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O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem.
Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Cr
Mostrar todosiança em idade pré-escolar. Ludicidade.Ocultar
INTRODUÇÃO
O brincar é uma atividade natural do ser humano, especialmente, durante o período da infância. Desde o nascimento as crianças são inseridas em um contexto social em que o adulto está sempre em contato com elas, através dos jogos e das brincadeiras e, diversas vezes, não se dão conta da importância de cada ato, de cada palavra e de cada movimento que a criança desempenha durante o ato do brincar.
No cenário escolar, observa-se que a metodologia seguida para trabalhar com a criança, sobretudo a da pré-escola é ainda arcaica, em muitas escolas, marcada por método tradicionalista, com estudantes enfileirados em sala de aula, docentes transmissores de conteúdos e aprendizagem medíocre que não contenta os anseios da criança, cooperando, muitas vezes, para o
Mostrar todos insucesso escolar.
A fim de que haja transformação nesse contexto, faz-se indispensável que o docente inove seu material pedagógico e o modo de mediar o conhecimento acompanhando sempre o empenho das crianças, e exibindo algo que desperte a curiosidade, imaginação e atenção da criança.
Na escola, o ato de brincar se torna diferente do brincar em casa, pois as possibilidades de brincadeiras em grupos são maiores, o educador infantil tem como tarefa conduzir a relação dentre o ensino e a aprendizagem, utilizando-se da ludicidade como recurso essencial na aprendizagem, como também deve estar atento para o desenvolvimento educacional de cada criança, dispondo de materiais propícios para o aprendizado e buscando práticas pedagógicas que atendam as especificidades de todos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) juntamente com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RECNEI) resgatam a seriedade do brincar no cotidiano dos estabelecimentos de ensino. No entanto, por mais que esses documentos enfatizem essa importância, ainda há profissionais que preferem o tradicionalismo, considerando a ludicidade como algo sem valor para o processo ensino e aprendizagem.
Partindo desse pressuposto, o referido estudo, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da criança. A escolha do tema justificou-se pôr a escola exercer um importante papel na sociedade, pois cabe a ela desenvolver um trabalho que contemplem situações favoráveis e agradáveis ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor, afetivo e linguístico da criança.
Brincar é uma ação natural do ser humano, toda criança tem o direito de brincar e a escola não deve em hipótese alguma privar esse direito, mas oportunizar um ambiente onde ela desempenhe seu direito de aprender brincando. Segundo Piaget (1998) “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
A abordagem dos conteúdos através dos jogos e brincadeiras, facilitar a aprendizagem da criança, como também o trabalho de forma interdisciplinar acrescidas dos jogos e brincadeiras e o brincando e aprendendo: o lúdico no planejamento escolar, visando estabelecer uma compreensão na relação do planejamento com as atividades desenvolvidas em sala de aula. Ocultar
INTRODUÇÃO
O brincar é uma atividade natural do ser humano, especialmente, durante o período da infância. Desde o nascimento as crianças são inseridas em um contexto social em que o adulto está sempre em contato com elas, através dos jogos e das brincadeiras e, diversas vezes, não se dão conta da importância de cada ato, de cada palavra e de cada movimento que a criança desempenha durante o ato do brincar.
No cenário escolar, observa-se que a metodologia seguida para trabalhar com a criança, sobretudo a da pré-escola é ainda arcaica, em muitas escolas, marcada por método tradicionalista, com estudantes enfileirados em sala de aula, docentes transmissores de conteúdos e aprendizagem medíocre que não contenta os anseios da criança, cooperando, muitas vezes, para o
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A fim de que haja transformação nesse contexto, faz-se indispensável que o docente inove seu material pedagógico e o modo de mediar o conhecimento acompanhando sempre o empenho das crianças, e exibindo algo que desperte a curiosidade, imaginação e atenção da criança.
Na escola, o ato de brincar se torna diferente do brincar em casa, pois as possibilidades de brincadeiras em grupos são maiores, o educador infantil tem como tarefa conduzir a relação dentre o ensino e a aprendizagem, utilizando-se da ludicidade como recurso essencial na aprendizagem, como também deve estar atento para o desenvolvimento educacional de cada criança, dispondo de materiais propícios para o aprendizado e buscando práticas pedagógicas que atendam as especificidades de todos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) juntamente com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RECNEI) resgatam a seriedade do brincar no cotidiano dos estabelecimentos de ensino. No entanto, por mais que esses documentos enfatizem essa importância, ainda há profissionais que preferem o tradicionalismo, considerando a ludicidade como algo sem valor para o processo ensino e aprendizagem.
Partindo desse pressuposto, o referido estudo, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da criança. A escolha do tema justificou-se pôr a escola exercer um importante papel na sociedade, pois cabe a ela desenvolver um trabalho que contemplem situações favoráveis e agradáveis ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor, afetivo e linguístico da criança.
Brincar é uma ação natural do ser humano, toda criança tem o direito de brincar e a escola não deve em hipótese alguma privar esse direito, mas oportunizar um ambiente onde ela desempenhe seu direito de aprender brincando. Segundo Piaget (1998) “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
A abordagem dos conteúdos através dos jogos e brincadeiras, facilitar a aprendizagem da criança, como também o trabalho de forma interdisciplinar acrescidas dos jogos e brincadeiras e o brincando e aprendendo: o lúdico no planejamento escolar, visando estabelecer uma compreensão na relação do planejamento com as atividades desenvolvidas em sala de aula. Ocultar
REFERÊNCIAS
A Atividade da Criança na Idade Pré-Escolar: Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p017-023_c.pdf. Acesso em: 10/02/2021
ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
A utilização do jogo na pré-escola: Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p024-029_c.pdf. Acesso em: 14/02/2021
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, vls. 1 e 2, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Mi
Mostrar todosnistério da Educação, 2002.
JESUS, Ana Cristina Alves de. Como aplicar jogos e brincadeiras na educação infantil. Rio de Janeiro, Brasport, 2010.
KAMI, C. DEURIES, R. Piaget para educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991
PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Wallon, H. (1986a). Imitação e representação. (E. S. Lima, Trad.). Em M. J. G. Werebe & Nadel-Brufelt (Orgs.). Henri Wallon (pp. 83-107). São Paulo: Ática. (Trabalho original publicado em 1945).
WASJKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez. 1995.Ocultar
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