A importância da fase de controle do projeto para gestão de informação
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Engenharia de produção
nome do orientador) ___________________________________ (nome do avaliador) ____________________________________ (nome do avaliador) RESUMO A gestão de informação é uma área relativamente nova no mercado e vem apresentando crescimento constante. Devido sua importância, diversos trabalhos vêm surgindo dentro deste contexto. A fase de controle, para o sistema de informação apresenta significativa presença. Para este trabalho foi feito levantamento bibliográfico a fim de levantar dados pertinentes ao assunto. O objetivo é descrever a fase de controle dentro da gestão de projetos, com a finalidade de ressaltar sua importância dentro da gestão de informações. Keywords: Information system; Management; Control; Production; Product quality. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………. Problema…………………………………………………………………………………. Objetivo Geral ……………………………………………………………………………. CONCLUSÃO……………………………………………………………………………. REFERÊNCIAS………………………………………………………………………………28 1. INTRODUÇÃO A Engenharia de Operações e Processos da Produção é uma área relativamente nova no Brasil, por consequência nota-se o surgimento de várias áreas de atuação no campo, que vêm complementando as etapas presentes dentro de uma empresa ou indústria.
Já a administração é palavra de ordem no mundo das organizações. Não existem empresas ou organizações intrinsecamente boas ou más, vencedoras ou perdedoras. Só começou a ser sistematizada no século XX, com projetos como a construção da bomba atômica e o programa espacial norte americano (MONTEIRO e FALSARELLA, p. PEINADO, 2007, p. Até meados da década de 1950 não havia automatização das empresas, tudo era registrado em papel e arquivado em gavetas, sinônimo de espaço e tempo perdidos. Essa forma de organizar as informações foi computadorizada e hoje os sistemas de informações são classificados em diferentes tipos e níveis de gerência (LAUDON e LAUDON, 2011). Das práticas à padronização do sistema, todo o serviço de produção foi aprimorando visando o ganho o lucro do produto entregue ao mercado.
A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar nelas os atributos da qualidade, os quais são: moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo (SALEME e STADLER, 2012, p. Pode-se concluir então que a gestão de projetos sempre existiu. Na execução de qualquer empreendimento precisam ter como característica, um bom desempenho, para que os objetivos possam ser alcançados sem prejuízo final (MONTEIRO e FALSARELLA, 2007). Enfim, faz-se necessário, dentro do empreendimento, a execução do controle para garantir o bom desempenho. É através do controle de qualidade que o produto apresentará sem prejuízo no final da produção e poderá ser apresentado ao mercado sem risco de rejeição. O que, ao analisar a literatura, encontra-se disseminado. Objetivo Geral O objetivo geral é identificar e descrever a fase de controle dentro da gestão de projetos, com a finalidade de ressaltar sua importância dentro da gestão de informações.
Objetivo específico • Definir os pontos de controle existentes na fase; • Delimitar as áreas de controle que apresentam relevantes; • Identificar quais problemas aparecerão caso a fase de controle apresente falhas. REFERENCIAL TEÓRICO Conhecer a área de controle de qualidade é indispensável para que se desenvolva estratégias novas. Cabe ao profissional responsável a desenvoltura de especializar na área, estudar as estratégias existentes e se capacitar para tomar as melhores decisões dentro do propósito que lhe foi imposto. p. desenvolver um projeto que aprimore e avalie o andamento das técnicas aqui implementadas visa a melhoria de toda a produção. Agora com um setor novo inserido, comunicando com os demais, a complexidade de operação é aumentada. Gerenciar o processo natural da empresa e gerenciar um sistema de informações está longe de ser parecido.
A mudança é algo delicado que tira da zona de conforto aquele que a faz. estruturando um planejamento específico onde tal ação demande a aplicabilidade de técnicas específicas. Caso contrário, o erro aqui cometido pode acarretar o prejuízo local e afetar outros setores da empresa, já que este comanda os demais quanto sua organização. Dentre as divisões existentes na empresa, três são classificadas como setores de atividade econômica. Segundo Peinado (2007, p. esta classificação é voltada para a divisão de organização e pode ser distinguida em: • setor primário: organizações da área extrativista, agropecuária e pesca. Desde os elementos básicos da empresa, até o objetivo final que é o produto. Trabalhando dentro dessa linha de raciocínio, a avaliação dos processos, fase a fase, proporciona a possibilidade de uma análise específica, além de dar a oportunidade de identificar o momento exato do erro.
Assim, consequentemente, o erro pode ser corrigido, o que resulta na excelência do produto. As atividades de produção, conhecidas também como atividades de operação, comandam o processo produtivo. Assim, a gestão da produção de informações é responsável por oferecer aos seus clientes um produto de qualidade (PEINADO, 2007). Mas para garantir a qualidade precisa desenvolver estratégias de análise detalhada que envolve a visão da empresa, quanto produtora capitalista, e a do produto, como excelência a ser entregue ao mercado. O que implica em organizar informações pertinentes ao andamento da produção. O planejamento das atividades de produção é bastante complexo e precisa ser realizado em diferentes horizontes de tempo (PEINADO, 2007, p. para isso precisa ter em mente a produção de forma organizada.
A demanda organizacional existente dentro do processo de produção tem um importante papel para manter o funcionamento da empresa e geralmente os responsáveis por manter esse sistema em constância são os técnicos de informação. Aplicadas à informação e tendo em vista que o sistema funciona como um conjunto de dados, esses dados precisam ser ordenados para que possa trabalhar de forma organizada. Guardar de forma organizada garante o andamento do projeto sem repetir falhar e erros passados. A organização que utiliza metodologia de projetos, obrigatoriamente, precisa buscar informações contidas dentro de plano para que os erros sejam reparados antes de causarem prejuízos. Ou seja, se houver uma gestão adequada da informação, se reverterão em aprendizado. Através do planejamento a empresa cria a dos processos que ela mesma executa, aumenta as chances de acerto e garante o sucesso produtivo.
Para isso existem os processos organizacionais. Assim, garantir a eficiência na produção envolve também organização nos processos como um todo. Para Peinado (2007, p. as atividades em uma organização existem como consequência de uma sucessão de eventos, que pode ser visto como uma transformação de uma coisa em outra. Ou seja, o processo de organização é relativo ao controle de qualidade e para que esta relação ocorra os procedimentos necessários são divididos em fases. O termo capabilidade tem a ver com a busca de uma forma para controlar e medir qual a capacidade que um processo tem para cumprir às exigências de uma determinada especificação. Quanto mais severa a especificação, mais caro e difícil será a fabricação do material, componente ou produto.
Um processo pode estar sob controle, porém, os limites do gráfico de controle são maiores que os limites exigidos pela especificação do cliente, neste caso dizemos que o processo não tem capacidade de atender às exigências da especificação (PEINADO, 2007, p. O próprio projeto gera uma série de informações que podem se transformar em aprendizado. Tudo isto favorece a elaboração e a gestão de novos trabalhos. E a equipe do projeto normalmente é desmontada após o projeto – os projetos em sua maioria são conduzidos por uma equipe que tem o único compromisso daquele projeto. Ao término do projeto, a equipe é liberada e os membros realocados em outras atividades (LOMBARDI 2000, p. Monitorar a disponibilidade de tempo, manter os dados atualizados, ter acesso fácil às informações atualizadas e históricas, devem fazer parte do sistema de informações para que o controle seja garantido.
São dados de suma importância para que a gerência do setor possa executar seu serviço com segurança e garantir a qualidade do mesmo (ARAUJO Jr e ALVARES, 2007). O cuidado com o conteúdo trabalhado aparece a partir da terceira fase cita, e quando encerra o projeto, na quarta fase, esse monitoramento deve ser contínuo, mesmo que todos os requisitos citados acima sejam satisfatórios no momento do término. Em contrapartida, ambos são executados exclusivamente por funcionários, não podendo ser substituídos por máquinas ou sistemas, seus recursos são limitados e ambos exigem controle durante todas as fases. Sendo assim, para garantir o conteúdo deve-se atentar para a precisão, concisão, amplitude e performace do projeto como um todo.
São detalhes que auxiliam no controle à longo prazo, no monitoramento e na execução de futuras mudanças. Em relação à forma, a clareza, completeza e o formato, garantem a comunicação e facilita o trabalho em equipe. São itens importantes para manter o controle devido à dificuldade de organizar um campo que integra vários setores, ou subsetores. Assim pode-se concluir que a figura do gerente é indispensável e deve ser ocupado por uma pessoa capaz de manter o equilíbrio entre equipe e a hierarquia, garantindo o desemprenho coletivo. A formação acadêmica em graduação de nível superior está crescendo cada vez mais, a fim de preparar estes profissionais para encarar um mercado de trabalho cada vez mais promissor e exigente. As fases de controle como responsável pela identificação das falhas Na era digital, o controle online tem apresentado sofisticações constantes, em um processo rápido de aprimoramento.
As mudanças ocorrem de maneira necessário a acompanhar a globalização do mercado e os profissionais devem acompanhar essa evolução, de forma mais competitiva que os sistemas de computação puramente técnicos. A gestão da informação deve atuar na catalogação e no armazenamento das informações obtidas em função do projeto. Já as etapas, têm o objetivo de seguir um plano que vai desde identificação de problemas ou necessidades apresentadas pelo processo que está sendo analisado, até a manutenção do sistema em funcionamento. Para gerir um projeto, no que diz respeito o setor de qualidade, existem requisitos básicos que podem ser seguidos, a fim de garantir a excelência do procedimento. Para LOMBARDI (2000, p. Estes estão divididos em: • Planejamento da Qualidade – Determinar estratégias eficientes para a execução do projeto e a melhor forma de executá-las.
• Garantia da Qualidade – Para manter a qualidade do projeto a avaliação constante faz- se necessária, para garantir os padrões estabelecidos no planejamento. Os conceitos serão introduzidos ao longo do trabalho. Dentro dos dados levantados, pretende-se analisar a abordagem do sistema de informação e seu funcionamento, como ele é descrito na literatura e quais as estratégias utilizadas nas empresas para estes não apresentem erros e falhas. As compilações coletadas dos principais autores serão adotadas como padrão para delimitar a fase de controle e identificar os possíveis problemas que podem ocorrer na ausência desta, fazendo assim cumprir o objetivo do trabalho. Levando em conta que para a aplicação de um sistema de informações é necessário a informatização e a mão de obra, a avaliação gira em torno dos dois.
A ferramenta, como passiva de bugs provenientes do próprio sistema, e quem a controla, podendo ocorrer erro de comando. Para os livros, foram selecionados os títulos que abordassem a área dentro de um contexto geral, para que fosse possível o esclarecimento do assunto, e um contexto restrito, para a apropriação do conteúdo e suas formas de funcionamento. Assim, as palavras-chave que satisfizeram a pesquisa foram: engenharia de produção; sistema de informação; etapa de controle dentro do sistema de automação. Para estas palavras foram encontrados 81 artigos, no total, relativos ao tema. Os posteriores foram excluídos por apresentar um desvio considerável do foco do trabalho. Outras buscas realizadas levavam em consideração as seguintes palavras-chave: processo de produção dentro do sistema de informação; fases de controle no processo de produção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Através da revisão bibliográfica foi possível compilar as informações apresentas nos objetivos. Os pontos principais da fase de controle foram estabelecidos na literatura como três fases existentes dentro da fase de controle. E para as áreas de controle foram impostas para toda a empresa, sem demarcações expressivas. Para identificar quais problemas aparecem, a literatura levantada mostra apenas a aplicação desta em um processo de produção, porém fica explicito que a falha do controle leva a queda na qualidade do produto. Sendo assim, o Sistema de informação é uma parte importante para o processo de produção, por dar suporte à gestão empresarial. Saber que a fase de controle é responsável por todo o processo de produção, remete à responsabilidade de acompanhar todo o processo da empresa.
A relação que pode ser feita foi que o controle gerencial é abrangente e circunda em torno da fase de planejamento. E depende desta durante toda sua existência. O controle gerencial é ainda uma ferramenta importante, não para controlar o comportamento dos funcionários, mas sim para caminhar corretamente rumo ao objetivo da empresa. Dentre os problemas que podem aparecer, a queda na qualidade final do produto tem mostrado a de maior destaque na literatura, e esta vai levar a queda da economia da empresa. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador, 15 p. out de 2007. BACK, S. O. LEHNHART, E,R; SILVA, T,L; LOSEKANN, V, L; LÖBLER, M, L; TAGLIAPIETRA, R, D. Ciclo de Vida dos Sistemas: uma Análise dos Desafios da Implementação de um Sistema de Informação em uma Instituição de Saúde Pública.
Santa Maria: Revista de Administração. v. n. A. FALSARELLA, O. F. Um Modelo de Gestão da Informação para Aprendizagem Organizacional em Projetos Empresariais. v. O gerente nas organizações: funções, limitações e estilo decisório. São Paulo: Revista Ser Humano (RH), a. n. p. – 35, jun. Brasília: Fundação Escola Nacional de Administração Pública. p. SELEME, R. Controle de Qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex.
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