A importância do lúdico na educação

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Keywords: Playful games, playfulness, teaching, education. Introdução As atividades de ensinar e aprender não são fáceis. Tarefa que requer conhecimento e boa vontade do professor além de atitude de recebimento por parte do aluno para que seja possível a relação ensino-aprendizagem. Essa relação nem sempre é proveitosa de ambos os lados, tanto é verdade que as estatísticas mostram o quando a nossa educação está em crise e necessita de métodos mais eficientes de aprendizado. Nessa perspectiva é que as formas lúdicas são cada vez mais utilizadas por professores e profissionais de educação para trazer mais dinamismo ao aprendizado e torna-lo mais atrativo. Nessa premissa entendemos o caráter de satisfação pessoal de que a ludicidade está imbuída, pois traz prazer ao aprender.

Outro aspecto que envolve o lúdico no aprendizado é o estabelecimento de relações quase que automáticas entre os envolvidos nas práticas de ensinar e aprender. Segundo Lopes (2004, p. a essência da ludicidade reside sobretudo nos processos relacionais e interaccionais que os Humanos protagonizam entre si, em diferentes situações e em diversos patamares de ocorrência dos seus processos de manifestação, nomeadamente, intra-pessoal, inter-pessoal, intra-grupo, inter-grupo, intra-institucional, interinstitucional e em sociedade e ainda, com ou sem brinquedos e jogos/artefactos lúdicos digitais e analógicos construídos deliberadamente para induzir à manifestação lúdica humana. Por fim, destacamos um aspecto também importante da ludicidade que é o aguçamento dos sentidos e capacidades cognitivas, necessárias para que seja possível a transmissão e recepção do conhecimento.

Vivenciar a educação lúdica é estar presente e inteiro como docente e viabilizar o mesmo para os seus alunos. É praticar uma educação que integra, ao invés de separar mente de corpo ou sentimento de razão, considerando as diversas possibilidades. Dessa forma, as manifestações ou práticas lúdicas são além de um recurso formativo uma possibilidade de autodesenvolvimento. De posse dessa conscientização o professor pode lançar mão de diversos jogos lúdicos. Esses jogos estão presentes na educação brasileira e mundial há muito tempo. Entre esses podemos citar as cantigas de rodas, amarelinha, queimada e pular corda. Jogos pedagógicos - São realizados dentro e fora da sala de aula e utilizam leitura, escrita e cálculos, com uso de material escolar e aparelhos eletrônicos digitais.

Entre esses estão o jogo da forca, carta enigmática, Cruzadinhas, Caça-palavras, jogos eletrônicos em tablets e celulares. Conclusão Analisamos a importancia dos jogos ludicos na educação e sua abordagem a partir do pensamento de pensadores da educação e de seu emprego prático por educadores no ensino aprendizagem. Chegamos à conclusão de que as técnicas de ensino devem incluir em seu emprego formas dinâmicas de transmissão do conhecimento como é o caso da ludicidade. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M; DALLA ZEN, M. I. H. br/index. php/aprender/article/viewFile/5485/pdf_39 - Acesso em 07/12/2018. NASCIMENTO, Paulo Roberto. SANT’ANNA, Alexandre. A história do lúdico na educação.

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