O GESTOR E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A escola, numa perspectiva de gestão democrática, necessita de um ótimo desempenho, onde todos participantes, são agentes do processo, com decisões coletivas e sempre com foco no desenvolvimento da aprendizagem. É importante conhecer quais as peculiaridades da formação do profissional bem como quais são os desafios diários destes, não se esquecendo das mudanças que as escolas têm passado na contemporaneidade para conseguir fazer com que toda a comunidade escolar esteja envolvida através da gestão pedagógica. A metodologia a ser utilizada é uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Palavras-chave: Gestor escolar. Gestão democrática. Como problema pode-se definir: Qual é a função do gestor escolar como agente no processo de mudança da prática educacional e na concretização de uma gestão democrática? Nesse contexto é preciso analisar o papel do gestor frente à comunidade escolar e ao processo de ensino aprendizagem, buscando entender a concepção de gestão e de organização escolar; o que vem a ser a gestão democrática e qual o aparato legal que a sustenta e, por fim, quais as atribuições do gestor enquanto um articulador do processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo geral é conhecer a função do gestor escolar como agente na concretização de uma gestão democrática. Os objetivos específicos são: conhecer a gestão democrática no cotidiano escolar; identificar em que medida o grupo que compõe a direção da escola foi e é parte importante na construção da gestão democrática; destacar os desafios da gestão pedagógica. A metodologia da pesquisa será uma revisão bibliográfica, embasada em estudiosos da área. Para conhecer e estudar a gestão escolar será usada a abordagem qualitativa de pesquisa. “a gestão democrática faz parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela se fundamenta numa concepção democrática da educação, contra uma concepção centralizadora e autoritária”.

Paro (2016, p. afirma que “não se pode tomar os estruturais determinantes como desculpa para não se fazer nada, esperando-se a transformação da sociedade para depois transformar a escola”. A dificuldade do relacionamento entre os sujeitos na educação prejudica a gestão democrática que ainda por vezes é tratada de forma tradicional o que não atende as novas perspectivas de autonomia no gerenciamento na área educacional. E para a Administração Escolar ser verdadeiramente democrática é preciso que todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos no processo escolar possam participar das decisões que dizem respeito à organização e funcionamento da escola. PARO, 2008, p. O Colegiado escolar é um órgão representativo da comunidade escolar, com funções deliberativa, consultiva, de monitoramento e de avaliação da gestão, respeitando a norma legal vigente.

“Sendo um órgão coletivo de tomada de decisões, pautado numa gestão democrática, deve atuar no sentido da plena participação no serviço educativo da escola, com qualidade e possibilitando a superação de uma educação excludente e seletiva” (ABRANCHES, 2013, p. Cabe ao Colegiado Escolar garantir a gestão democrática da escola em todos os âmbitos, quais sejam os administrativos, pedagógicos e financeiros como forma de equilibrar as demandas sociais com as orientações dos órgãos superiores da administração educacional, essa gestão colegiada deve imprimir princípios políticos e pedagógicos, tendo como pressupostos a participação dos representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar e social, de acordo com as orientações do Projeto Político Pedagógico, do Regimento Interno da escola, dividindo com estes entes normativos as responsabilidades e as decisões escolares.

A aprendizagem contínua é um instrumento essencial para enfrentar as mudanças corporativas. O líder deve oferecer as condições ideais para que o aprendizado organizacional faça parte da escola. Ela deve ser, em todos os níveis, o de buscar a formação das crianças numa perspectiva sócio histórica, favorecendo a liberdade e sua essencial responsabilidade na sociedade e na vida individual. É o espaço onde o aluno faz a reconstrução dos discursos e das imagens relacionadas aos espaços sociais. O trabalho pedagógico é fundamental nessa fase. É de grande importância a função que a escola exerce na sociedade. O educador precisa buscar o aperfeiçoamento para a prática ser efetiva, acontecendo a aprendizagem todo dia e o docente deve estar procurando se atualizar para novos métodos suprindo as expectativas do aluno e buscando sua profissionalização em particular.

O gestor educacional deve, sobretudo, valorizar a atividade do professor dentro da escola, abrindo espaços para sua autonomia e incentivando que o mesmo participe ativamente do planejamento escolar com propostas, sugestões e levantamento de questões que, muitas vezes, só ele é capaz de visualizar devido sua prática em sala. Deve mobilizar o educador para que realize suas atividades com responsabilidade e prazer, sabendo que faz diferença dentro da equipe, o que certamente contribui positivamente em sua ação educativa no dia a dia. Na gestão educacional, a democratização e a descentralização de poder são palavras-chave, tanto no que diz respeito ao sistema de organização educacional, quanto ao espaço escolar. Na escola, tudo deve estar sob a supervisão do gestor. Ele não faz nada sozinho, mas há uma equipe que serve como fundamentos para as atividades de gerenciamento: a equipe gestora.

É uma equipe e o gerente é o coordenador. Essa equipe deve " falar a mesma língua", ter os mesmos objetivos e pensar em conjunto na sistematização, operação, direção e implementação dos projetos propostos no PPP. O gestor se mostra, como o articulador deste trabalho, uma pessoa de extrema importância para o desenvolvimento e a realização do cotidiano escolar. A intermediação em todas essas atividades é um grande desafio para o gestor escolar. A escola é um grande organismo no qual todos os membros devem ser saudáveis e totalmente funcionais para que possam desenvolver com qualidades as suas funções. Para isso, é necessário um olhar amoroso e de mente aberta para realizar todas as ações necessárias para um bom progresso nos projetos, boa coexistência das partes envolvidas, bom uso de recursos e, e, por conseguinte, bom desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.

Esse último deve ser sempre o objetivo fundamental da escola. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo gestor, a percepção de que não está sozinho tem a possibilidade de minimizar as tensões. Um professor pode assumir muito bem suas funções, mas é o gestor o responsável pelo exemplo de competência e pela integridade dos saberes aplicados no serviço. A atividade do gestor educacional alcança uma amplitude tal, que, ao influenciar o aluno, atinge famílias, comunidades e, portanto, a sociedade. Escolas modestas escondidas nos arredores do Brasil que se tornaram um modelo de educação não por causa de seus inúmeros recursos, mas por causa do compromisso dos gestores e equipe que motiva os alunos e a comunidade, tornando a escola em um espaço educacional para todos, possibilitando a transformação da sociedade.

Os desafios são constantes. Muitas dificuldades existem no dia a dia de um gestor escolar. MAXIMIANO, 2015, p. O sucesso da administração da educação, dentro da dimensão pedagógica, deve avaliar muito além da eficiência (simplificando, produzir o mais possível, gastando o menos possível). Isso, não adianta produzir mais, a uma qualidade inferior. Avalia-se, principalmente, a eficácia do alcance dos fins e objetivos da educação, ressaltando, ainda, a efetividade, que é o objetivo social. CONSIDERAÇÕES FINAIS No mundo atual, onde se observa um novo paradigma da educação, que visa o conhecimento, de maneira participativa, novas demandas surgem para a escola e para todos ligados à educação. A participação da comunidade escolar depende dos múltiplos interesses dos grupos que interagem na unidade escolar, bem como dos condicionantes materiais, institucionais e ideológicos.

  Diante de inúmeros desafios, ganha corpo o estudo da organização escolar e o processo de gestão democrática e a importância de tais elementos para a consolidação de uma educação que tenha o homem como sua meta principal. A partir de mudanças, conceitos e novas roupagens trazidas durante todo o trabalho, observa-se que a gestão vem se moldando a uma realidade vigente, já que a escola está redescobrindo no seu papel social dentro de uma sociedade que se transformar significa também se democratizar, portanto, a gestão educacional vem caminhando a passos longos na busca de uma educação dinâmica e de qualidade. No dia a dia, amplia-se o número de pessoas que participam da vida escolar, sendo possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.

Portanto, são muitos os desafios no trabalho no cotidiano para uma gestão democrática eficaz. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petropolis: Vozes, 2013. AFONSO, U. F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. In Barroso, J. Afonso, N. Política Educativas – Mobilização de conhecimentos e modos de regulação (27 – 58). Gaia: Fundação Manuel Leão, 2011. CHAGAS, V. ed. Ver. – São Paulo: Cortez, 2001. GENTO, S. Participação em Gestão Educativa. Goiânia, editora Alternativa, 2011. MAXIMIANO, A. Além da hierarquia: como implantar estratégias participativas para administrar a empresa enxuta. São Paulo: Atlas, 2015. OLIVEIRA, D. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2016. PRAIS, M. L. Administração colegiada na escola pública. São Paulo: PUC-SP, 2007. TAVARES, W.

R. Gestão Pedagógica: Gerindo escolas para a cidadania crítica. Rio de Janeiro: Wak.

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