Marketing cultural

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

O que é cultura? Cultura é um complexo de padrões de comportamentos, hábitos sociais, significados, crenças, normas e valores selecionados historicamente, transmitidos coletivamente, e que constituem o modo de vida e as realizações características de um grupo humano. A cultura também pode ser entendida, metaforicamente, como uma espé­cie de lente através da qual as pessoas veem o mundo e que as leva a considerar o seu modo de vida como o mais natural. Sendo assim, um fator de diferen­ciação social. Ela traz dentro de si informações sobre o que o grupo é, pensa e faz, para que ele possa melhor lidar com o ambiente em que vive. Por fim, orienta e constrói as alternativas humanas de ser e de estar, proporcionando as categorias pelas quais vemos o mundo e explicando as condições em que o percebemos c.

a ocupação do tempo ocioso dos indivíduos. b. Incentivo à cultura As leis de incentivo permitem que os patrocinadores deduzam parte ou mesmo o total dos recursos patrocinados dos impostos devidos sendo um mecanismo de estímulo ao apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Em linhas gerais, o proponente apresenta seu projeto ao órgão responsável (Ministério da Cultura ou secretarias estaduais e municipais de cultura) e, caso seja aprovado, é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas e empresas. Um produtor cultural, artista ou instituição, como um museu ou teatro, por exemplo, planeja fazer um evento cultural – um festival, uma exposição, uma feira de livros, entre outros. Enquanto Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet é composta pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) que, por sua vez, é formado pelo: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural Artístico (Ficart).

O Fundo Nacional da Cultura representa o investimento direto do Estado no fomento à Cultura. Nele, o apoio a projetos é feito mediante a aplicação direta de recursos do orçamento da União em projetos específicos, selecionados, principalmente, por meio de editais. O apoio via FNC promove uma distribuição dos recursos de forma mais equilibrada entre as diferentes regiões do país. A parcela do orçamento destinada ao Fundo, entretanto, é alvo de constantes contingenciamentos (quando a destinação de recursos para determinado Fundo ou setor é adiada ou deixa de acontecer por conta da insuficiência de receita ou da destinação da mesma para outra área estratégica). Os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart) são fundos de captação no mercado, idealizados para apoiar projetos culturais de alta viabilidade econômica e reputacional.

No mecanismo, o financiamento do projeto cultural prevê lucro para o investidor. O Ficart, apesar de previsto na legislação que instituiu o Pronac, não foi implementado. A Lei 8. de 23 de dezembro de 1991, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e a produção cultural em todas as regiões; apoiar, valorizar e difundir as manifestações artísticas brasileiras; proteger nossas expressões culturais e preservar o patrimônio; além de estimular a produção cultural como geradora de renda, emprego e desenvolvimento para o país. Exemplos: Oferecer amostra de produtores; motivações e envolvimentos dos funcionários; marketing direto (fidelização); marketing de relacionamento (após a fidelização, tratamento vip); pesquisas antes, durante e após o evento; publicações e campanhas Formas de realizações: • Programas próprios, como por exemplo comerciais • Espaços culturais • Patrocínios a terceiros, exemplo: clubes de futebol • Patrocínios por editais, com incentivos fiscais Marketing Cultural por que as empresas fazem? • Necessidade de diferenciação das marcas; • Diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; • Necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

A empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto, amplia a comunicação e diminui a visão de apenas lucratividade Marketing Cultural patrocínio cultural x apoio cultural? Patrocínio: é a ação de comprar uma cota parcial ou a cota total dos recursos financeiros do projeto de evento cultural. Apoiadores : Não implica investimento financeiro. Ex. Uma empresa aérea que lhe forneça passagens ou um hotel que hospeda sua equipe. Ex. Patrocinadores concorrentes em um mesmo evento Cases Empresas famosas que investem em mkt cultural: 1. Banco Itaú Considerado o maior banco do Brasil desde a fusão com o Unibanco, o Itaú tem uma área institucional conhecida como Itaú Cultural. Em 2016, a instituição bancária destinou R$ 86,9 milhões para a área cultural.

Só o programa Rumos Itaú Cultural prevê R$ 15 milhões de investimento em dezenas de projetos. Ao total, já destinou mais de R$ 15 milhões e é o maior incentivador da área farmacêutica. Os resultados positivos vêm na forma da construção de um relacionamento transparente e de bons efeitos na comunidade. Isso ajuda a consolidar a imagem e a diferenciá-la em um mercado muito competitivo. Coca-Cola A marca do refrigerante mais consumido do mundo também se destaca no patrocínio cultural. Uma das características do marketing cultural da Coca-Cola é a valorização da produção nacional.

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