A ARTE DA COMUNICAÇÃO HUMANA HABILIDOSA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Artes cênicas

Documento 1

Professores da Banca Avaliadora: ________________________ Profº (a). Nome Completo Orientador (a) ________________________ Profº (a). Nome Completo Avaliador (a) RESUMO Este estudo apresenta uma investigação sobre as estratégias de comunicação eficiente no âmbito empresarial, buscando compreender os motivos conflitantes gerados pela ausência de uma comunicação efetiva e integradora. Relatar-se-á as estratégias já testadas e mais usadas em empresas de sucesso; demonstrando de que maneira um processo organizado e bem administrado garante um ambiente de trabalho saudável e lucrativo. A pesquisa bibliográfica apresenta reflexões importantes a respeito do tema ancorando o alcance dos objetivos propostos de como garantir que as estratégias de comunicação em ambientes organizacionais modificam positivamente o contexto de qualquer segmento de mercado, assim compreendendo os modelos de comunicação administrativa e de equipes de trabalho visando às melhorias de desempenho e aperfeiçoamento de pessoal na busca pela excelência profissional.

OBJETIVO GERAL 9 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9 4 REVISÃO DE LITERATURA 10 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL 10 4. CONSIDERAÇÕES PARA INTERVENÇÃO 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17 REFERÊNCIAS 18 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa pretende abordar o desempenho das atividades em organizações, privadas ou públicas, que atualmente tem exigido uma cautelosa coordenação e qualificação em recursos tecnológicos, que estão sempre em constante evolução. Neste contexto, onde tudo evolui rapidamente, espera-se a adequação de profissionais flexíveis ao cenário, com formação cada vez mais especializada e que sejam capazes de um desenvolvimento pessoal suficiente para capacitá-los a se adaptarem a quaisquer mudanças que aconteçam em seu ambiente de trabalho. OBJETIVOS 3. OBJETIVO GERAL Considerar as estratégias de comunicação em ambientes organizacionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender os modelos de comunicação administrativa e de equipes de trabalho visando às melhorias de desempenho e aperfeiçoamento de pessoal.

REVISÃO DE LITERATURA 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL A boa comunicação é fator imperativo em todas as áreas desenvolvidas dentro de uma empresa, ela é responsável pela transmissão de informações ou mensagem de uma pessoa para outra, para que haja entendimento, devendo esta ser de forma clara e direta. • Ascendente: é a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, críticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional. • Horizontal: é a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível ou setor.

Nas estruturas organizacionais mais burocráticas e hierárquicas, pode-se identificar uma tendência para manter a informação como propriedade secreta de grupos de um mesmo nível funcional. Essa situação cria as chamadas “caixas pretas” das organizações, ou seja, informações que são controladas e manipuladas conforme o interesse de determinados grupos de profissionais. Em casos de comunicação informal, quando se tem uma pessoa que se destaca entre as demais e acaba sendo manipulada por terceiros, o controle é exercido, quando se há providencias a serem tomadas para que tal atitude não se repita novamente. MOTIVAÇÃO =>> Executada através de cada indivíduo, o mesmo podendo identificar o seu papel e o que deve ser feito para que seu objetivo seja alcançado. Instigada através de metas, acompanhamento do desempenho, trazendo o feedback para que seu desenvolvimento melhore, alcançando a satisfação no ambiente.

EXPRESSÃO EMOCIONAL =>> Surge da necessidade das pessoas se expressarem, seja quando estiver feliz, triste, frustrado ou decepcionado. Em qualquer âmbito profissional, a comunicação deve ser bem clara e confortante. Familiares, amigos, colegas de profissão, desconhecidos, em fim a comunicação praticada por todos. • Comunicação de grupo: que pode envolver um conjunto pequeno, médio ou grande de pessoas, acontece entre um grupo de colegas de trabalho, amigos da faculdade, família, e também dentro das empresas. • Comunicação de massa: dirigida para um grande público, que se utiliza dos meios de comunicação coletiva, como jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Através desses tipos de comunicação, percebemos o quão importante essa prática entre os indivíduos. Ela é capaz de, não somente transmitir informações, mas sim de causar influencias no comportamento de todos, pois de acordo com Matos (2014, p.

A boa comunicação é condição básica para a saúde cultural de uma empresa, consolidando valores voltados para a unidade de pensamento e de ação. Os gestores podem conseguir colocar estes métodos em pratica, podem estruturar a comunicação interna, passando a trabalhar em sinergia com todos, obtendo responsabilidade no trabalho e alcançando êxito nas atividades e melhoria no desempenho da equipe que constitui a empresa. A prática de ser ouvido e ouvir têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas  como forma de estratégia, tanto interna como externa, saber das expectativas do colaborador em relação ao trabalho, se ele possui a mesma visão da empresa, como espera que os gestores possam agregar na vida de todos, é uma estratégia que vem sendo muito utilizada por gestores que prezam o trabalho, onde todos tenham satisfação em executar suas atribuições.

Segundo Matos, (2014) a comunicação é a interação da organização com o seu público interno e externo, que envolve um conjunto de procedimentos e técnicas destinados à intensificação do processo comunicativo e a difusão de informações sobre suas atuações, resultados, missão, objetivos, metas, projetos, normas, procedimentos, instruções de serviço, dentre outros. Assim sendo, nota-se que o elo de união de todo público interno e a clareza na comunicação, está internamente influenciado nos resultados externos, com a junção de todos envolvidos num mesmo propósito, alcançando o sucesso empresarial. As empresas têm de manter seus colaboradores bem informados para torna-los verdadeiros multiplicadores dos objetivos, assim eles terão maior credibilidade para falar a respeito da empresa com o público externo.

Para que a comunicação interna seja eficaz, é necessário compreender o capital humano que a empresa possui, pensando nisso é importante investir periodicamente em cursos e workshops, para promover o diálogo entre gestores e colaboradores, estimulando o relacionamento, a troca de informações e a troca de ideias. A comunicação e de extrema importância para a vida saudável de qualquer empresa, é importante que essa seja objetiva e transparente, assim mantendo um ambiente de confiança e cooperativismo. REFERÊNCIAS BRUM, A. M. MYLES R. O Caminho se faz caminhando. Petrópolis: Vozes, 2003. PESSONI, A; PORTUGAL, K M. T.

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