A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO FUTURO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

ABSTRACT The teaching practices in higher education in contemporary society are responsible for the qualified formation of the educators of the future. This article will be through a bibliographical analysis to understand how is the initial training for teachers and the importance of teaching higher education in the training of future educators, having as a problem why university teachers are important in the vocational training of future teachers. Keywords: Formation; Teachers; Educators. INTRODUÇÃO Na sociedade brasileira ao longo do tempo vem acontecendo diversas transformações que influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a formação inicial dos docentes apresenta-se como fator relevante na elevação da qualidade do trabalho desempenhado pelo docente no cotidiano escolar da comunidade escolar. As formações iniciais dos profissionais precisam ser fundamentadas em um contexto onde teoria e práticas possam se aproximar o máximo possível, pois o desempenho profissional dos docentes tem uma relação importantíssima com o trabalho pedagógico dos professores que ministraram as aulas na fase acadêmica, sendo que esta etapa estudantil é indispensável para anseios profissionais dos futuros docentes.

reconhecendo a didática como fator essencial no processo de articulação para formação dos docentes, portanto os docentes no ensino superior precisam articular-se neste campo da aprendizagem. “articula a lógica dos saberes a ensinar (dimensão epistemológica), a lógica dos modos de aprender (dimensão psicopedagógica) e as lógicas das relações entre práticas socioculturais e ensino (dimensão sociocultural e institucional)” Libâneo (2015b, p. A compreensão, problematização e proposta referente ao ensino são os objetos que se relaciona com a didática no contexto da sala de aula, sendo que o ensino é constituído com base na didática desempenhada pelo docente, portanto o professor tanto no processo de formação como em sua atuação precisa de assegurado o cumprimento da prática pedagógica que se fundamente numa função social mediadora do conhecimento.

A forma como os docentes conduzem o processo de formação na licenciatura tem grande importância para que os futuros docentes tenha um posicionamento referente às premissas didáticas compreendendo que o trabalho de um educador deve esta sustentada no domínio específico em consonância com a metodologia didática. A realidade de formação dos docentes deve fundamenta-se nas perspectivas didáticas de forma multidimensional e crítica (CANDAU, 1983), pois o ensino deve assumir o contexto de dupla transitividade (ROLDÃO, 2007). O professor do ensino superior precisa desenvolver habilitades e competencias para ser um excelente formador, pois os estudantes de licenciatura precisam de muito mais que conhecimento cientifico e administrativo para serem bons educadores no futuro, portanto de acordo com essa concepção fica evidente a importancia do professor universitário na formação dos professores que irão educar nos estudantes construindo vinculos direto com seus alunos.

A relação entre professor e alunos é bastante facilitada no contexto democrático em que vivemos atuamente em nossa sociedade, pois a democratização e massificação do ensino no Brasil tem diminuido às dificuldades no relacionamento dentro do processo formativo. Segundo Zabalza (2004) tem aumentado o distanciamento com a presença das tecnologias da informação e comunicação, portanto “tornando prescindível sua relação com o professor”(p. No processo de formação dos educadores o autor considera que a relação acontece de forma mais proxima, uma vez que os formadores no ensino superior nos cursos de licenciatura devem construir profundas marcas no conhecimento e na relação pessoal com os estudantes. A realidade do processo de formação de educadores no ensino superior ao se considerar esta dimensão formativa verifica-se que é bastante complexa, sendo que conforme defende Zabalza (2004); O objetivo da docência é melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos e otimizar sua formação.

“Se for apenas receber a informação de, bastará passá-lo por meio da exposição oral. No entanto, se a nossa meta se refere à apropriação do conhecimento pelo aluno [. é preciso se reorganizar, superando o aprender[. ” (Anastasiou (2003); p. A autora estabeleceu a palavra “ensinagem” em uma realidade do cotidiano como “processo contratual, de parceria deliberada e consciente para o enfrentamento na construção do conhecimento escolar, decorrente de ações efetivadas na sala de aula e fora dela” (Anastasiou, 2003 p. A formação docente exige que os professores universitários trabalhem a investigação em carater formativo, onde aconteçam “esforços de mudança para a superação das situações internas de conflito, sobretudo nas interações e na oferta de condições favoráveis ao trabalho docente” (MACIEL, 2009 p.

No decorrer do curso de licenciatura a instauração da docência solitária com uma ideia de desamparo e falta de colaboração no compartilhamento dos conhecimentos pedagógicos diante da realidade com os desafios de enfrentar a prática educativa. A formação para ser professor deixa os estudantes geralmente numa realidade onde seu desempenho profissional é construído individualmente, pois os docentes mais experientes não colaboram com essa realidade e a instituição não busca desenvolver as responsabilidades educadoras de forma coletiva, portanto os sentimentos como solidão, angustia e entre outros são visíveis nos professores, sendo uma consequência da falta de colaboração, socialização e humildade em buscar na experiência dos outros bases para formação profissional pessoal, pois os cursos de licenciatura deixam muito a desejar neste processo coletivo de construção conjunta das habilidade e competências do ser professor.

Na formação docente existe a necessidade de transformação nos requisitos pedagógicos do processo formativo, pois ao decorrer da preparação deve-se focar na aprendizagem como principal padrão a ser considerado ao final do curso de licenciatura, pois a sociedade contemporânea precisa de profissionais com características mediadoras, ou seja, aquele docente que além de possuir bom conhecimento sobre sua área especifica tem habilidades para facilitar a aprendizagem conforme o contexto dos seus estudantes. A contribuição do docente no ensino superior está em formar os futuros educadores para serem professores com conhecimentos além de suas especificidades focando nas práticas cotidianas a serem desenvolvidas, pois os conteúdos a devem ser aprendidos de forma integrada ao conjunto de habilidades e conhecimentos significativos. O perfil dos formadores dos cursos de licenciatura está vinculado a sua formação inicial, sendo então divido o processo em professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e entre outras disciplinas desconsiderando a capacidade educadora dos profissionais, sendo assim temos uma fragilidade neste sistema.

A ideia segundo Isaia (2003) é de que basta o conhecimento especifico para ser um bom formador de docentes e concretizar o processo formativo para futuros professores precisa vivenciar uma realidade sólida com dedicação no projeto profissional como docente. Segundo expressa ISAIA (2006b); Quando se parte do pressuposto de que não existe preparação prévia para ser professor do ensino superior, a docência é entendida como um processo complexo que se instaura ao longo de um percurso que engloba, de forma integrada, as ideias de trajetória e de formação, consubstanciadas no que se costuma denominar de trajetórias de formação (p. O processo de formação docente encontra importância na trajetória que auxilia nas práticas formativas, pois mesmo que a organização do trabalho não esteja organizada em forma sistematizada consegue ser rico na aprendizagem se assim vivenciar as teorias constantemente refletidas.

A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR Os docentes no ensino superior têm muito a contribuir com os futuros educadores, porém eles necessitam ser preparado para desenvolver um processo solido na formação profissional dos estudantes do curso de licenciatura. REFERENCIAS ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem (p. In: ANASTASIOU, L. Petrópolis/RJ: Vozes, 1983. p. GATTI, Bernardete A. et al. coord. XX p. – (Coleção Educação Superior em Debate; v. LIBÂNEO, José Carlos. Antinomias da formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido (Org. V; MACIEL, A. M. da R. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior.

Santa Maria: Ed. ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. n. jan.

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