A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela concepção de que a função educacional da escola é ensinar e que por isso esta tem objetivos educacionais a atingir. O aluno neste sentido faz parte da elaboração e orientação rumo a estes objetivos, para chegar à construção de seu próprio conhecimento. Assim, qualquer atividade dirigida e orientada visa a um resultado e possui finalidades pedagógicas, portanto, a atividade lúdica como recurso pedagógico tem objetivos educacionais a atingir. Conclui-se neste trabalho acadêmico que as atividades lúdicas são de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno no processo de alfabetização e letramento, sendo que, a prática pedagógica por meio das atividades lúdicas não pode ser considerada uma ação pronta e acabada, ela requer uma atitude pedagógica por parte do professor.

O profissional em sala de aula precisa entender o contexto em que os seus alunos vivem e quais são suas percepções de mundo, para que então, possa aplicar jogos e brincadeiras que façam referências aos seus cotidianos e com isso desenvolvam suas habilidades. The classroom professional needs to understand the context in which their students live and what their perceptions of the world are, so that they can apply games and games that make references to their daily lives and thereby develop their skills. Key-words: Literacy. Literature. Ludic. INTRODUÇÃO Este trabalho de cunho acadêmico, utilizando como metodologia de pesquisa a revisão da literatura tem por objetivo principal demonstrar a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental.

Todos nós já fomos crianças e sabemos da importância que as atividades lúdicas tiveram em nossa vida. Além de nos proporcionarem diversos momentos prazerosos e recreativos, elas foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversas habilidades, como a inteligência, a coordenação motora e a habilidade de ser sociável. Ou seja, mesmo sem saber, estávamos nos desenvolvendo física e psicologicamente. Dado o exposto e a preocupação acerca do ensino fundamental no Brasil, temos as seguintes questões: Quais as principais diferenças entre alfabetização e letramento? Como ocorre o processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dentro da sala de aula? De que forma as atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do aluno na fase de alfabetização e letramento? 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A alfabetização e o letramento são coisas diferentes e cada um tem as suas peculiaridades.

O letramento se refere ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita e a alfabetização ao saber ler e escrever e segundo Soares (2004, p. A partir do exposto, é possível entender que aprender a ler e escrever faz parte do processo de alfabetização, ou seja, o “se soltar da Terra”. A aprendizagem da leitura e da escrita se torna um instrumento que permitirá o indivíduo ter acesso à informação e criar novos conhecimentos. Podemos dizer que a alfabetização formal e sistemática é iniciada a partir do processo de escolarização. Porém, o letramento ocorre desde a imersão do sujeito na cultura letrada, ou seja, desde o nascimento. Ambos são processos constituintes do ser. Segundo Soares (2008), a referência a um método de alfabetização busca a aquisição de uma técnica, ou seja, volta-se ao “como”, ao “de que maneira” se alfabetiza.

Sendo método aqui interpretado como o conjunto de ações para atingir determinado objetivo, como no caso, alfabetizar. Para que uma criança possa aprender a ler e escrever, há alguns saberes que ela precisa alcançar. Além disso, é necessário estimular algumas percepções com orientação do professor para, então, concretizar atos de leitura e escrita. De acordo com Lemle (2009), o primeiro aspecto rumo a esta aprendizagem é saber que aqueles rabiscos em linha reta representam alguma coisa, ou seja, são símbolos. A primeira é a capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala. A segunda é a capacidade de enxergar as distinções entre as letras. A terceira é a capacidade de ouvir e ter consciência dos sons da fala com suas distinções relevantes na língua.

ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência como, repouso, alimentação, entre outros. O jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que conta com conteúdos do cotidiano, como as regras, as interações com objetos e o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua prática. Deste modo, com base no pressuposto de que a prática pedagógica possa proporcionar alegria aos alunos no processo de aprendizagem, o lúdico deve ser levado a sério na escola, proporcionando o aprender por meio do jogo e, logo, o aprender brincando. Portanto, observa-se que a formação lúdica do professor favorece esta prática.

O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela concepção de que a função educacional da escola é ensinar e que por isso esta tem objetivos educacionais a atingir. O aluno neste sentido faz parte da elaboração e orientação rumo a estes objetivos, para chegar à construção de seu próprio conhecimento. Todos nós já fomos crianças e sabemos da importância que as atividades lúdicas tiveram em nossa vida. Além de nos proporcionarem diversos momentos prazerosos e recreativos, elas foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversas habilidades, como a inteligência, a coordenação motora e a habilidade de ser sociável. Ou seja, mesmo sem saber, estávamos nos desenvolvendo física e psicologicamente. Conforme Cória-Sabini (2004), a abordagem sociológica considera principalmente os seguintes pontos nas atividades lúdicas: • O processo de socialização infantil; • A interação entre as crianças; • As formas de participação de cada elemento; • O desempenho de papéis; • As atitudes, o surgimento de lideranças e/ou preconceitos.

Ainda de acordo com Cória-Sabini (2004), a abordagem psicológica considera principalmente os seguintes pontos nas atividades lúdicas: • O significado dos objetos e das ações para cada criança; • O grau de esforço que cada criança desempenha para que suas ações sejam valorizadas pelo grupo; • Os papéis que cada criança cumpre, como o cumpre e quais as expectativas geradas. O educador deve juntar os seus conhecimentos práticos e teóricos sobre as atividades lúdicas e articulá-las em um jogo lúdico que seja pertinente ao contexto da criança e de suas necessidades. A partir do momento em que a criança escolhe a atividade para brincar, ela precisa ter sua autonomia garantida para fazer suas opções de acordo com os seus valores e ideias e, dessa forma, obter autoconhecimento e habilidade reflexiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir das bases teóricas apresentadas, demonstrou-se a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento para alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Observou-se que muitos profissionais da área educacional utilizam as atividades lúdicas como um recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transferência dos conteúdos para o mundo do educando. As atividades lúdicas auxiliam o aluno a se inserir no ato de brincar, procurando perceber, identificar e ampliar seus conhecimentos práticos, teóricos e táticos sobre o tema estudado. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. DF: MEC, 1997. BRASIL. Campinas: Papirus, 2004.

COSTA, S. A. A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas. Psicopedagogia on line. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. DUPRAT, Maria Carolina. Ludicidade e educação infantil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. HEIN, A. São Paulo: Ática, 2009. LETRAMENTO. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: WWW. priberam. P. O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1997. SOARES, M. O letramento e a alfabetização – Qual é a diferença entre a alfabetização de crianças e a de jovens e adultos? Letra A - O jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, ano 2, p.

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