Produção de Conteúdo - Relações Públicas - 9 trabalhos feitos para baixar

Mais de 15.000 projetos prontos para uso

Trabalhos acadêmicos prontos para se inspirar

PalavrasChoose values from min to maxminmax
1 página = 275 palavras

PROJETO INTEGRADOR INFRAESTRUTURA URBANA DE ANÁPOLIS-GO

Com o crescimento físico das cidades observa-se juntamente a expansão econômica e demográfica das mesmas, tal perspectiva se traduz em uma expansão na área urbana por meio de loteamentos, conjuntos habitacionais e dos polos industriais. Assim, o espaço urbano se configura como uma combinação de áreas edificadas e livres que são interligadas por meio de vários sistemas. E sistema de infraestrutura visa potencializar e melhorar o desempenho dos outros sistemas interligados. …

Palavras: 3025Páginas: 11

PIM VII - GESTÃO PÚBLICA

PIM VII - GESTÃO PÚBLICA …

Palavras: 4950Páginas: 18

PIM III - GESTÃO PÚBLICA

PIM III…

Palavras: 4950Páginas: 18

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM VII

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: captação e gerenciamento de recursos, controle e auditoria pública e desenvolvimento sustentável. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público de Minas Gerais. No que diz respeito à captação e gerenciamento de recursos, foi analisado se existia no órgão setores responsáveis pela captação e gestão de recursos públicos, com a descrição das competências e atribuições de cada departamento, além da forma como é elaborada a proposta orçamentária e o planejamento. Também foi falado sobre a execução orçamentária e financeira e os diversos tipos e categorias de informações sobre receitas e despesas. Similarmente, foi feita uma análise sobre a adoção do planejamento estratégico e se os recursos orçamentários estão sendo aplicados ou não em consonância com o mesmo. No que se refere à disciplina de controle e auditoria pública, analisou-se a existência no órgão de algum departamento específico responsável pela fiscalização e aplicação das normas, técnicas e procedimentos de auditoria pública, bem como sobre as atribuições e competências desse órgão. Posteriormente, discorreu-se sobre alguns processos relacionados com auditoria, sobre o controle e acompanhamento dos gastos com pessoal, origem de recursos, entre outros. Também foi analisado o último demonstrativo de caixa do ano de 2016, com a descrição de algumas informações. Em seguida, foi analisado se o órgão adota controles relacionados às exigências de governança corporativa, como transparência e prestação de contas, bem como se há regulamentação acerca da disponibilização de informações ao público em geral em atendimento a Lei de Acesso à Informação. Por fim, foi verificado se o Ministério Público adota algum controle de bens patrimoniais, bem como se utilizada os instrumentos referentes ao controle e auditoria pública e os previstos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Quanto à disciplina de desenvolvimento sustentável, verificou-se se a entidade adota medidas de educação ambiental e preservação do meio ambiente, bem como sobre sua atuação em face de outros órgãos de fiscalização e de promoção de defesa do meio ambiente. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. PALAVRAS CHAVE: ministério público de minas gerais, promotoria de justiça de Iturama…

Palavras: 5500Páginas: 20

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM VI

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: finanças e orçamentos públicos, planos de negócios e ética e legislação: trabalhista e empresarial. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público de Minas Gerais. No que diz respeito à finanças e orçamentos públicos, foi analisado se existia no órgão uma política de gestão financeira e orçamentária e quais setores são responsáveis por sua aplicação, descrevendo quais as competências e atribuições de cada departamento, além da forma como é elaborado e planejado o orçamento. Também foi falado sobre a disponibilização de todos os dados e informações financeiras e orçamentárias através do portal transparência da instituição. No que se refere à disciplina de planos de negócios, analisou-se exemplos de planos que estejam em consonância com os objetivos de alcançar resultados positivos com o público em geral, como a criação pelo órgão do planejamento estratégico, com a definição dos campos prioritários de atuação e macro-objetivos. Também foi discorrido sobre a existência no órgão de algum departamento específico responsável pela gestão de planos, projetos e programas institucionais e as respectivas atribuições e competências. Por fim, no que concerne à disciplina ética e legislação: trabalhista e empresarial, discorreu-se sobre a adoção ou não pela instituição de políticas públicas referentes à defesa e preservação do meio ambiente, bem como de medidas de educação ambiental para preservação do meio ambiente, além da responsabilidade pela articulação e intervenção em diversos órgãos de fiscalização e de promoção de defesa do meio ambiente. Comentou-se também sobre alguns projetos sobre a atuação uniforme dos Promotores de Justiça na área ambiental, bem como sobre alguns órgãos que existem na estrutura do Ministério Público que auxiliam da prevenção aos danos ambientais. Ademais, explanou-se sobre a existência no órgão do Código de Ética do Agente Fiscal do Procon-MG, examinando-se as principais definições sobre princípios, valores e deveres éticos fundamentais. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. …

Palavras: 6050Páginas: 22

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM V

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: análise e encaminhamento de projetos públicos, sistemas de informação do setor público e matemática financeira. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público de Minas Gerais. No que diz respeito à análise e encaminhamento de projetos públicos, foi analisado se existia no órgão uma política de gestão de projetos e quais setores são responsáveis por sua aplicação, descrevendo quais as competências e atribuições de cada departamento, além da forma como são elaborados os projetos, em termos de técnicas, etapas, formato e planejamento. Também foi falado sobre a metodologia de gestão de projetos adotada pelo órgão e os principais documentos de consulta dessa área, como o manual de gerenciamento de projetos, guia rápido e o diagrama de fluxo. Por fim, foram citados como exemplos vários projetos já realizados e concluídos pela instituição, tendo sido descritas as características gerais de cada um, bem como feita uma análise a respeito das técnicas e modelos utilizados para o controle e divulgação dos projetos, além de terem sido pormenorizadas todas as fases do início até a aprovação do projeto na instituição. No que se refere à disciplina de sistemas de informação no setor público, analisou-se a existência no órgão de algum departamento específico responsável pela gestão de tecnologia da informação, sua composição e as respectivas atribuições e competências. Posteriormente, discorreu-se sobre os vários recursos tecnológicos de informação implantados no órgão, com a descrição geral de cada um, bem como classificando-os como finalísticos e administrativos. Por fim, no que concerne à disciplina matemática financeira, discorreu-se sobre a adoção ou não pela instituição dos conceitos e técnicas financeiras nas operações conduzidas regularmente, além do planejamento de curto e longo prazo das atividades da entidade no que tange ao desenvolvimento de projetos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. …

Palavras: 5775Páginas: 21

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM IV

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: gestão pública e políticas públicas no Brasil, introdução à teoria do estado e dinâmica das relações interpessoais. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público de Minas Gerais. No que diz respeito à gestão pública e políticas públicas no Brasil, foram analisados os modelos de administração adotados pelo órgão, técnicas administrativas aplicadas, bem como os macro-objetivos, objetivos gerais e específicos, prioridades definidas e qual metodologia utilizada para a elaboração do planejamento estratégico. Também foi falado sobre o organograma atinente à gestão estratégica e os respectivos órgãos que o compõem, discriminando-se as atribuições, estruturas e finalidades dos mais importantes. Por fim, foi abordada a questão do modelo de governança corporativa adotado, bem como das políticas públicas referentes à defesa do meio ambiente, educação, saúde, consumidor e do patrimônio público. No que se refere à disciplina de introdução à teoria do estado, as análises foram feitas sobre a atuação ou não nos livres mercados e da oferta de produtos e serviços de atendimento à sociedade, principalmente nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e consumidor. Da mesma forma, apresentou-se uma observação sobre a forma como a instituição é afetada pelas políticas macroeconômicas do governo e como é sua atuação sobre as privatizações e concessões. Por fim, no que concerne à disciplina dinâmica das relações interpessoais, discorreu-se sobre a adoção ou não da administração democrática pelo órgão e como é feita a escolha do chefe máximo, bem como se há ou não um política de administração de conflitos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. …

Palavras: 5225Páginas: 19

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM III

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: recursos humanos na administração pública, contabilidade e estatística. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público de Minas Gerais. No que diz respeito aos recursos humanos, foram analisados a forma de ingresso e provimento no mencionado órgão, sua jurisdição, a estrutura da Promotoria de Justiça de Iturama/MG, os requisitos para ocupar os cargos que compõem a instituição, as atribuições dos membros, servidores e estagiários, a forma de aprimoramento e desenvolvimento, o organograma do principal departamento de recursos humanos, o modelo de gestão adotado e, ao final, foi proposta uma sugestão de melhoria. No que se refere à disciplina de contabilidade, as análises foram feitas a partir dos dados disponibilizados pelo portal transparência, o qual divulgou as receitas próprias, detalhamento de despesas, empenhos e pagamentos. Foram efetuadas análises no orçamento do órgão aprovado para o ano de 2017, bem como das principais fontes de arrecadação e do demonstrativo de disponibilidades de caixa do ano de 2015 e, ao final, apresentou-se uma sugestão de melhoria. Por fim, no que concerne à disciplina estatística, discorreu-se sobre a forma como era utilizada a estatística pelo órgão, sobre os atos normativos que regulamentam a forma como os dados são coletados, sobre a adoção de sistema informatizado, como os dados estatísticos são adotados para a verificação do alcance da meta prevista nos planos estratégicos do órgão e, ao final, foi dado um exemplo prático de como a estatística influencia na tomada de decisões e na política de atuação do órgão. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. …

Palavras: 4950Páginas: 18

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PIM II

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: economia e mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. No que diz respeito à economia e mercado, foi analisado se o órgão atua diretamente nos livres mercados ou no sistema econômico. Também foi falado sobre sua natureza dentro do sistema público e quais os serviços oferecidos pelo órgão, especialmente sua atuação na defesa na área da saúde, educação, defesa do consumidor, etc. Por fim, foi abordada a questão de como o Ministério Público pode ser afetado pelas políticas macroeconômicas do governo ou pelo “problema econômico”, bem como a forma que a instituição atua na defesa da ordem econômica e tributária. No que se refere à disciplina de recursos materiais e patrimoniais, foi analisado se existe na estrutura do órgão algum departamento ou setor diretamente responsável pela gestão e controle dos materiais e bens permanentes, bem como as atribuições e competências de cada departamento. Discorreu-se sobre a implantação de uma gestão de materiais permanentes no âmbito do Ministério Público e quais os meios e tipos de atos e procedimentos são adotados para implantar essa gestão no órgão. Por fim, no que concerne à disciplina matemática aplicada, discorreu-se sobre a adoção ou não pela instituição dos conceitos e técnicas financeiras nas operações conduzidas regularmente, além do planejamento de curto e longo prazo das atividades da entidade no que tange ao desenvolvimento de projetos, além da política de redução de custos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da instituição. A instituição estudada foi o Ministério Público de Minas Gerais, através das Promotorias de Justiça da Comarca de Iturama. PALAVRAS CHAVE: ministério público de minas gerais, promotoria de justiça de Iturama…

Palavras: 6050Páginas: 22