of economic analysis in engineering, because it is a little discussed subject, but of great relevance in the project evaluation phase. Having as main objective to measure if the investment will bring expected return, through indicators of economic feasibility, can obtain a series of information and projections regarding costs, expenses, expenses and consequently of the investment efficiency. Three methods of indicators were presented: Net Present Value (NPV); Internal Rate of Return (IRR); Payback (PB). Based on studies in the literature, we can see that the use of the VPL, TIR and Payback methods is widely advocated and used in the various branches of engineering as crucial tools in decision making in projects and investments.

A tomada de decisões é função chave na atividade empreendedora, exigindo posicionamentos estratégicos visando satisfazer dois parâmetros clássicos empresariais: (1) o retorno esperado dos investimentos e (2) o risco associado ao negócio (TOBIN, 1958; VAN HORNE,1972). Segundo Côrtez (2012, p. “É na fase de pré-investimento (análise e decisão que se encontram as maiores oportunidades para aperfeiçoar soluções e reduzir custos. Nessa fase, decidem-se 70% a 80% dos custos que um projeto de investimento virá a desembolsar ao longo de seu futuro ciclo de vida”. Torna-se cada vez evidente e necessário, um estudo econômico em qualquer projeto de engenharia, pois a cada nova alternativa de desenvolvimento de trabalho surge mais de uma alternativa viável de projeto, sendo que aquele que apresentar itens e métodos mais efetivos e produtivos será sempre a melhor opção.

Se não for possível identificar essa quantidade o custo será indireto”. A importância em se diferenciar os custos está no melhor planejamento dos gastos futuros e possíveis remanejamentos. A fixação de preços de mercadorias também é umas das vantagens de uma distribuição e divisão de custos, os tornando mais equilibradas, quando apenas os custos diretos são levados em conta. Exemplificando, temos que os custos diretos são aqueles gastos necessários por fora do projeto, ou seja, gastos necessários para o seu funcionamento. Não sendo necessário serem inseridos em critérios de rateio para serem alocados. MATERIAL E MÉTODOS A análise de viabilidade econômica é muito importante na área industrial hoje, sendo de grande valia realizá-la antes do investimento.

Porém o assunto ainda é pouco difundido em cursos de graduação, e poucos o sabem fazer. Viabilidade econômica é a área de estudo no qual visa se fazer uma análise de um determinado investimento e/ou projeto, definindo-o como viável ou não. A análise financeira se faz necessária, devido ao fato de ela medir o grau de risco do investimento, além de especificar se o mesmo trará retorno ou não. Para que se tenha essa resposta é preciso seguir algumas etapas de pesquisas, tais quais:  Projeção de receitas do projeto;  Projeção de custos;  Despesas gerais do projeto;  Investimentos iniciais e necessários. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) A taxa interna de retorno, objetiva encontrar uma taxa intríseca de rendimento, ou seja, representa a rentabilidade de um projeto.

Ela é calculanda igualando-se o VPL a zero: A TIR se baseia em três critérios básicos:  Se a TIR for maior que a taxa mínima de atratividade, o projeto consegue pagar o investimento realizado e ainda gerar lucro;  Caso a TIR for igual à taxa mínima de atratividade, significa que o investimento no projeto irá ter retorno, porém sem gerar lucro;  E por fim, se a TIR for menor que a taxa mínima de atratividade o projeto irá gerar prejuízos, pois não ser capaz de pagar o investimento. PAYBACK (PB) Analisa o tempo de recuperação de um investimento, ou seja, quantos anos serão necessários, para que o valor presente de fluxos previsto se iguale ao investimento inicial. O payback se utiliza de dois métodos para calcular seus investimentos, são eles: O payback simples e o payback descontado.

De maneira simplificada o Payback simples é caracterizado por ser calculado sem se descontar os fluxos de caixa futuros. Ele representa o quanto os fluxos de caixa estão acima do investimento inicial, a valor presente, com um custo de oportunidade ajustado ao risco do investimento. O mesmo autor afirma que “utilizando-se o VPL pode-se perceber quais os melhores sistemas considerando cada clone”, em sua pesquisa sobre sistemas de clones para aplicação em seringueiras. Segundo Urtado (2001), nos estudos realizados sobre a comparação entre o VPL e a TIR e o desempenho ideal de cada ferramenta, a análise pelo método VPL “mostrou-se de fácil análise para a tomada de decisão gerencial. Já o custo de oportunidade é foco principal na avaliação de alternativas de investimento com base na TIR, quando o valor desta supera o custo de capital investido.

A TIR é provavelmente a técnica mais utilizada para avaliação de alternativas de investimento, pois esta representa, segundo Ferreira (2005) a taxa de desconto que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial de um determinado projeto. São Paulo: Atlas, 2006. CALLADO, A. L. C. ALMEIDA, M. Introdução à economia da engenharia: Uma visão do processo de gerenciamento de ativos de engenharia. ªed. p. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2011. DUTRA, René Gomes. da S. Análise de viabilidade econômico-financeira de diferentes sistemas de exportação de seringueiras. Custos e Agronegócio. V. n. PEREIRA, Djaverth A. S. et al. Estudo da viabilidade de investimento em uma indústria de confecções: utilização das técnicas VPL, TIR, Payback Descontado e Índice de Lucratividade. CONASUM.

Liquidity Preference as Behavior Towards Risk. Review of Economic Studies. n. February 1958, p. URTADO, Edson S.

395 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download