Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «PORTFÓLIO A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas - PEDAGOGIA 2 E 3 SEMESTRE».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja).
Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido.
Caso prefira o exclusivo, abra um pedido no site direcionado a mim.
Situação-problema
A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo
aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com
intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário. Nesta escola, aPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
coordenação realiza constantemente o acompanhamento do trabalho dos professores e ao se
deparar com a dificuldade de Vera, e de outros professores, em se adequarem às teorias e
concepções pedagógicas contemporâneas, a coordenadora pedagógica Regina propôs a realização
de um grupo de estudos.
O encontro foi agendado e na proposta de estudo foram contempladas reflexões que
pudessem contribuir na ressignificação da prática de cada profes
Mostrar todossor. Para isso, a coordenadora
Regina elencou algumas temáticas, sendo elas escolhidas porque, ao estar no contato diretor com os
professores no dia a dia da escola, ela percebeu que faltava a alguns deles aprofundamento em tais
aspectos, o que acaba por interferir na organização das práticas pedagógicas que devem atender ao
contexto da contemporaneidade.
No que se refere à organização do grupo de estudos, considerando que a construção do
conhecimento se dá na relação que estabelecemos com o outro, a proposta é que os professores
discutam a respeito dos temas que a coordenadora selecionou. As temáticas são as seguintes:
1. Avaliação da Aprendizagem
• Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória
e formativa;
2. História da Educação
• Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso
histórico da educação;
3. Currículo Escolar
• Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou
tradicional, crítica e pós-crítica;
4. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
• Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar
a melhoria da aprendizagem;
5. Didática
• Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das aprendizagens.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
Ao finalizar o grupo de estudos, a coordenadora Regina acredita que os professores,
principalmente Vera, terão mais segurança em propor práticas de ensino que atendam às propostas
contemporâneas e assim, eles terão fundamentos teóricos e práticos para estruturar o plano de
trabalho do respectivo ano letivo atendendo o que consta no Projeto Político Pedagógico da
instituição.
Dada a situação apresentada, agora é a sua vez! Coloque-se no lugar dos professores e elabore
um texto de acordo com as orientações contidas nessa situação-problema, contemplando as cinco
temáticas indicadas anteriormente, que fazem parte das discussões propostas para esse grupo de
estudosOcultar
Situação-problema
A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo
aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com
intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário. Nesta escola, aPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
coordenação realiza constantemente o acompanhamento do trabalho dos professores e ao se
deparar com a dificuldade de Vera, e de outros professores, em se adequarem às teorias e
concepções pedagógicas contemporâneas, a coordenadora pedagógica Regina propôs a realização
de um grupo de estudos.
O encontro foi agendado e na proposta de estudo foram contempladas reflexões que
pudessem contribuir na ressignificação da prática de cada profes
Mostrar todossor. Para isso, a coordenadora
Regina elencou algumas temáticas, sendo elas escolhidas porque, ao estar no contato diretor com os
professores no dia a dia da escola, ela percebeu que faltava a alguns deles aprofundamento em tais
aspectos, o que acaba por interferir na organização das práticas pedagógicas que devem atender ao
contexto da contemporaneidade.
No que se refere à organização do grupo de estudos, considerando que a construção do
conhecimento se dá na relação que estabelecemos com o outro, a proposta é que os professores
discutam a respeito dos temas que a coordenadora selecionou. As temáticas são as seguintes:
1. Avaliação da Aprendizagem
• Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória
e formativa;
2. História da Educação
• Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso
histórico da educação;
3. Currículo Escolar
• Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou
tradicional, crítica e pós-crítica;
4. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
• Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar
a melhoria da aprendizagem;
5. Didática
• Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das aprendizagens.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
Ao finalizar o grupo de estudos, a coordenadora Regina acredita que os professores,
principalmente Vera, terão mais segurança em propor práticas de ensino que atendam às propostas
contemporâneas e assim, eles terão fundamentos teóricos e práticos para estruturar o plano de
trabalho do respectivo ano letivo atendendo o que consta no Projeto Político Pedagógico da
instituição.
Dada a situação apresentada, agora é a sua vez! Coloque-se no lugar dos professores e elabore
um texto de acordo com as orientações contidas nessa situação-problema, contemplando as cinco
temáticas indicadas anteriormente, que fazem parte das discussões propostas para esse grupo de
estudosOcultar
NASCIMENTO, Mari Clair Moro; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Avaliação das Aprendizagens: Representações decorrentes de Práticas Instituídas na Formação Inicial. Educação em Revista, Marília, v.18, n.1, p.7-22, Jan-Jun., 2017.
ENTRE OUTROS...
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!