Artigo pedagogia da presença

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Para tal, foi realizada revisão da bibliografia disponível a respeito do tema em livros e artigos de periódicos. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Presença; Ensino Superior; Docência Universitária. INTRODUÇÃO Dentro da vivência social, a educação é parte da vida do homem, tendo papel determinante na convivência em sociedade e capacitando para a socialização e construção de novos conhecimentos. Desta forma, a educação escolar consiste em um fator essencial para a formação e desenvolvimento da sociedade. A pedagogia consolidou-se, ao longo da história, como correlacionada da educação. Esta ideia tem sua origem junto ao ensino proposto pelas ordens religiosas dos Maristas e Salesianos, onde os alunos tem autonomia para participar ativamente com sugestões e opiniões, mas dentro de um sistema de disciplina e organização (ESTAUN, 2014).

Um dos melhores exemplos da utilização da pedagogia da presença está na educação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Costa () sistematizou os fundamentos da pedagogia da presença a partir de sua experiência com adolescentes na década de 70. Esses fundamentos serviram de base para o desenvolvimento de um trabalho no qual a relação humana estabelecida entre o educador e o educando como o núcleo do processo educativo. Por este ponto de vista, é preciso compreender que o desenvolvimento integral de um ser humano, de forma verdadeira e autentica, o outro deve compreender e aceitá-lo, para que ele próprio se aceite. Aliado a isto, temos a presença de professores que possuem uma formação basicamente tradicional, no qual o aluno deve simplesmente ouvir.

Tais fatores contribuem muitas vezes para desmotivar o aluno. Neste contexto, o conceito da pedagogia da presença vem trazer um novo olhar a respeito da relação aluno-professor. A pedagogia da presença enfatiza a importância desta relação, da interação, do professor ouvir o aluno e compreende-lo. Costa (2001) ressalta a importância da presença educativa, como forma de reumanizar os relacionamentos em diferentes ambientes. Contrário a isso, a pedagogia da presença traz a ideia de interação e estipulação de vínculos entre o professor e seus alunos. Tal visão pode parecer estranha para muitos professores de nível superior, mas ao se levar em consideração a importância da construção de relações humanas, da interação e de como isto pode interferir não só no aprendizado, mas também nas relações de trabalho, é possível perceber a importância de uma mudança da postura do professor universitário diante de seus alunos.

Poucos ainda são os estudos que reflitam a respeito de como a pedagogia da presença pode ser aplicada no ambiente universitário. Desta forma, torna-se necessária a realização de mais estudos, que permitam compreender como a adoção da pedagogia da presença pode influenciar na universidade. REFERÊNCIAS CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Curitiba, 2014. GUMBRECHT, Hans Ulrich; HAMDAN, Juliana Cesário. Desafiando a história: por uma pedagogia da presença. Cadernos de História da Educação, v. n. Revista Portuguesa de Pedagogia, p.

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