A EMPRESA NATURA: Um estudo sobre algumas de suas áreas administrativas
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
O estudo destes assuntos será realizado com o auxílio dos conhecimentos obtidos nas seguintes disciplinas: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira, Estatística Aplicada e Gestão Ambiental. Os resultados destas análises permitirão entender melhor como a Natura segue se desenvolvendo e crescendo de forma sólida e constante, sem deixar de lado o respeito pelo meio ambiente, cuidando bem de perto dos seus números para mantê-los positivos. Palavras-chave: Contabilidade. Estatística. Gestão. Natura. Sumário 1- Descrição da Empresa e Introdução 5 2- Analisando o grau de endividamento e liquidez por meio da contabilidade 6 3- Controlar as finanças por meio da Gestão Financeira 8 4- Estatística Aplicada: análise de informações através de números 9 5- Gestão ambiental: só faz bem, se faz bem ao mundo 11 6- Conclusão 15 7- Referências Bibliográficas 16 1- Descrição da Empresa e Introdução A Natura é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos e beleza para o corpo todo, apesenta linhas inteiras itens como cremes, desodorantes, óleos corporais, sabonetes, perfumes, protetores solares, maquiagem, seja para o público feminino, o masculino ou crianças.
Fundada no segundo semestre de 1969 por Antônio Luiz Seabra, que abriu uma loja e uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo. No ano de 1974, a empresa finaliza a oferta de seus produtos em loja física e começa as vendas de forma direta (NAKAGAWA, M. Além do Brasil, atualmente a Natura está presente em vários países da América Latina como Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela, Peru e México. SANTOS, E. M. Os conceitos da contabilidade podem ser entendidos em três partes separadamente, a primeira parte é a orientação, onde se elabora os relatórios contábeis, o balanço patrimonial e o demonstração do resultado do exercício (DRE), e com base nas informações fornecidas por eles, vê-se a real situação financeira e da empresa (Portal SO CONTABILIDADE, 2007).
Na segunda parte, há o controle que é o conjunto de processos usados para transmitir a informação para a administração que a organização está trabalhando de acordo com o planejamento e políticas definidas com antecedência. E a terceira e última parte é o registro, que transforma toda analise possível, uma vez que é mandatório que as informações econômicas e financeiras de uma empresa sejam registradas. Total dos passivos não circulantes 6. Estoques 1. Custo dos produtos vendidos 2. Receita Liquida de Vendas 9. Total do patrimônio liquido 1. Deste modo, de acordo com Vieira, T. entende-se que o “controle financeiro se baseia na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. Por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa”.
Assim, controlar financeiramente a empresa quer dizer conhecer a real situação onde a organização está, e baseadas nestas informações que se fundamentam o planejamento de investimentos, pagamentos e compras. Assim, primeiramente deve-se providenciar o registro das contas a pagar e a receber, o registro de caixas das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário e se for considerar a analise patrimonial, será preciso catalogar os bens da empresa e elaborar o capital de giro, as tendências de crescimento e rentabilidade (VIEIRA, T. Gestão ambiental: só faz bem, se faz bem ao mundo A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação Empresa B no mundo, em 2014, renovada em 2017. Esta certificação representa o movimento Sistema B que reconhece as empresas que consideram igualmente importantes seus resultados econômicos e socioambientais (NATURA, 2018).
Em toda produção há geração de resíduos que precisam ser destinados de forma adequada, pois a natureza possui um limite que suporta receber destes resíduos, sendo preciso respeitá-lo para que a vida na Terra não entre em colapso, Entretanto, com o advindo da modernidade e o crescimento populacional, surgiram as grandes cidades, com indústrias e produção em larga escala, produzindo mais resíduos, muito mais do que a natureza consegue absorver, causando um desequilíbrio nos nossos ecossistemas e a degradação da nossa fauna e flora. Este crescimento desornado começou a chamar muita atenção do mundo que se viu obrigado a começar a impor exigências para se combater as atividades que fossem potencialmente perigosas, principalmente na área industrial.
Assim em 1972, deu-se inicio na Suécia a preocupação com o desenvolvimento sustentável, acarretando uma série de mudanças progressivas na indústria que visavam uma produção mais consciente e menos poluidora do meio ambiente. Possui também um programa de certificação de insumo em parceria com as comunidades fornecedoras. A Natura conseguiu trazer inovação em relação ao meio ambiente na confecção das embalagens de seus produtos, ao trazer no rotulo de seus produtos a tabela ambiental, onde constam as informações sobre os possíveis impactos ambientais que cada ingrediente pode causar e informando que a empresa não realiza testes em animais. A empresa também investe na vegetalização de seus produtos, isto significa a substituição de matéria-prima mineral por matéria-prima vegetal, como por exemplo o uso de álcool orgânico no lugar do álcool comum e também há iniciativas para a redução e compensação das emissões de CO2 que são calculadas levando em consideração toda a cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até o descarte dos resíduos.
A empresa possui uma rígida Politica de Sustentabilidade que pode ser resumida nos famosos passos abaixo: Três passos para fazer a diferença: Reduzir: O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado. Desta forma, percebe-se que a empresa objeto de estudo está completamente alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável em todas as suas áreas de atuação. Conclusão O estudo foi realizado com a empresa Natura, e baseado nas análises apresentadas, nota-se que há crescendo sólido e crescente, ao mesmo tempo que a organização é atuante na consolidação da sua marca como referência para diferentes áreas da administração financeira e contábil, e principalmente em gestão ambiental.
Em relação a saúde financeira da empresa, por meio do estudo contábil de seus indicadores financeiros, tem-se que os resultados da empresa Natura melhoram no período analisado, os anos de 2016 e 2017, mostrando assim a situação econômico-financeira da empresa está saudável com um fluxo de caixa positivo e um grau de endividamento inalterado e que possuí capacidade para honrar os pagamentos aos seus credores. O controle do orçamento empresarial é realizado por meio de rígida análise das estratégias da companhia, utilizando informações que permitem à empresa gerenciar todas as áreas e categorias do negócio, monitorando seus gastos, por meio de um plano de ação coerente, minimizando os impactos e também medindo as partes que estão atendendo às expectativas, alcançando as metas e, portanto devem continuar seguindo o caminho estipulado.
Na parte da estatística aplicada, foi apresentado um exemplo de como dados estatísticos podem ser usados para compreender a situação da empresa dentro do assunto de interesse, indicando que esta área é extensamente aplicada transformação de informações em números, facilitando e otimizando sua compreensão e mensuração, Sobre a gestão ambiental, percebe-se que empresa é uma organização muito empenhada em alcançar um impacto sócio-econômico e ambiental positivo em todas as suas cadeias de negócios, independentemente de sua localidade de atuação. com/orcamento-empresarial/>. Acesso em: 18 set. GUTIERREZ, M. Natura aprova orçamento de R$ 610,3 milhões para 2018. Disponível em: <https://www. NAKAGAWA, M. A Natura começou distribuindo rosas, não produtos. Disponível em: <http://blogs. pme. estadao. NATURA. Relatório Anual Natura 2017.
Disponível em: <http://sites. natura. com. Portal SO CONTABILIDADE. Conceito de contabilidade. Disponível em: <https://www. socontabilidade. com. SANTOS, E. M. Contabilidade. São Paulo: Editora Sol, 120 p. il. Disponível em: <https://pt. wikipedia. org/wiki/ Natura>. Acesso em: 18 set. WWF.
180 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes