A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA A ALAVANCAGEM DE NOVOS NEGÓCIOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 2. CONCEITO DE MARKETING DIGITAL 7 2. FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARKETING DIGITAL 8 2. CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING DIGITAL PARA O SUCESSO DOS NOVOS NEGÓCIOS 10 5 METODOLOGIA 11 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO Desde que a internet surgiu, evoluiu e passou a fazer parte da vida de praticamente todas as pessoas no planeta terra, novas possibilidades de negócios e diversos aprimoramentos na gestão das empresas são realidades no mundo empresarial. Devido às imensas possibilidades de trocas de conteúdos digitais a transformação na forma como os indivíduos buscam informações para decidir sobre a compra de produtos e serviços é uma realidade. • Discutir sobre as principais contribuições do Marketing Digital para o sucesso dos novos negócios nas empresas.

JUSTIFICATIVA O Marketing Digital é uma ação de marketing que se utiliza das mídias digitais como meio de propagação. A partir de instrumentos como telefone, redes sociais, e-mail e ferramentas como Google AdSense, é possível alcançar o público desejado com mais facilidade e custos menores. Esse estudo visa analisar o marketing digital como principal forma de ação para impulsionar novos negócios. Ao começar um novo negócio vários desafios são encontrados, afinal como lidar com a concorrência, ser atrativo e competitivo? A resposta para todas essas questões é a diferenciação das empresas: ela que vai atrair seus potenciais consumidores. Inicialmente, o marketing digital estava mais preocupado com a divulgação e/ou comercialização de produtos e serviços usando-se esse canal digital chamado internet, porém, atualmente esse conceito foi ampliado para além da divulgação e/ou venda de produtos ou serviços pela internet e abrange o uso das tecnologias digitais para conquistar clientes, construir preferências de clientes, promover marcas, aumentar as vendas, estudar o comportamento do consumidor online e descobrir novas tendências de consumo (GUNELIUS, 2014, TORRES, 2010).

Assim, de acordo com a definição de Torres (2010, p. O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor. Porém, de acordo com estimativas do Google, menos de 10% dos usuários da internet que fazem buscas clicam em anúncios dos links patrocinados (TORRES, 2010). Então, no marketing digital é amplamente usada a tecnologia e as empresas usam a colaboração de clientes e parceiros para comunicar e divulgar seus produtos e estar em contato constante com todas as partes interessadas na empresa.

Diante disso surgiram os conceitos para as estratégias de marketing digital inbound e outbound. O marketing outbound é descrito por Gunelius (2014, p. como uma estratégia de empurra, onde técnicas de marketing tradicional (tais como a publicidade) são utilizadas “pelas empresas que ativamente “empurram” mensagens e informações para os consumidores”. Essas análises começam com estudos e conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, devido às mudanças com a facilidade de acesso a uma variedade de tecnologias e dispositivos como smartphones e tablets. Complementarmente, as empresas têm de saber lidar com os motores de busca, e usá-los como colaboradores e ao competir com outras empresas para a aquisição de novos clientes. Para alcançar esses novos clientes, as empresas também devem estar presentes nas mídias sociais e manter estratégias que resultem uma forte interação com o seu público alvo, para estreitar os laços com eles de forma a criar valor para a empresa e os clientes.

Conhecer os hábitos de uso da internet bem como o comportamento do consumidor online são essenciais para as estratégias de marketing digital. Portanto, os proprietários ou gestores de empresas dos mais diversos tipos de negócios devem identificar as principais fontes de dados sobre a internet e acompanhar esses dados periodicamente. X Entrega da versão final do projeto. X X Revisão das referências para elaboração do TCC. X X X Elaboração do Capítulo 1. X X Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2. X X X Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. São Paulo: Editora Cultrix, 2014. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

TORRES, C. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: Dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na Internet. Disponível em: <http://www. cairu. br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_ Internet_TORRES.

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