ARTIGO CIENTÍFICO(TCC)

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Da forma de abordagem do problema. Procedimentos técnicos. Pesquisas Práticas. FASES E ETAPAS DE UMA PESQUISA. Planejamento da Pesquisa. Pesquisa de mercado. Análise e interpretação dos resultados. Redação do Relatório. ESTRUTURA DE MONOGRAFIA (PARA GRADUAÇÃO E 2ª LICENCIATURA). Parte Externa. Lista de ilustrações. Lista de tabelas. Lista de abreviaturas e siglas. Lista de símbolos. Sumário. em meio eletrônico. Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico. Norma técnica e especificação. Legislação. Leis e decretos. REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO. Formato do Texto. Espaçamento. Notas de rodapé. Indicativos de seção. Citação de citação. Citações de Autores. Citação de um autor. Citação de dois autores. Citação de mais de um autor com o mesmo sobrenome.

Artigo de revisão bibliográfica. Artigos originais. Artigos de divulgação. SINOPSE PARA ARTIGO CIENTÍFICO (PARA PÓS GRADUAÇÃO). Resumo. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - Para o envio do trabalho o aluno deverá ter concluído no mínimo 05 meses de curso para cursos com carga horária menores que 1000 horas e 09 meses no mínimo para cursos de 1000 horas, devendo também estar com a penúltima parcela do curso quitada. O trabalho deverá ser enviado em formato DOC ou DOC. X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção.

NÃO HÁ ANÁLISE PRÉVIA DO TCC, o aluno deverá enviar o trabalho e caso tenha correções a serem feitas, o professor encaminhará o TCC por e-mail, para as devidas correções. O aluno deve evitar o PLÁGIO, pois se constatado na primeira correção, o mesmo estará sujeito a pagamento de taxa no valor de R$249,99 para uma nova correção. As formas de referenciar textos como citações diretas e indiretas estão disponíveis na apostila de METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, utilize-a para evitar os plágios. Para seu TCC ser baixado para a correção, é necessário enviá-lo pelo campo correto. SEGUE O PASSO A PASSO PARA O ENVIO DO TCC pelo portal: Clicar em APRESENTAÇÃO DO TCC em seguida EXERCÍCIO: Envio do TCC ou Clique aqui para o envio doTCC, início do exercício, anexar o arquivo em DOC ou DOCX, ENVIAR TAREFA.

Para os cursos de pós-graduação pede-se que seja feito um artigo científico e para cursos de graduação e complementação solicita-se monografia (item 4 e item 6. O aluno deve seguir rigorosamente as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme suas atualizações e referenciais específicos para cada item desenvolvido no decorrer do trabalho, cabendo a responsabilidade do não cumprimento das normas, ao autor do trabalho. Regras para o envio do TCC estão ao final da apostila no ANEXOS. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é necessário para o planejamento a ser seguido na elaboração de um trabalho científico expresso através de um documento escrito indicando os aspectos e questões estabelecidas elaboradas apresentando uma revisão bibliográfica preliminar que possibilita demonstrar a existência de embasamento teórico onde o problema de pesquisa buscará inicialmente se amparar.

Segundo Gil (2002, p. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza • Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. • Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Da forma de abordagem do problema • Pesquisas exploratórias: buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevistas com pessoas, análise de exemplos e outros. • Pesquisa Ex post facto: quando a investigação se realiza depois dos fatos. Segundo GIL, (2008, p. Na pesquisa ex-post-facto a manipulação da variável independente é impossível.

Elas chegam ao pesquisador já tendo exercido os seus efeitos. Também não é possível designar aleatoriamente sujeitos e tratamentos a grupos experimentais. FASES E ETAPAS DE UMA PESQUISA Para a elaboração de uma pesquisa científica, o planejamento é imprescindível para direcionar as trajetórias a serem concretizados. Todo o processo de pesquisa social envolve: planejamento, escolha do tema, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Planejamento da Pesquisa Essa etapa é composta pela escolha do assunto e do levantamento do material bibliográfico, permitindo a organização e a formulação de sínteses de leitura. O que facilita a composição da revisão de literatura é o contato com a bibliografia, ela permite a organização e a formulação de sínteses de leitura, “tornando possível ao autor, verificar a viabilidade e as limitações do estudo, estipulando objetivos e a definição do método e dos processos a empregar no trabalho (amostra, instrumentos, procedimentos e técnicas de pesquisa)” (PRODANOV & FREITAS, 2013, p.

Escolhendo o Assunto e Delimitando um Tema Um assunto de pesquisa é a escolha de uma área geral de interesse. são: 1. Coleta Documental. Observação. Entrevista. Questionário. Entrevista É um procedimento utilizado na investigação social, a fim de obter informações a respeito de determinado assunto para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social (MARCONI & LAKATOS, 2003). Questionário Constituído por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito. Formulário O formulário é um dos instrumentos essenciais para a investigação social, cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informações diretamente do entrevistado. Portanto, o que caracteriza o formulário é o contato entre o pesquisador e o informante e ter o roteiro de perguntas preenchido pelo entrevistador, no momento da entrevista (MARCONI & LAKATOS, 2003).

Testes Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, a frequência, a capacidade ou a conduta de indivíduos, de forma quantitativa (MARCONI & LAKATOS, 2003). Apresentar e a analisar os dados apresentando os resultados do trabalho. Considerar os seguintes aspectos: - Descrever de maneira precisa sobre os materiais, as técnicas e os métodos devem ser descritos de maneira, visando possibilitar a repetição do experimento com a mesma precisão. Referenciar apenas às técnicas e aos métodos já conhecidos e não descrição. Técnicas novas devem ser descritas detalhadamente e ilustrar com fotografias e desenhos os equipamentos utilizados. Descrever a análise, interpretações dos dados e discussões técnicas, podem ser conjugadas ou separadas, conforme melhor se adequar aos escopos do trabalho.

Lombada É um elemento opcional, apresentada conforme a ABNT NBR 12225. Parte interna e Elementos Pré Textuais A ordem dos elementos pré-textuais deve ser apresentada conforme, itens abaixo: 4. Folha de rosto É um Elemento obrigatório. Apresentada conforme os itens a seguir: Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor; b) Título; c) Subtítulo, se houver; d) Natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; e) Nome do orientador e, se houver, do coorientador; f) Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; g) Ano da entrega do Trabalho 4. Errata É um elemento opcional. Resumo na língua vernácula e língua estrangeira Deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028 (2003, p.

possuindo as seguintes regras gerais de apresentação conforme os itens abaixo: O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma sequência de breves frases. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha ou página. IMAGEM 4: EXEMPLO DE APÊNDICE FONTE: SOUZA & CORRÊA (2014) 4. Lista de abreviaturas e siglas É um Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo. São elementos pós-textuais: referências, glossário, apêndices, anexos e índice. Referências É um elemento obrigatório. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. A referência pode aparecer: a) no rodapé; b) no fim de texto ou de capítulo; c) em lista de referências; d) tecendo resumos, resenhas e recensões. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. CENTER, Allen H. BROOM, Glen M. Effective Public Relations. th ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985 na • Referência com mais de três autores FRANÇA, Júnia Lessa et al. Descrição física do meio ou suporte.

Consultas online Quando se tratar de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: Acesso em: opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos. SOBRNOME, Prenome (iniciais ou por extenso), Sobrenome. Título. Local (cidade), Ano. usp. br/teses/disponiveis/3/3146/tde- 13122004-145038/>. Acesso em: 18 jan. Parte de monografia Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplos: SOBRENOME DO AUTOR do trabalho, Prenome (iniciais ou por extenso). Título do trabalho. Título do periódico, volume, número, página inicial-final do trabalho, ano. Apresentado a (nome do evento), local do evento, ano do evento. Três, n. jun. p. Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. Inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros. Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de revista, boletim etc, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.

Exemplos: VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. com. br/contexts/brasilrevistas. htm>. Acesso em: 28 nov. Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc. Norma técnica e especificação ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. informação e documentação–referências–elaboração. Rio de Janeiro, 2002. Legislação JURISDIÇÃO (ou cabeçalho da entidade no caso de normas). Número de páginas ou volumes. Notas. Emenda constitucional PAÍS. Constituição (ano). Emenda constitucional n. Publicação, local, data (dia, mês e ano). Seção, página.

Portarias, deliberações e resoluções AUTORIA. Entidade Coletiva). Ementa. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Exemplo: IMAGEM 7: EXEMPLO DE APÊNDICE FONTE: SOUZA & CORRÊA (2014) 4. Anexo Elemento opcional. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

Notas de rodapé As notas devem ser digitadas ou datilografadas: - dentro das margens, ficando separadas do texto - espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor. No Word, esta opção de referenciar em nota de rodapé está localizada na aba de REFERÊNCIAS. A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto, devendo ser alinhados a margem esquerda, separado por um espaço.

QUADRO 1: NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Fonte: ABNT NBR 6024 5. Citações São menções de uma informação extraída de outra fonte. São apresentadas conforme a ABNT NBR 10520 (2002), podendo aparecer no texto e em notas de rodapé. Citação direta Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional. Exemplos: A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, p. Oliveira e Leonardos (1943, p. ” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.

” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. Segundo Sá (1995, p. por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [. Citações diretas com mais de três linhas Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Exemplos: “[. para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade. ” (SOUTO, 1916, p. grifo nosso). b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [. Não é obrigatório indicar o número da página onde foi lida a citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

Exemplos: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000) As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991). obrigatoriamente ambos, interligados pela Embora o método Kaiser seja pouco conhecido e utilizado, ele foi discutido há, aproximadamente, 25 anos (LÉBART e DREYFEIS, 1972). Citação de três ou mais autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col. abreviatura de "e colaboradores") ou "et al. abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.

Exemplo: IMAGEM 10: EXEMPLO DE NOTA DE REFERÊNCIA FONTE: ABNT NBR 10520 (2002) 5. Notas de rodapé São indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica. Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. NBR 10520, 2002) Exemplo: IMAGEM 11: EXEMPLO DE NOTA DE REFERÊNCIA FONTE: ABNT NBR 10520 (2002) 5. Notas explicativas São notas usadas para comentários, que não possam ser incluídos no texto. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Segue abaixo exemplos de ilustrações: GRÁFICO 1: GRÁFICO BASEADO NOS VALORES OBTIDOS DA OBRA E OBRA E 30 25,89 25 20 15,02 15 10 20,37 17,08 20 13,66 5 0 7 DIAS 14 DIAS 28 DIAS Valor atingido pelo rompimento das amostras (MPa) 15,02 20,37 25,89 Valor esperado em MPa de acordo com a equação 4.

FONTE: SOUZA & CORRÊA (2014) FIGURA 2: M APA DA POPULAÇÃO DO BRASIL FONTE: ESTADOS E CAPITAIS DO BRASIL Deve ser colocado em nota de rodapé: __________________ Disponível em: < http://www. estadosecapitaisdobrasil. com/imagens/mapas-brasil/mapapopulacaobrasil. Já o significado do lato refere-se a produção de material científico de primeira mão, mas que não precisa ser necessariamente caracterizado como uma tese. Caracteriza-se como um trabalho a ser entregue ao finalizar um curso, podendo ser realizado por uma ou mais pessoas, no caso da instituição em questão o trabalho é individual, devendo conter no mínimo 35 páginas. O Modelo está disponível na Disciplina de METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. Artigo Científico (Para Pós-Graduação) Um artigo utiliza-se de linguagem concisa. Normalmente, é um tema de extensão de uma monografia e por isso muito mais sintético, o assunto deve ser enxuto e com alto grau de técnica para sua elaboração.

Palavra-chave Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto). Introdução Onde irá descrever os aspectos da pesquisa, como justificar a realização, a originalidade e a lógica que levou a tal investigação. As principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na introdução considerando um ou dois parágrafos para cada item das seguintes informações: Contexto, motivação, e principal contribuição. A seção 4 apresenta um estudo comparativo através de experimentos, enquanto a seção 5 conclui o trabalho. Material e Métodos ou Metodologia Por se tratar de um modelo que almeja atender a todas as áreas, os elementos: Métodos ou Casuística e Métodos (pesquisa com seres humanos), e outros são títulos opcionais cabendo aos autores julgarem sua relevância no artigo em tópicos específicos.

Nesta parte do trabalho são realizadas descrições dos procedimentos/recursos que foram utilizados no desenvolvimento da pesquisa. Assim, devem ser apontados, de forma detalhada, os instrumentos, procedimentos e ferramentas dos caminhos para se atingir o objetivo da pesquisa, definindo ainda o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem (parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra), os instrumentos de coleta de dados e a forma como os dados foram tabulados e analisados. Todos os tipos de pesquisa devem apresentar material e métodos. Deve ser breve e basearse em dados comprovados. Referências A Referência bibliográfica é o conjunto de elementos que permitem a identificação de documentos no todo ou em parte, utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados.

A ordem de apresentação das referências é alfabética. As referências em formato eletrônico ou de “sites” devem fazer parte da mesma ordem alfabética. CONCLUSÃO Este trabalho foi elaboro com o objetivo de auxiliar ao aluno na produção do trabalho científico. Rio de Janeiro, 2002. ABNT, NBR 14724, Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, 2002 ANDRADE, Maria Mariá de; SILVA NETO, João José da; DIAS, Fernanda Moura Vargas. MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO. SÃO CAMILO–ES. ufrgs. br/bibfbc/a_biblioteca/documentos/guia-normalizacao>. em: 15 de Março de 2017 em: Acesso GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa (6 ed. Kauark, F. S. Manhães, F. C. Medeiros, C.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. Atlas, 2010. NEGRA, Carlos Alberto Serra; NEGRA, Elizabete Marinho Serra. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado: totalmente atualizado de acordo com as normas da ABNT: NBR 6023/ago. MANUAL DA ABNT- Suporte ao trabalho de Conclusão de Curso. Acesso em: 15 de Março de 2017. Disponível em UNA: <https://www. una. br/box/themes/una/images/content/pdf/4_301. C. R. Diretrizes para apresentação de dissertações e Teses. ed. São Paulo. br/monografia/>. Data de acesso: 15 de Março de 2017 SOUZA, D. P. B. CORRÊA, A. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC.

É de suma importância que não haja NENHUMA PENDÊNCIA PARA O ENVIO DO TCC: 1º - Tempo mínimo para conclusão do curso; 2º - Todas as avaliações realizadas e com média de aprovação; 3º - Toda documentação exigida entregue e validada pelo setor de DOCUMENTAÇÃO; *É imprescindível que o aluno envie toda a documentação ao iniciar o curso para que não ocorra impedimentos no momento de conclusão do curso. Para aluno que já possui curso de Pós-graduação concluído, é necessário o envio apenas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais). º - Pagamento até a penúltima mensalidade. Assim que regularizado todas as pendências, é de Responsabilidade do aluno o envio de protocolo ao setor PEDAGÓGICO ou setor de TCC informando a regularização e o ENVIO DO TCC NOVAMENTE para correção.

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