Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O artigo tem como intenção elucidar como a introdução da documentação pedagógica no ensino pode orientar e fazer refletir o professor no processo educacional. O uso da documentação pedagógica como um instrumento de reflexão da prática de ensino pode favorecer positivamente o trabalho docente, gerando novas formas de se trabalhar os saberes.
É na educação infantil, uma das áreas mais importantes do ensino, que este artigo pretende começar a discutir a reflexão da prática pedagógica, afinal, é quando a criança tem o primeiro contato com a escola, e é desse contato que irá concluir as suas primeiras impressões, sobre escola, sobre os professores e sobre os próprios conhecimentos.
Segundo Azevedo (2009, p. 04) a Documentação Pedagógica é uma das conquistas do século XX para a educação, pois permite o profissional descrever, compreender, interpretar e atribuir sentido ao cotidiano da pedagogia e à aprendizagem, permitindo o diálogo entre a cultura da criança e a cultura do adulto, construindo o conhecimento de forma crítica e reflexiva.
ALMEIDA, Marta Mateus de. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspectivas de docentes. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, e250008, 2020.
AZEVEDO, Ana Maria Lourenço Cerqueira. Revelando as aprendizagens das crianças: a documentação pedagógica. 2009. 271 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: 2013.
DEWEY, John. Como pensamos. São Paulo: Nacional, 1979. 304 p.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Vozes, 2011.
FOCHI, Paulo Sergio. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o
Mostrar todoscaso do observatório da cultura infantil - OBECI. 2019. 347 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. 2001. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto, Porto Editora, 185 p.
GONTIJO, Flávia Lamounier. Documentação pedagógica como instrumento de reflexão e produção docente na educação infantil. Paidéia, Belo Horizonte, v. 8, n. 10, p. 119-134, jan. 2011.
MOSS, Peter. Prefácio da obra: O desenvolvimento da prática reflexiva na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
REIS, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 44, e180983, 2018.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. 158 p.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!