A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O presente trabalho tem como finalidade descrever a educação humanística e suas contribuições para o processo formativo do indivíduo. Sendo este estudo desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica realizada em diferentes fontes de consultadas, estando embasado em pressupostos teóricos de autores como: Antunes (2002), Adorno (1995), Boff (2009), entre outros autores. Palavras – Chaves: Educação. Indivíduo. Mudanças. Mas será que a educação humanista é compreendida no ambiente escolar perante sua finalidade? Muitas questões sondam o ambiente escolar perante as perspectivas humanistas para melhor viver e o homem desenvolver-se em sociedade. A educação envolve desde a atuação da família no processo formativo como da escola. A escola em conjunto com a família atua como a finalidade de desenvolver a ética para que o indivíduo em transformação si adéque as necessidades da sociedade.

O docente necessita compreender as múltiplas faces que envolvem o processo educativo, em especial nesta temática o humanista, compreendendo as necessidades do homem, como também sua conscientização para melhor usufruir do meio em que o cerca. A educação humanista está interligada as relações do homem com o seu meio, seja o ambiente escolar como não escolar, ambos devem ser compreendidos para conhecer as características das ações do indivíduo, sejam elas disciplinadas ou não. Para Severino (1992), é cabível ressaltar que é a essência que também pode influenciar no modo do agir do indivíduo, por sua vez, o agir adequado já encontra-se também previamente traçado em sue comportamento. Então o agir eticamente e moralmente encontra-se enraizado em sua natureza.

No âmbito escolar perante a atividade docente é relevante que o educador identifique não só apenas quem é o educando, mas como também sua forma de desenvolvimento social. Problemáticas existentes no processo de humanização no ambiente escolar De acordo com Morin (1999), a partir da pós-modernidade surge a era das fragmentações, das incertezas, complexidades. Visto que as incertezas e fragmentações possibilitam realizar reflexões sobre a vida. Em conformidade com Adorno (1995 p. “a educação só tem sentido se for dirigida a uma auto-reflexão critica”. A partir deste enfoque, percebe-se que a educação realmente deve ser trabalhada de forma reflexiva, desenvolvendo assim, mentes pensantes, que discutam sobre as necessidades da sociedade, como também criem medidas de intervir diante das problemáticas, contribuindo para a formação de educando críticos e reflexivos.

Para Heidegger (1996, p. “Dasein” é definido como (estar-ai) o lugar onde a estrutura do ser se efetiva: “A essência do ser-aí reside em sua existência”. Para Tavares (1996 p. a mensagem repassada pelo livro Visão Holística este enfatiza sobre o “holismo origina-se do grego holos, que significa todo. Foi usado pela primeira vez por Jan Smuts, pensador sul-africano em seu livro Holism And Evolution, publicado em 1925. Neste livro, Smuts sustenta a existência de uma tendência holística integradora no universo”. O livro busca transmitir ao leitor a necessidade de que a humanidade perante a consciência, sendo esta uma evolução para o homem, em que busque compreender a totalidade existente em seu meio. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ANTUNES, C.

Professor Bonzinho= aluno difícil. A questão da indisciplina em sala de aula. Direção: Márcia Monteiro. Produção: INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS E CLIMA. Interprete: Leonardo BOFF. Roteiro: Adriana Miranda. Música: Naviel Melo Anjo de Candura. JAPIASSÚ, H. MARCONDES, D. Dicionário de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. MORIN, E. Dialética e liberdade. Porto Alegre: Universal, 1993. TAVARES, C. Iniciação à visão Holística. Rio de Janeiro: Ed.

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