RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto. RESUME This article aims to present a clear and objective distinction between the processes of teaching and learning. Na segunda, apresenta-se as diferenças entre ensino e aprendizagem. Na terceira e última parte, as considerações finais. A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO A sociedade contemporânea marcada, sobretudo, a partir das três últimas décadas do século XX, pela revolução tecnológica – vale dizer, com pressupostos na informática e nas telecomunicações – é pautada em grande medida, pela globalização da economia.

Em termos globais, o impacto do progresso tecnológico e da globalização, levou a uma sociedade marcada por maior complexidade, maior diversidade e desigualdade, e ritmo de transformação extremamente rápido, exigindo respostas mais flexíveis e mecanismos participativos que envolvem todos os membros da sociedade. Por outro lado, alavancou a promoção e o resgate da cidadania de grande massa de marginalizados, particularmente, em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, com reflexos imediatos na educação, haja vista ter criado nos países uma base ampla de conhecimento, uma verdadeira revolução científica e cultural. É por isso que o impulso dado à educação básica – sobretudo quanto à universalização do acesso ao ensino fundamental: no Brasil, aproximadamente, 97% das crianças de 7 a 14 anos têm acesso a esse nível de ensino (BRASIL, 2007) –, os progressos da alfabetização e o aumento de escolarização dos jovens e adultos, deixam antever o desejo de continuar a aprender: “quanto mais formado se é, mais desejo se tem de formação, e esta tendência observa-se tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento” (DELORS, 1999, p.

Mas a aprendizagem – objetivo final da educação – não ocorre da mesma forma nos seres humanos, tanto que os adultos não aprendem da mesma maneira que as crianças, embora o ambiente tradicional de ensino – a escola – não tenha se modificado: hoje a escola é semelhante àquela que nossos avós frequentaram. As crianças aprendem para o futuro, enquanto os adultos aprendem para o presente. A aprendizagem nos adultos passa por referenciais de: significação, compreensão inicial, ritmo, expectativas, participação, adequação e interdisciplinaridade (PICONEZ, 2007). Por outro lado, ensinar e aprender são coisas bem distintas, embora, na prática, esteja arraigado entre os professores a idéia de que o ato de ensinar implica, necessariamente, no ato de aprender, numa perfeita simbiose. O professor aponta ao aluno o significado das coisas, assinalando o que julga importante, marcante, distinto.

Nessa perspectiva, “ensinar exige apreensão da realidade” (FREIRE, 1996, p. exige problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente (GADOTTI, 1988). Ensinar não é, pois, transmitir conhecimento e, sim, emitir novos signos, propiciando ao outro sujeito condições para que desenvolva as condições básicas de domínio das diversas linguagens, sobretudo a materna, sistematizando o conhecimento e se apropriando dele para a vida. Já aprender vem do latim apprehendere, que quer dizer apreender, apanhar, apropriar, apossar-se de, adquirir conhecimento, tomar para si o conteúdo ensinado (CUNHA, op cit). Comungamos com Paulo Freire quando afirma: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p. Por isso, para o educador ensinar com qualidade, ele precisa, além de dominar a sua prática, “ter clareza do que é aprender, do que é ‘aprender a aprender’, para (entender) melhor o ato de ensinar.

É preciso) saber o que é ensinar, o que é aprender e, sobretudo, como aprender” (GADOTTI, 2003, p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. DOWBOR, Ladislau. Educação, Tecnologia e desenvolvimento. In: BRUNO, Lucia (Org). Novo Hamburgo (RS): Feevale, 2003. Disponível em: http://www. recid. org. br/index. br. Acesso 10. RIES, Bruno. A aprendizagem na fase adulta. Texto disponibilizado na Webteca do site do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores.

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