A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA ATUALIDADE

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Finanças

Documento 1

A metodologia utilizada foi Pesquisa Bibliográfica, por meio da leitura de livros de autores renomados no assunto, pesquisas na internet, com buscas de artigos já realizados sobre o tema, textos etc. Conclui-se que o líder deve desenvolver competências comunicativas e apoiar a mudança para atingir com mais eficácia as relações das organizações, tornando-a mais competente. O efeito das características pessoais e do comportamento de um líder, bem como das características dos seguidores sobre o desempenho do grupo, quase sempre depende do grande contexto no qual a liderança está inserida. O conceito varia de pessoa para pessoa, de grupo parA grupo, e de situação para situação 2 - Introdução Líder é uma palavra que impõe respeito e muito valorizada nos dias em que vivemos.

Um líder está presente em praticamente todas as áreas, lugares ou setores da sociedade. Um grande líder é aquele que tem a capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações. PRENTICE, 1961) Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou atemporal ano é importante nessa definição. Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Da mesma forma, líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente. Isto nos sugere então que a liderança é um processo de influência sobre outras pessoas.

Tipos E Estilos De Liderança Liderança Autocrática Neste estilo de liderança, o líder foca apenas as tarefas. Também chamado de liderança autoritária, as decisões do grupo são tomadas pelo dirigente, não considerando as opiniões de seus subordinados ou da equipe. Este estilo pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se em autoritarismo. Resumindo: neste estilo, a centralização do poder de decisão está nas mãos do chefe. Autoridade formal é aquela dada a um gerente de uma organização, é um poder que o mesmo exerce sobre seus subordinados, é o chamado cargo formal, quando alguém gerencia outras pessoas. Este indivíduo, no entanto, não exerce liderança, mas sim autoridade formal. Já a liderança é, na maioria das vezes, informal, pois é comum encontrar líderes que não ocupem nenhum alto cargo ou cargos de chefia dentro das organizações.

A liderança está também fora das organizações, como por exemplo, em grupos sociais organizados, que precisam de líderes e não de chefes: é o caso de grupos de voluntários, associações de condomínios, time de futebol, entre outros. No entanto, é preciso que os gerentes e administradores eficazes combinem esses dois atributos: a autoridade formal e a habilidade de liderar. Características Pessoais Do Líder Caracterizado especialmente pela sua formação, conhecimento, valores e experiência, o líder precisa ter basicamente quatro características pessoais: a de ser líder propriamente dito, tendo habilidades pessoais e motivação para poder liderar outras pessoas; ser planejador, porque antes de tudo tem que planejar como será feita ou executada a tarefa ou missão; ser um bom administrador de sistemas internos, ou seja, delegar funções quando for necessário, cuidar do futuro da empresa em um âmbito mais interno, coisas que só o administrador pode ter; e por fim possuir boas relações públicas, ou seja, respeitar seus subordinados, atentar-se para as opiniões da sociedade etc.

Características Pessoais Dos Liderados Fazendo uma análise dos liderados, podemos considerar duas características pessoais: suas motivações e suas competências. Os liderados seguem um líder por alguma razão ou motivo. Sendo assim, a liderança e a motivação estão interligadas, pois o líder propõe uma tarefa que é de seu interesse realizar, e os liderados por sua vez irão concordar em desenvolver se for também do interesse deles. O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Líder Carismático O líder Carismático é aquele que causa forte impressão aos seguidores. Este líder incentiva seus seguidores a superar seus desempenhos passados e também seus interesses pessoais, fazendo com que se crie um comprometimento em relação aos objetivos.

Para Ronald Deluga, Carisma é a influência que o líder transformador exerce sobre os seguidores. O carisma apela às emoções dos seguidores e estimula sua identificação com o líder. O carisma é a condição mais importante, mas não a única, para que surga um líder transformador. Gestão Da Qualidade Total No campo da Gestão de Qualidade Total, será apresentada a norma ISO 9001-2008, que são os sistemas de gestão da qualidade (requisitos). “É a norma para fins contratuais usada para avaliar a capacidade de uma organização em atingir os requisitos dos clientes e os regulamentares aplicáveis para, assim, satisfazer esses clientes”. MELLO, et al, 2008, p. Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental par a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas s organizações.

De acordo com a ISO (2008 h), os oito princípios da gestão da qualidade são: foco no cliente, Liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores 8 - Considerações Finais O assunto referente à liderança é palco de discussões há muito tempo entre estudantes, teóricos, homens e mulheres do dia-a-dia, pessoas das mais variadas nações, línguas, posições sociais e empresariais, do chão da fábrica à presidência. Finalizando, liderança é um trabalho em constante evolução. O que funcionou antes, não necessariamente funcionará depois. Os verdadeiros líderes reconhecem e se adaptam a isso, e ensinam seus funcionários/subordinados a se adaptarem também.

Entender o que se passa na cabeça de cada pessoa pode ajudar a traçar os planos, criar disciplina para você e para os outros no sentido de tratar as deficiências ou achar pessoas para preencher as falhas e espaços vazios. Quanto mais os líderes estão sintonizados consigo próprios e com a sua equipe, mais forte será organização como um todo. Elementos de comportamento Organizacional. Título Original “A Primer on Organization Behavior”. São Paulo: Pioneira, 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. J. Administração: princípios e tendências. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. LIDERANÇA: saber os conceitos não é o suficiente. São Paulo: Atlas, 2000. MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2008: Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços.

São Paulo: Atlas, 2009. ROBBINS, Stephen Paul.

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