NOTA 10 !! PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Em resultado, observa-se que as estratégias para implementar a educação física na escola, incluem o uso de atividades lúdicas e jogos, a integração da educação física com outras disciplinas, a formação adequada e atualização dos professores, o uso de atividades ao ar livre e o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas. Palavras-chave: Educação física; Desenvolvimento do aluno; Estratégias de implementação. INTRODUÇÃO A educação física é uma disciplina fundamental no desenvolvimento integral das crianças, especialmente nos anos iniciais. Esses anos são considerados a base para a formação de indivíduos saudáveis e ativos, e é nesta etapa que se desenvolvem as habilidades motoras e sociais fundamentais para o resto da vida. A inclusão da educação física no currículo escolar tem se mostrado cada vez mais necessária, pois ela contribui para a formação de crianças mais saudáveis, ativas e capazes de se relacionar com os demais (ANDRADE et al.

Além disso, a prática de atividades físicas ajuda na melhora da concentração e memória, e na diminuição do estresse e ansiedade Outro aspecto importante é o desenvolvimento social das crianças. A educação física contribui para o desenvolvimento da socialização, pois as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a se comunicar e a respeitar regras e limites. Além disso, as atividades físicas ajudam na construção da autoestima e autoeficácia, o que é fundamental para o desenvolvimento emocional das crianças (FILHO, 2022). Além dos benefícios já mencionados, a educação física também desempenha um papel importante na promoção da saúde e prevenção de doenças. Segundo Doirado (2020) a prática regular de atividade física é uma das principais estratégias para prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Estratégias de introdução eficiente da educação física na escola Muitas escolas ainda enfrentam dificuldades para introduzir essa disciplina de forma eficiente em seus currículos. Uma das principais estratégias sugeridas por pesquisadores para implementar a educação física na escola é o uso de atividades lúdicas e jogos. Isso pode ajudar a tornar a disciplina mais atraente e motivadora para os alunos, bem como promover a aprendizagem eficaz (OLIVA; DOHMS; ARIETA, 2022). A integração da educação física com outras disciplinas é uma estratégia importante, como os casos feitos com matemática e ciências. Isso pode ajudar a mostrar aos alunos como a educação física se relaciona com outras áreas do conhecimento e aumentar sua relevância (OLIVA; DOHMS; ARIETA, 2022). Em relação ao desenvolvimento físico, foi destacado que a educação física contribui para a melhoria da capacidade cardiovascular, força muscular e flexibilidade, além de contribuir para o controle do peso corporal e prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Além disso, também foi mencionado que a educação física contribui para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Em relação ao desenvolvimento mental, foi destacado que a educação física contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois elas precisam planejar e executar ações, pensar estrategicamente e resolver problemas. A educação física também contribui para o desenvolvimento da autoestima, autoeficácia, autoconfiança e autoimagem, pois as crianças têm a oportunidade de experimentar sucessos e superar desafios. A partir do aporte teórico e das análises realizadas, foi possível identificar diversas estratégias para introduzir a educação física de forma eficiente na escola. Em relação à opinião pessoal sobre a experiência que acabo de realizar, pode-se dizer que é importante destacar a relevância de se trabalhar com a educação física desde cedo, pois ela contribui para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças.

Além disso, é fundamental que os professores de educação física estejam preparados para ensinar de maneira eficaz e inovadora. Por fim, recomenda-se que futuros trabalhos possam se aprofundar mais nas estratégias eficazes para introduzir a educação física na escola e avaliar seus resultados para que possa ser implementado de forma eficiente e tornar a disciplina mais atraente e motivadora para os alunos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Éderson et al. Educação física escolar: desafios formativos vivenciados pelos pedagogos. p. e28064, 2022. DOIRADO, Edmilson Fernandes. Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem metodológica de ensino do conteúdo lutas. MENDES, Natieli Pinto; FIGUEIREDO, Mirela Ramborger; MAURENTE, Viviane Machado. e40793-e40793, 2022. SPÍNDOLA, Gabriel Nascimento. Educação física escolar como fator de desenvolvimento psicomotor.

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