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O Brasil passou anos, por um lento processo, até que se pudesse ter a existência de uma Educação Infantil de qualidade. Dessa maneira, com o passar dos tempos a legislação passou a ter documentos que apresentam a importância da educação de qualidade, para todos e com metas a serem desenvolvidas e conquistadas. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre os modelos de gestão e como pode existir melhorias sobre o mesmo, tendo como objetivo geral apresentar os desafios da gestão e como podemos melhorar os modelos de gestões existentes. Através de uma revisão bibliográfica de artigos, livros, revistas, teses de mestrado e doutorado e documentos legais sobre a temática. Foi possível verificar, que os grandes desafios da gestão estão relacionados a qualidade das práticas pedagógicas que serão desen
Mostrar todosvolvidas na escola, a formação continuada dos professores e a colaboração de todos no processo de ensino aprendizagem das crianças, sendo assim se existir umOcultar
A Educação Infantil vem tomando um espaço que é cada vez mais importante na vida das crianças, quando falamos sobre as discussões que englobam as políticas públicas da educação brasileira. Sendo assim, muitos estudiosos, cientistas vem apresentando que as crianças que iniciam sua vida acadêmica mais cedo, como na pré-escola, com a idade de quatro e cinco anos, vão ter maiores hipóteses de sucesso escolar e profissional. Sendo assim, ninguém mais dúvida da importância e dos benefícios que a escola infantil tem, mas o que precisa ser considerado é a qualidade de educação para essas crianças (MORAES, 2013).
Na Constituição Federal (1988) foi consolidado a educação como uma série de princípios e propostas que vão sendo discutidas e debatidas ao longo das décadas. Sendo denominada de “Gestão democrática do Ensino Público” (BRASIL, 1988). Com isso teve o início da difusão e detalhamento dos princípios consolidados pela Constituição Federal na suarelação com a educação. Como podemos perceber no artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996):
Art. 14 – Os Sistemas de Ensino definirão as normas de Gestão Democrática do Ensino Público na educação básica, de acorod com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- Participação dos Profissionais da Educação na Elaboração do Projeto pedagógico da escola; II - Participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equ
Mostrar todosivalentesOcultar
BORDONI, T. O Professor Gestor - Por onde Começar? Profissão Mestre, 2005. Disponivel em: . Acesso em: 15 Fevereiro 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Planalto, 1988. Disponivel em: . Acesso em: 15 Fevereiro 2020.
BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministerio da Educação, Brasília, 1996. Disponivel em: . Acesso em: 25 Outubro 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasilia : Ministerio da Educação , 2010.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei Nº 13.005/2014, 2014. Disponivel em: . Acesso em: 15 Fevereiro 2021.
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MORAES, M. M. D. Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar na Educação Infantil. Monografia de Especialização, Curso de Pós-Graduação a Distância. Santa Maria, p. 1-49. 2013.
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TEIXEIRA, L. M. Gestão e Planejamento nas Organizações Escolares. In: ______ Mundo Jovem: Um Jornal de Idéais. 46. ed. Porto Alegre : [s.n.], 2007Ocultar
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