A importância da Oratória nas redes sociais
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Linguística
O. S. de. A Importância da Oratória nas Redes Sociais / Fernanda de Oliveria Simões Carvalho. local, 2020. Instituto Pedagógico de Minas Gerais * CDD FICHA DE APROVAÇÃO INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS FERNANDA DE OLIVEIRA SIMÕES DE CARVALHO A IMPORTÂNCIA DA ORATÓRIA NAS REDES SOCIAIS Apresentado ao Departamento de xxxxx do Instituto Pedagógico de Minas Gerais como requisito de obtenção do grau de xxxxx Aprovado em ____/_____/_____ Banca Examinadora ________________________________________ Professor: Nome ________________________________________ Professor: Nome ________________________________________ Professor: Nome DEDICATÓRIA AGRADECIMENTO RESUMO O presente estudo tem por objetivo buscar uma discussão sobre a importância da oratória na construção de toda a sociedade, sobretudo focando na sua importância e o seu uso nas redes sociais. Isso porque a oratória ou as pessoas que são oradoras, dominam com muita eficiência a palavra e o discurso.
Isso faz com que elas sejam requisitadas para tecer um novo canal de comunicação com as pessoas ou consumidores nesse mundo digital. Mas para exercer esse papel deve-se trilhar um caminho de muito estudo quando o dom da oratória não é nato. É importante enfatizar que a busca conceitual da palavra “oratória” remonta sobre ela, num primeiro momento duas características: ser antigo ou a pessoa que a possui é extremamente habilidosa. However, to exercise this role, one must follow a path of much study when the gift of oratory is not born. It is important to emphasize that the conceptual search for the word “oratory” goes back to it, at first, two characteristics: being old or the person who has it is extremely skilled. However, throughout the study, it was realized that being old is only due to the appearance of the term still in Ancient Greece, but it is modern, current and indispensable for such an interactive and modern society.
In order to search for all this theoretical source, it was necessary to follow a bibliographic type research and with a qualitative approach that were sought in digital and physical sources. At the end of this study, it was understood that oratory or speaker are elements that are so necessary in the world of electronic commerce, especially as these elements evolve in a rapid order, speaker and oratorio must also incorporate these evolutions in that same measure. A linguagem nunca foi tão importante quanto está sendo hoje, se consideradas que as pessoas estão se relacionando a cada vez mais com a internet. É através dela que elas estão construindo um novo comportamento de compras, de entretenimento, de trabalho e de busca por novos conhecimentos. Nessa perspectiva essa pesquisa que é alicerçada na metodologia bibliográfica com a abordagem qualitativa, traz que a oratória, algo que remete a um conceito antigo, está sendo importante para a construção de novos negócios e relações através do mundo digital.
A pesquisa do tipo bibliográfica é entendida por Gil (2010) como um caminho de busca de publicações literárias e científicas sobre determinado assunto relevante à sociedade. Por isso, ela está constituída na leitura de artigos, livros, periódicos e outras publicações que já passaram por um percurso científico. Espera-se que esse estudo mostre que apesar do mundo digital estabelecer uma comunicação rápida e mais acessível, nunca poderia deixar de manter um canal de discurso efetivo com seus interlocutores. Pois apesar de ser um termo nascido na Grécia Antiga, a oratória é um elemento indispensável nas relações comunicativas mais modernas e digitais. A ORATÓRIA A arte de se comunicar é um ponto de partida para as pessoas que precisam encontrar empregos, de realizar uma ação interlocutiva com os demais sujeitos de uma sociedade e outras diversas funções.
Mas a arte de falar já acontece há muito tempo. Desde a Grécia Antiga quando já postulava a ações mais democráticas, a fala era um dos elementos que destacavam seus interlocutores, sobretudo quem tinha o dom da fala, tinha prestígio e tinha como alcançar mais facilmente um status político e social. A existência da oratória, permitiu posteriormente o surgimento da escrita, onde poemas gregos como Ilíada e Odisséia, atribuídos a Homero, puderam ser mantidos para a posteridade, em registros históricos, através de relatos orais que foram passados para o papel e nele perduraram. MENEZES, 2018, p. Ainda para a autora a oratória constitui um momento importante na construção dos saberes e o próprio fortalecimento deles. A linguagem que é construída na oratória nem sempre foi tida como um canal fácil de entendimento entre os homens.
Na era primitiva ela era representada através de desenhos de forma mais gestual. NOGUEIRA, 2017, n. p). Ainda para Nogueira (2017) o primeiro treino para falar em público aconteceu no Egito por volta de 2000 anos atrás. A oratória era estuda na Grécia Antiga como um componente da retórica. Nesse sentido, a retórica era tida com um percurso extremamente de argumentação sobre algo discutido. Embora, o conhecimento esteja intrinsicamente ligada à oratória, esse possui também a relação com o dom da fala, que jamais seria abarcado por pessoas com característica mais tímidas. Segundo a Biblioteca da Ciências da Comunicação (2012, p. E por causa destas coisas que por vezes os oradores sem formação parecem ter um maior leque de recursos, porque dizem tudo, ao passo que os oradores com formação procedem a uma seleção e têm tino no que dizem.
Acresce a isso que os primeiros descuram em provar aquilo que querem demonstrar. Desse modo evitam as questões e os argumentos que parecem desinteressantes a pessoas de juízojá desbotado, e nada mais procuram do que o que agrada, por volúpia rasteira, aos ouvidos dos assistentes (BIBLIOTECA DA CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 2012, p. fala que a oratória exige também dos seus interlocutor, disciplina, conhecimento e atenção às novas tendências do mercado, sobretudo elencando uma ação de comunicação muito direta com as pessoas, que possuem diferentes modos de conceber a informação. Segundo Oliveira (2016, p. A comunicação moderna expressa em forma verbal, não verbal, visual, escrita, é uma ferramenta para qualquer profissional que deseja ter um diferencial no mercado de trabalho. Ela é encontrada em todos cenários e foi fundamental à evolução humana.
A capacidade de se relacionar com todas as pessoas diferencia os profissionais e o mercado está carente de pessoas competentes e de fácil relacionamento. Mas tudo evoluiu como também o uso de instrumentos que fazem a conexão da internet com o seu usuário. Segundo Santos (2016) citando uma pesquisa do IBGE 2015, a internet nas residências foi conciliada com o uso de computadores e com o passar dos tempos, as pessoas começaram a usar aparelhos cada vez menores. O instituto diz que a partir do ano de 2013 os smartphones começariam a suprimir o uso dos computadores como demonstrados no Gráfico 1. Gráfico 1 – Expansão e uso de equipamentos eletrônicos ao acesso à internet FONTE: IBGE (2015) A partir desse contexto, as pessoas com os mesmos interesses começaram a se interligar pela internet.
Isso é chamado de rede social. Scwab (2016) aponta que a quarta revolução industrial terá um impacto muito forte na forma de fazer negócios. Isso faz com que a forma de realizar a venda de um produto ou oferecer a prestação de serviços seja vinculada futuramente a grande presença da tecnologia para a sua efetividade, entretanto é preciso dominar essa tecnologia e dela fazer um trabalho de qualidade que não será importante para o negócio local, mas para a economia de forma geral. Magalhães e Vendramini (2018) dizem que desde a Primeira Revolução Industrial a cerca de 200 anos atrás, a indústria foi sofrendo impactos diretos das mudanças sociais, tecnológicas e econômicas. Isso fez com que muitos pensamentos de negócio também mudassem, sobretudo incorporando-as num novo pensamento de gestão empresarial, visando aumentar a receita financeira e ampliar negócios.
Segundo as autoras a tecnologias como Blockchain, a internet das coisas (IoT), a impressão que usa a função 3D, a inteligência artificial tem proporcionado que pequenas empresas possam dispor dessas ferramentas para incorporar numa forma diferente de fazer negócios, sobretudo com o intuito de chegar as pessoas mais simples, que estão distantes da forma física do negócio empreendido. A linguagem ou a comunicação jamais serão substituídas. Aqueles que delas terem o domínio com eficiência podem ter um caminho promissor não somente para mostrar a sua alta habilidade no ato discursivo, mas ser um diferencial para o mundo dos negócios tão presentes nas redes sociais. Atualmente o mundo vive na quarta Revolução Industrial ou Revolução 4.
É onde os equipamentos eletrônicos deixaram de passar uma função mais remota para serem interativas. O próprio termo interativo exige por detrás dela a comunicação, que de forma direta pode estabelecer um caminho importante nas relações comunicativas. Disponível em https://brazillab. org. br/noticias/programa-rumo-a-industria-4-. Acesso em 02 de novembro de 2020. BELLO. L. C. D Por que é preciso se comunicar bem na Web? 2018 Disponível em https://www. terra. com. terra. com. br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/origem-da-oratoria-sera-que-falar-bem-e-mesmo-um-dom,3d5612088bf6b41e7637b31048e7dcb19mcps2xt. html. Acesso em 30 de outubro de 2020. ubi. pt/~fidalgo/retorica/quintiliano-institutio. pdf. Acesso em 30 de outubro de 2020. DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GVEXECUTIVO. V 17. N 1. JAN/FEV 2018.
Disponível em http://bibliotecadigital. ee/files/arts/95/ nigla32417030233e06e8e5d471ec0aaa32e9. pdf Acesso em 03 de novembro de 2020. NOGUEIRA, E. B. Oratória. Retórica; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola. uol. com. br/filosofia/retorica. A Quarta Revolução Industrial. Edipro Edições Profissionais Ltda. Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 1 ed. file:///C:/Users/Izabel/Downloads/Schwab%20(2016)%20A%20quarta%20revolucao%20industrial. pdf).
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