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A história do analfabetismo no Brasil remonta ao período colonial. Desde há muito tempo o país vem lutando para a erradicação deste problema social. O contexto do analfabetismo está rodeado por problemas sociais que contribuem para que os índices, ainda nos dias de hoje, sejam alarmantes. A educação é um direito de todos e a própria Constituição Federal (1988) garante isso no seu artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. O letramento leva o indivíduo a um outro estado onde as suas capacidades são potencializadas sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, histórico,
Mostrar todos entre outros. A pessoa passa a fazer parte das decisões de transformação e se torna um agente impulsionador de mudanças. Passa a ser não mais um coadjuvante, mas autor da própria construção da vida.Ocultar
A educação é um direito de todos e a própria Constituição Federal (1988) garante isso no seu artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.
Partindo desse princípio, compreende-se que a educação e uma sociedade letrada são de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento de uma país. Uma sociedade bem desenvolvida é uma sociedade bem alfabetizada. O letramento leva o indivíduo a um outro estado onde as suas capacidades são potencializadas sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, histórico, entre outros. A pessoa passa a fazer parte das decisões de tran
Mostrar todossformação e se torna um agente impulsionador de mudanças. Passa a ser não mais um coadjuvante, mas autor da própria construção da vida.Ocultar
Conceituar o termo alfabetização parece algo simples, algo que já é dado como conhecido, familiarizado, é um termo que já está no vocabulário de pessoas letradas e não letradas. Entende-se, dessa forma, como um conceito definido e expresso na própria linguagem do senso comum. Não se torna assim tão difícil interpretar e conceituar o termo no limite da consciência daqueles que não sabem ler e nem escrever.
Para que se entenda de forma clara e precisa, faz-se mister analisar o termo Alfabetização dentro de uma compreensão etimológica. O significado etimológico parte do sentido de levar à aquisição do alfabeto, isto é, ensinar a ler e a escrever. Assim, a especificidade da Alfabetização é a aquisição do código alfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidades de leitura e
Mostrar todosde escrita.
Segundo Magda Soares (2003) nas palavras analfabetismo e analfabeto aparece o prefixo a(n). Nesse sentido, analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, que falta o alfabeto, é aquele que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e escrever. “Ao pé da letra, significa aquele que não sabe nem o alfa, nem o beta – alfa e beta são as primeiras palavras do alfabeto grego; em outras palavras: aquele que não sabe o bê-a-bá” (SOARES, 2003, p. 30).
Na palavra analfabetismo, aparece ainda o sufixo –ismo: indicando “o modo de proceder” como analfabeto. O analfabetismo, nesta perspectiva, é um estado, uma condição, o modo de proceder daquela que é analfabeto (SOARES, 2003). Alfabetizar, portanto, é ensinar a ler e a escrever. Ainda nesta palavra, observa-se o sufixo –izar: indicando “o modo de tornar, fazer com”. Alfabetizar, dentro desta compreensão, é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Por sua vez, alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar “alfabeto” (SOARES, 2003).
De maneira simplificada, afirma-se que alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código a das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, é o domínio da tecnologia, conjunto de técnicas, que auxilia na arte e na ciência da escrita. O exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se letramento.
A palavra letrado e iletrado, assim como analfabeto, é de conhecimento comum, não precisando buscar grandes explicações para conceituá-las. O letrado é aquele que é versado em letras, é o erudito. Versado em letras significa ser versado em literatura, línguas. O iletrado é aquele que não tem conhecimentos literários, que não é erudito, analfabeto ou quase analfabeto.Ocultar
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1994.
CAGLIARI, C. L. Alfabetização e linguística: pensamento e ação na sala de aula. São Paulo: Editora Scipione, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1987. – Coleção Leitura.
FREIRE, A. M. A. Analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 1989.
GAGNÉ, R. M. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Tradução: Rute V. Ângelo. Porto Alegre: Globo, 1980.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VASCONCELLOS, M. A. S.; GREMAUD, A. P.; TONETO JÚNIOR, R. T. Economia Brasileira Contemporânea. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
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