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INCLUSÃO SOCIAL E DEFICIÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, Artigo cientifíco, Pedagogia

Número do pedido
10316
Disciplina
Criado
13 de abril 2021
Concluído
13 de abril 2021
Preço
R$ 70,00
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «INCLUSÃO SOCIAL E DEFICIÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL».
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SIDNEI REIS
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SIDNEI REIS
Páginas: 8
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O sujeito que apresenta características “normais” têm dificuldades na compreensão das pessoas que apresentam alguma deficiência intelectual, bem como sua necessidade do direito de exercer a sua sexualidade. A sexualidade de todo ser humano tem como bases as relações afetivas e eróticas que vão ser desenvolvidas entre os sujeitos, sendo assim a mesma é importante independentemente da presença ou ausência de deficiências. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma reflexão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual quando a temática é Educação Sexual. Ficou nítido através dessa revisão bibliográfica que quando a temática é sobre sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, existe uma grande maioria de pessoas conservadoras que acredita qu Mostrar todos
É bastante debatido e reflexivo o debate dos seres que são “normais” compreender que os sujeitos com deficiências intelectuais necessitam do seu direito de realizar exercícios da sexualidade. Desde os tempos mais remotos existem grandes tabus a respeito da sexualidade das pessoas, sendo assim enraizado nos jovens uma cultura de repressão e uma trajetória estigmatizada, tendo como perspectiva patológica. Esse tabu já é grande para as pessoas que são ditas como normais, imagina quando estamos falando sobre a sexualidade dos jovens que apresentam alguma deficiência, que tem essa temática pouco estudada e apresentando grandes preconceitos (ALMEIDA, 2009).
De acordo com Amor Pan (2003), a deficiência intelectual precisa ser encarada de maneira realista e humanizadamente, apresentando-se como pa Mostrar todos
A deficiência intelectual tem sua atribuição às pessoas que estão fora dos padrões da normalidade que são inseridos na sociedade. A mesma é discutida historicamente a muitos anos, sempre nos momentos que exaltamos a perfeição do indivíduo, esse conceito de deficiência tem referências ao funcionamento do intelecto do sujeito que está inferior à média, quase sempre é acompanhado de pelo menos duas limitações em suas habilidades audição, visão, comunicação, segurança, trabalho e autocuidado, além de outras possíveis características (MORALES; BATISTA, 2010).
ALMEIDA, P. A. D. P. F. P. C. A sexualidade na Deficiência Mental. Caderno Educação Especial , 2009.
AMORPAN, J. R. Afetividade e Sexualidade na pessoa portadora de deficiência mental. São Paulo: Loyola, 2003.
BASTOS, O. M.; DESLANDES, S. F. Sexualidade e o adolescente com deficiência mental: Uma Revisão bibliográfica. Ciência e Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, p. 390, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base de 1961 - Lei 4024/61 Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Jusbrasil, 1961. Disponível em: . Acesso em: 24 Fevereiro 2021.
BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 Outubro 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Brasília: MEC/SEMETEC, Brasília , 1999.
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