A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: Pesquisa cientifica. Conhecimento. Formação acadêmica 1. INTRODUÇÃO A iniciação cientifica nos cursos de graduação passou a ter destaque recentemente. Por meio de estudos sobre a temática se percebeu a necessidade de englobar a introdução a pesquisa cientifica no currículo dos cursos de formação superior. Nessa concepção, o caminho pelo qual se propõem a obter o conhecimento científico deve sempre ser direcionado por procedimentos técnicos e metodológicos bem definidos visando fornecer subsídios necessários na busca de um resultado, seja esse de caráter intelectual ou de ordem prática. Por outro lado, Minayo (1993, p. em uma nova concepção, considera a pesquisa como: Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade.

É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados. O pesquisador, tem total liberdade para definir os melhores instrumentos que irá utilizar para cada tipo de pesquisa a fim de obter resultados confiáveis e com possibilidades de serem generalizados para outros casos. Quanto aos tipos de pesquisa Praça (2015) define: - Pesquisa exploratória: que busca se familiarizar com os fenômenos surgidos durante a pesquisa, explorando os próximos passos mais profundamente e com maior precisão; - Pesquisa experimental: que envolve experimentos de qualquer natureza que possam auxiliar no desenvolvimento da pesquisa; - Pesquisa acadêmica: que é realizada em uma instituição de ensino visando na maioria das vezes um conhecimento específico para determinada disciplina docente; - pesquisa empírica: aquela realizada em qualquer ambiente; - Pesquisa de campo: aquela baseada na coleta de fenômenos que ocorrem na realidade a ser pesquisada; - Pesquisa laboratorial: aquelas que ocorrem em situações controladas, na maioria das vezes um ambiente fechado como um laboratório, onde se pode controlar as condições ideais para desenvolvimento da pesquisa; e - Pesquisa teórica: baseada na análise de determinada teoria, utilizando para tal embasamentos, também teóricos e não experimentais.

PRAÇA, 2015, p. Quando já definido o tipo de pesquisa que será realizada, o pesquisador poderá então, de maneira mais eficiente, nomear o conjunto de normas sistemáticas ou procedimentos metodológicos ou ainda planejamento de pesquisa, pela qual irá obter a coleta de dados, delinear o estudo, definir a amostragem, tabular e tratar os dados obtidos assim como interpretar os resultados, proporcionando ao projeto de pesquisa uma abordagem qualitativa ou quantitativa. Para Minayo (2001, p. Este se produz por meio da pesquisa. Através dela que o sujeito se constitui como pesquisador, além de contribuir para seu desenvolvimento profissional sendo que o conhecimento cientifico adquirido pode refletir na formação dos sujeitos (SILVA; SILVA; RAMOS, 2016). É dentro do curso de graduação que o aluno assumirá o papel de sujeito dentro do processo de ensino.

Ele aprenderá a ter uma postura crítica e reflexiva da realidade e passará a contribuir na construção do conhecimento. Para isso, a iniciação cientifica surge como propulsora na formação de profissionais diferenciados, criativos, críticos e contribuintes do desenvolvimento das ciências. É por meio dela que os pesquisadores entendem o mundo e solucionam problemas que transformam o mundo em que vivemos. O conhecimento cientifico é necessário para o desenvolvimento das ciências e para solucionar problemas da sociedade. Entretanto, o ato da pesquisa requer conhecimento da mesma e a articulação de seus procedimentos, seguindo rigorosamente cada etapa para que se gere resultados eficientes e de credibilidade cientifica. Logo, se faz necessário um espaço em destaque dentro do curso de graduação para a produção cientifica já que as faculdades visam formar indivíduos capazes de compreender e articular o conhecimento em determinada área.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Esse trabalho foi de grande relevância para nossa formação acadêmica, uma vez que nos permite relacionar teoria e pratica, compreendendo que os saberes repassados em sala de aula são necessários para preparação profissional. GOMES, J. M. M. Relatório de pesquisa nas Ciências Sociais: Características e modalidades de investigação. Contexto, Porto Alegre, v. Vol. Junho de 2019. MINAYO, M. C. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Disponível em: http://www. uniesp. edu. br/fnsa/revista acesso em novembro de 2019. SANTOS, Lucíola, L, C, P. Natal: III CONEDU, 2016. Disponível em: http://www. conedu. com. br acesso em novembro de 2019.

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