A importância da música na educação inglesa
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Dança
Nas considerações finais apresentamos uma retomada da importância desta metodologia voltada para utilização de atividades lúdicas e com música, também um breve relato sobre as contribuições da mesma para aprendizagem da língua inglesa Pois sabemos que a música sendo bem trabalhada em sala de aula além de entreter, ela proporciona um exercício lúdico de grande relevância no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e moral de seus alunos, contribuindo para a autoestima, interação, motivação e diminuição da ansiedade. Palavras chaves: língua inglesa, música, ensino e aprendizagem 1. INTRODUÇÃO A música está presente no nosso cotidiano há muito tempo, ela nos interliga entre a arte e a educação, a arte das palavras expostas pela música, em versos, prosas e poesias, desse modo surgindo essa pesquisa, com um dos objetivos, é apontar a importância da musicalidade na educação.
Recorremos assim a estudos teóricos para ilustrar a necessidade da música dentro do contexto escolar, seus aspectos positivos para a educação, bem como procuramos trazer alguns elementos da história da música que demonstram a influência desta sobre o indivíduo e consequentemente sobre a educação. Buscar o sentido e o significado da educação musical no ensino fundamental, levou-me a abordar o tema do meu trabalho, A Importância do Uso da Música no Ensino de Língua Inglesa nos primeiros anos de ensino fundamental visto que o ensino de inglês nesses anos é aparentemente novo e ainda carece de novas experiências didáticas que envolvam os alunos de forma prazerosa e lúdica. A MÚSICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA 2.
A teoria das inteligências múltiplas Há pessoas que possuem diferentes talentos umas das outras. Por exemplo, há aquelas que são fantásticos jogadores de xadrez, outras possuem empatia pelos animais e meio ambiente, há aqueles que conseguem entender as intenções alheias, até mesmo aqueles que possuem auto controle e dominam qualquer fonte de estresse, há aqueles que possuem capacidade ao falar em público, outros para escrever e sensibilizar milhares de pessoas, há quem resolva problemas matemáticos, outros possuem habilidade para o esporte, dança e por fim há aqueles que possuem a inteligência para as letras e música. Cada pessoa têm um talento, e muitas vezes até mais de um e assim contribuem para uma sociedade mais plena juntos. Existem 8 tipos de inteligências.
É também parte de uma integração cultural de nossas vidas, ela sempre esteve presente em nossas vidas, essa relação com a música, segue no decorrer da praticamente de toda nossa vida. Com as crianças se faz presente nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses exemplos dão um breve panorama da importância da música na educação, ou seja, na escolar ou na família. Consequentemente notamos que a música está presente em todas as culturas e pode ser utilizado como fator determinante em vários aspectos, como no desenvolvimento motor, linguístico, afetivo e o aspecto cognitivo de todos os indivíduos, estabelecendo também vínculos afetivos que existindo assim muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança.
Pode- se também ensinar aspectos culturais e literários por meio da música como por exemplo, pode ser elaborado perguntas a respeito da música como quem é o cantor, quem é o autor da canção, quando foi feita, se fala de algum lugar, de que se trata, se concorda com a letra da música, especialmente se o conteúdo for Wh – questions o assunto da aula, esse tipo de atividade é essencial e contribui com o ensino e aprendizado. APRENDIZAGEM EM LINGUA ESTRANGEIRA “A aprendizagem de língua estrangeira representa a possibilidade de se agir no mundo além daquela que a língua materna oferece” o ensino de língua estrangeira gera um sentimento de que os alunos são participantes ativos do mundo e podem agir por meio da palavra assim como fazem na língua materna (PCNS (1991, p43)”.
A música é um material autentico, ou seja, é um material escrito ou oral, nesse caso, ambos, que permite contato com a língua e a cultura com temas variados e níveis diversos da língua. Possibilita a assimilação de estruturas linguísticas de uma forma inconsciente, ou seja, o próprio aluno aprende sem se dar conta disso e permite um desenvolvimento oral excelente em relação a aulas em que não há uso de música, apenas discurso. O professor como mediador do conhecimento, pode buscar alternativas que ajude que a aula se torne o máximo possível parecida com a vida real, destacando esse material didático, que na maioria é aperfeiçoado pelo docente, seria um desperdício ele não aproveitar esse material autêntico como recurso didático no cotidiano da sala de aula.
A presença da música na educação, associada a outras fontes pedagógicas, ajuda no desenvolvimento das aulas, o professor como mediador do conhecimento traz orientações objetivos e conteúdo a serem trabalhados. Todos os componentes, no ato comunicativo, estão perfeitamente inter-relacionados e interligados. Nota-se, pois, que os aspectos gramaticas não são os únicos que devem estar presentes ao longo do processo ensino-aprendizagem de línguas. Para poder afirmar que um determinado individuo possui uma boa competência comunicativa em uma dada língua torna-se necessário que ele possua um bom domínio de cada um dos seus componentes. Assim, além da competência gramatical, o estudante precisa possuir um bom domínio da competência sociolinguística, da competência discursiva e da competência estratégica.
É importante entender que quando se trabalha com um aluno qualquer uma das habilidades, é necessário adicionar as outras habilidades, para que haja uma combinação, desta forma ele se tornará mais hábil e completo. Refere-se ao assunto Amorin e Magalhães (1998), recomendam atividades de leitura com letras de música. Algumas destas atividades poderiam ser as traduções de letras de música, a técnicas de conjugar verbos no tempo verbal correto com a finalidade de que o contexto possa ser adequado pelo aluno corretamente. Eles sugerem uma técnica chamada close em que os alunos devem adicionar palavras suprimidas da música e que estariam a exposição no quadro negro, mas estariam também fora de ordem. Estas atividades permitem que os alunos passem a compreender a letra.
Porquanto, o aluno deve ser estimulado no uso das técnicas de leitura no ensino aprendizagem de língua estrangeira como a técnica de skimming que é a rápida leitura para uma ideia geral do que o texto fala a respeito. Observa-se que os PCN-LE, que aprender uma língua estrangeira significam haver uma relação entre o aprender e fazer uso desse conhecimento. Segundo Bohner e Wanke (2002, p. as pessoas se aproximam e gostam das pessoas cujas atitudes são semelhantes às suas próprias”, sendo assim, entende-se que os alunos aprendem melhor quando gostam dos falantes da língua alvo estudada por eles ou por sua cultura. Gardner (1985) afirma que: “De todas as disciplinas escolares o curso de línguas é a disciplina onde as atitudes são especialmente relevantes porque neste curso existe a necessidade de um aluno incorporar elementos de outra cultura”.
Partindo deste princípio, o uso de atividades com música e dinâmica em sala de aula seria uma alternativa de interação de comunicação com material real e autentico, faria com que os alunos pudessem aprender gírias, expressões idiomáticas que estão contidas em diversas canções hoje em dia. Os auditivos conseguem registrar melhor o conteúdo em formato de áudio especialmente sem ruídos ao redor. Já o sinestésico são os que se utilizam do tato para fixar conteúdo com isso ele precisa de situações práticas como se mover em aula. Ao se utilizar de música em sala de aula pode-se também não somente ouvir uma canção, mas também promover atividades lúdicas em que o aluno possa se mover como uma atividade de batata quente ou dança das cadeiras para que eles a medida que saíssem da dinâmica pudessem responder alguma questão abordada em sala de aula.
A respeito dos alunos visuais o fato de compor redações a respeito de uma canção selecionada ou até mesmo elaborar canções com suas próprias palavras seria muito útil. O ensino /aprendizagem com música em aulas de língua inglesa fortalece muito o desenvolvimento da habilidade escrita. Por outro lado, há uma motivação que é gerada pelo que ocorre dentro de sala de aula que é chamada de motivação Intrínseca. E é aí que aulas com música se tornam ferramentas reais de incentivo ao ensino/aprendizagem dando continuidade a motivação que o aluno possa vir a ter intrinsecamente, pois a motivação interior tem o papel de apoiar a relativa motivação que vem de fora. De outra forma, o aluno pode se entediar com o desenrolar das aulas e pensar que o assunto ensinado é mais difícil do que ele, outrora, pensou ser.
Portanto é primordial que professor sustente a motivação do aluno e isso pode ser feito de diversas maneiras em sala de aula como a seleção de materiais condizente com o nível do aluno, além disso, há a questão do afeto. Alunos precisam sentir que o professor se importa com eles. Como faz notar (AMORIN E MAGALHAES), recomendam atividades de leitura agregadas às letras das músicas por meio de tradução para o Português e por meio de conjugação dos verbos nos tempos verbais apropriados ao contexto. Dessa maneira, podem trabalhar uma terceira atividade que consiste em fazer com que os alunos encaixem palavras que não estão na música, mas que se encontram no quadro e estão fora de ordem. Sabemos que a compreensão oral pode ser estimulada pela música em sala de aula, quando são discutidas as questões gerais e específicas encontradas nas letras da canção, por meio de debates de perguntas e respostas, fazer ditados com palavras que se encontram na música, o próprio ato de cantar a música juntos como karaôque e discussão de gírias e expressões idiomáticas inseridas nas letras.
No meu cotidiano, que atuo como professora de língua inglesa das series iniciais do ensino fundamental de uma escola privada na cidade de Petrópolis- RJ, neste período do letivo trabalhei com a utilização de músicas nas aulas de inglês, baseada no conteúdo programático proposto pela escola para o segundo, terceiro, quarto e quinto ano, foi feita uma checagem de seus gostos musicais, músicos e bandas favoritas. Foram exibidos vídeos com as músicas com legenda na língua alvo com a finalidade de fixar vocabulário, palavras que ajudam com a pronuncia, debates em sala de aula do conteúdo exposto. É necessário, portanto, que o professor além de ensinar tenha o cuidado de se dedicar a mostrar a pertinência que a língua inglesa exerce sobre os indivíduos de forma global.
Segundo Paiva (1997, p19 apud Sousa, 2012: "aprender a língua inglesa hoje, é tão importante quanto aprender uma profissão “Esse idioma tornou-se tão necessário para a vida atual que, para conseguirmos aprimorar qualquer atividade profissional, seja no campo da medicina, da eletrônica, da física(etc. temos que saber falar inglês” diz a autora. Podemos perceber o quanto é relevante a língua inglesa e passamos esta importância para os alunos que só tem a ganhar com esta valorização desta disciplina. Para isto, faz-se uso de vários recursos como música e vídeos clipes, filmes, pois estes recursos estão presentes em torno dos alunos em suas vidas diárias e presentes na vida das pessoas. Segundo Rossini (2001, p. “A afetividade é a única saída para a educação, a falta da mesma leva a rejeição aos livros, a carência de motivação para a aprendizagem e a ausência de vontade de crescer.
Se o ser humano não está bem sua ação como ser social estará comprometida, sem expressão, sem força, sem vitalidade. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo, deve ser gostoso, prazeroso". É preciso que o docente crie um ambiente criativo e prazeroso, de modo que o aluno sinta-se a vontade e deposite gosto pelo idioma, transformando-se em um discente motivado e afetivo em aprender inglês. O uso de canções nas aulas de língua estrangeira proporciona aos alunos a oportunidade de trabalhar habilidades que não são muito exploradas no dia-a-dia, tais como o speaking, se a proposta for que os alunos cantem a música, e o listening, se a proposta for que eles ouçam e façam alguma atividade relacionada à compreensão daquela música.
Dessa forma, o vocabulário do aluno pode ser enriquecido, já que com a prática constante a memória é trabalhada, de maneira que o aluno retenha o máximo de informações possíveis. A escola deve deixar claro que o uso de música em aulas de inglês, não tem somente o objetivo de entreter, mas também de despertar nos alunos o crescimento do interesse pelo debate dos temas propostos. Por isso, o que a música ensina fica registrado em nossa memória e principalmente em alunos em idade de ensino fundamental, como faz notar Murphey (1992), “as músicas fixam-se em nossas mentes e tornam-se parte de nós”. Conseguinte que, se o professor e o aluno estiverem engajados em seus papeis quanto a educação o objetivo de ensino/aprendizagem será alcançado e teremos em nossa sociedade jovens que possuirão não somente proficiência de mais de uma língua, mas também terão desenvoltura e conhecimento de culturas.
Philadelphia:P. A. Psychology press,2002 BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. PCNS: Língua Estrangeira. Brasília: SFE,1998 BRASIL, Ministério da Educação. How’s the weather song. Letra de música. Disponivel em: https://www. youtube. com/watch?v=I8GeA3anPdo. com/watch?v=P466Nq-kjY4. Acesso em 12 Abril de 2018. ROSSINE, M. A. S. letra de musica. Disponivel em : <https://www. youtube. com/watch?v=Ut-HbauKzDw. Acesso em 19 de Abril de 2018. ANEXO Analise dos resultados das pesquisas Segundo as análises de dados conectados as hipóteses manifestaram os seguintes resultados: Pergunta 1: Você gosta de aulas de inglês? 98% sim 2 % não A maioria diz gostar de inglês 98% sim 2 % não Pergunta 2: Você acha que o inglês é importante? 100% sim Todos parecem compreender a importância do inglês para se comunicar com o mundo.
Pergunta 3. Você gosta de músicas em inglês? Acha que elas podem a aprender inglês? 96% sim 4% não Nota-se que 96% dos alunos dizem que gostam de música e que ela pode ajudar a aprender inglês, e apenas 4% dos discentes acreditam que a música pode ser difícil, rápida demais e não compreendem o que ela diz.
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