Uma das maiores mineradores do mundo: Vale S. A

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A. PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III ALUNO: MARIA LUCIA OLIVEIRA CAMPOS RA 1825539 Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como um dos pré requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Marketing. COTIA 2018 RESUMO Este trabalho pretende estudar a mineradora Vale S. A. em três diferentes aspectos: a parte contábil, analisando a saúde financeira da empresa, como a empresa entende a área de marketing e como o utilizam e algumas estatísticas que mostram sua evolução no decorrer dos anos. Keywords: Vale, Accounting, Marketing, Statistics. Sumário Introdução. Capitulo 1- Contabilidade: a importância da saúde financeira. Capitulo 2- Fundamentos de Marketing: um longa caminhada até alcançar o objetivo. Capitulo 3- Estatística Aplicada: a realidade transformada em números.

O objetivo deste trabalho é identificar como a empresa Vale está sob o aspecto financeiro, que será tratado em detalhes no primeiro capitulo, passando por como a empresa enxerga e utiliza a estratégia de marketing que será tratado no segundo capitulo, no terceiro capitulo veremos algumas estatísticas da empresa e o que elas representam, finalizaremos o trabalho com uma conclusão à respeito das informações exploradas. Contabilidade: a importância da saúde financeira A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio, procurando através da coleta de informações, quantificação, registro e análise das mudanças ocorridas no patrimônio da empresa em questão, a confecção de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, relatadas tanto em termos físicos quanto monetários, NBC – T-1,aprovada pela Resolução CFC nº 785, de julho de 1995.

SANTOS, E. M. Estes conceitos são melhores entendidos quando quebrados em três partes: Primeiro temos a orientação que é a elaboração de relatórios contábeis, como o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício, o famoso DRE, e com o uso deles verifica-se a situação econômica e financeira da entidade, esta é o cerne da contabilidade (Portal SO CONTABILIDADE, 2007). entre os exercícios de 2015, 2016 e 2017, que constam abaixo: Fonte: http://www. vale. com/brasil/PT/investors/information-market/financial-statements/ - Adaptado Optou-se avaliar um período de três para que fosse possível realizar um estudo sobre o comportamento da empresa no decorrer dos anos e não somente sua situação pontual, tornando a análise mais completa e representativa, para isso serão utilizadas as técnicas de analise dos demonstrativos contábeis.

Seguem os resultados dos cálculos realizados e a analise que se torna possível realizar à partir deles, mostrando a situação financeira da empresa Vale. Tabela 1: Resultados dos cálculos Sobre a Liquidez da Empresa tem-se que a Liquidez Corrente está ligeiramente acima do valor 1 e a Liquidez Seca, muito próxima deste valor, em contrapartida a Liquidez Geral está bem próxima de alcançar o valor de 2. De acordo as informações obtidas por meio destes indicadores, pode-se concluir que ocorreu uma melhora expressiva nos resultados da empresa Vale do Rio Doce nos três anos analisados e que em 2017, último ano informado no balanço, os resultados mostram que a situação econômico-financeira da empresa esta saudável com um fluxo de caixa positivo. Fundamentos de Marketing: um longa caminhada até alcançar o objetivo Para que um produto simples, como por exemplo, um sabonete, chegue nos residências dos consumidores, alguma empresa visualizou esse consumo e criou um produto que atendesse a necessidade de higiene corporal, mas que também tivesse aspectos que incentivassem um grupo de consumidores a escolher uma marca especifica no meio de várias outras.

Foi criada uma comunicação que não somente levassem informações a esse grupo, mas que o convencesse de que aquele sabonete era a melhor alternativa para satisfazer suas expectativas. Houve a analise de custos, definindo o preço do produto, mas do que isso, tornou a compra viável ao deixar o produto em pontos de venda estratégicos para os consumidores alvo. Ou seja, há muito trabalho e esforço envolvido para que um produto chegue em nossas mãos e toda esta arquitetura atuando nos bastidores cabe ao setor e profissionais de marketing. Por fim, na cadeia de alumínio há a produção de bauxita, alumina e alumínio primário. Todos produtos destes três segmentos são homogêneos, apresentando pouca diferenciação entre os diversos produtores (PR NEWSWIRE.

É valido ressaltar que os produtos citados neste trabalho, são tangíveis, com alto shelf life, isto é, possuem um prazo de validade extenso e por serem matérias-primas e não produto final, são destinados ao consumo de outras industrias para se transformarem em outro material, não sendo assim destinados ao consumidor final, como uma pessoa física, por exemplo. Com estas informações podemos entender a dificuldade na parte do marketing de convencer o público, neste caso, grandes industriais de base, a comprarem um produto que não tem, e nem deve ter, um diferencial de mercado, no sentido de atributo. Desta forma, o diferencial competitivo, torna-se uma luta por preço e praça, ficando a promoção em segundo plano. realizou um projeto junto com as prefeituras que concorrerem ao programa do governo federal, PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, de tal forma que a cada R$ 1,00 previsto, a Fundação, através de melhorias técnicas nos projetos, alavancar R$ 27,00 do PAC para a administração municipal, mesmo este sendo apenas um dos desafios da gestão pública, este auxilio da Fundação colocou os projetos em outro patamar, melhorando sua viabilidade (ARAUJO, R.

Outro projeto de apoio à gestão pública, destacamos o projeto “Escola que Vale”, presente nos estados do Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará, constitui coordenar ações voltadas para a melhoria de indicadores educacionais, englobando a formação de profissionais preparados e o foco a leitura e escrita no ensino público das cidades envolvidas. Portanto, a comunicação estratégica da empresa pode investir mais na exploração do conceito já existente de que a venda do produto e o bom relacionamento da marca com o público não deve ater a primeira ao segundo, pois a visibilidade positiva da marca deve abranger não somente os clientes da companhia, que são também grandes industriais como ela mesma, mas a população como um todo.

Desta forma, um ponto para o futuro seria a empresa investir mais em um mix de propaganda informal, como já o faz, mas também na formal, pela mídia por exemplo, com o intuito de mostrar a sociedade que mesmo que as pessoas não consumam seu produto diretamente, a empresa se encontra muitos itens usados no dia-a-dia de todas as pessoas, direta ou indiretamente. Estatística Aplicada: a realidade transformada em números As empresas estão cada dia mais dependentes dos dados estatísticos para a obterem informações relevantes a respeito de suas áreas de atuação, especialmente sobre a visão econômica e social. A margem líquida da empresa que antes era 6,42% do montante geral do setor de mineração brasileiro e em 2006 chegou em 21,92%.

  Alguns outros dados estatísticos, como receita operacional e retorno sobre ativos, demostram também a melhora da Vale no mercado, que indica que ao passar para a iniciativa privada a empresa se tornou mais eficiente, lucrativa e saudável financeiramente. Por exemplo, em relação aos dividendos sobre o lucro pagos pela Vale aos acionistas passaram de 1,12% para incríveis 26,9% ainda no ano de 2006 (JUNIOR, W. E. Conclusão A Vale é uma mineradora muito importante para o país, realizando a extração e o comércio de minérios, transporte ferroviário e operação portuária e ainda é a segunda mineradora do mundo em valor de mercado (SILVA, M. br/reportagens/marca/20691/a-estrategia-da-vale-para-deixar-um-legado-social. html>. Acesso em: 15 set. COSTA, L. Vale implementará nova estratégia para crescer após reduzir dívida, diz diretor.

html>. Acesso em: 12 set. JULIBONI, M. Vale cresce e impulsiona setor de transportes e logística. Disponível em:<https://exame. JUNIOR, W. E. VALE MELHOROU APÓS PRIVATIZAÇÃO, APONTA FGV. Disponível em: <http://g1. globo. Acesso em 16 set. PR NEWSWIRE. CVRD Approves Increase in Pellet Production Capacity. Disponível em: <http://www. prnewswire. Acesso em: 13 set. SANTOS, E. M. Contabilidade. São Paulo: Editora Sol, 120 p. Acesso em: 15 set. SILVA, M. Estudo de Caso: Estrutura da Organização de Mercado da Vale do Rio Doce. Disponível em: <http://www. administradores. VASCONCELLOS, M. A. S. Fundamentos de Economia. ªed.

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