Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
É peciso fazer rápido até direito. Tem só 2 dias Título do pedido «ATIVISMO JUDICIAL E SEUS REFLEXOS NO ESTADO BRASILEIRO (QUANDO DA PESQUISA DE PLÁGIO, REMOVA O CAPÍTULO DE REFERÊNCIAS)».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O presente trabalho acadêmico de conclusão de curso de Graduação em Direito tem como cerne de estudo a análise do ativismo judicial, especificamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e seus impactos na representatividade democrática no Estado brasileiro. O ativismo judicial praticado pelo STF é legítimo? De tal maneira é que o estudo se baseia na identificação, a luz da constituição aliada à teoria da separação dos poderes.
(...)
O ativismo judicial, movimento comumente encontrado em nosso contexto atual brasileiro, é a participação ampla e intensa do Poder Judiciário nas esferas de atuação dos outros poderes, especificamente o Poder Legislativo, por vezes, ditando condutas e criando “leis”, estas, em grande maioria, dotadas de um viés político e social.
Devido a morosidade do aparelho estatal, o ativismo judicial se faz presente, certas vezes, se tornando necessário para que eventuais demandas emergenciais e sem previsões normativas sejam solucionadas. Porém, deve-se haver um limite para que essa atuação do Poder Judiciário não abrace os poderes e deveres inerentes ao Poder Legislativo e, com isso comece a legislar no lugar daqueles que foram eleitos democraticamente pelo povo para exercer tal função.
(...)
1 INTRODUÇÃO
2 CONTEXTO HISTÓRICO E A SEPARAÇÃO DOS PODERES
2.1 A TEORIA DA SEPARAÇÃO DOS PODERES
2.2 A SEPARAÇÃO DOS PODERES NO ESTADO BRASILEIRO
3 O ATIVISMO JUDICIAL
3.1 ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
3.2 CONCEITUANDO O FENÔMENO DO ATIVISMO JUDICIAL
4 O ATIVISMO JUDICIAL NA REALIDADE BRASILEIRA
4.1 AS DECISÕES JUDICIAIS QUE VÃO ALÉM DO TEXTO DA LEI
4.2 DA NECESSIDADE DE LIMITAÇÃO AO ATIVISMO JUDICIAL
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Vicente Paulo de. Ativismo judicial. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2930, 10 jul. 2011.
ARISTÓTELES (Ed.). A política. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2009. Tradução do grego
de Nestor Silveira Chaves.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em . Acesso em 29/07/2019.
BARROSO, Luís Roberto; Judicialização, Ativismo Judicial E Legitimidade Democrática, Madrid, Anuário Iiberoamericano de Justiça Constitucional, 2009.
__________, Luiz Roberto. Da falta de efetividade à judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. In: Resenha. Rio de Janeiro: 2007.
___________, Luís Roberto. As novas faces do ativismo judicial: Constituição, Democracia e Supremacia Judicial. Editora Juspod
Mostrar todosivm, 2011.
____________, Luiz Roberto, A americanização do direito constitucional e seus paradoxos, 2006.
BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. As novas faces do ativismo judicial: Em busca de um conceito fugidio – o ativismo judicial. Editora Juspodivm, 2011.
CAMPOS, Carlos Alexandre de Azevedo. As novas faces do ativismo judicial: A evolução das dimensões metodológica e processual do ativismo judicial do STF. Editora Juspodivm, 2011.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 4ª ed. Coimbra: Almedina, 2000.
DE PAULA, Daniel Giotti. As novas faces do ativismo judicial: A invasão da política pelo direito no contexto do ativismo judicial e da judicialização da política. Editora Juspodivm, 2011.
FERNANDES, Ricardo Vieira de Carvalho. Ativismo judicial: por uma delimitação conceitual à brasileira. Publicado em: 14/10/2010.
FERRAJOLI, Luigi: Derecho y Razón – Teoría del Garantismo Penal. 2001
HOBBES, Thomas (Ed.). O Leviatã. São Paulo: Martin Claire, 2009
LOCKE, John (Ed.). O Segundo Tratado sobre o Governo Civil. Petrópolis: Vozes,
1978. Tradução: Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa
MONTESQUIEU, Charles de Secondat (Ed.). O Espírito das Leis. 7. ed. São Paulo:
Saraiva, 2000
ROMAN, Flávio José. Os regulamentos e as exigências da legalidade. 2007. Dissertação (Mestrado). PUCSP. São Paulo.
SAMPAIO JÚNIOR, José Herval. As novas faces do ativismo judicial: Ativismo Judicial – cumprimento dos deveres constitucionais. Editora Juspodivm, 2011.
TEMER, Michel. Elementos de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros Editores, 2010Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!