Tratamentos medicamentosos e não medicamentosos da Cervicalgia
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Geografia
Tratamentos Não Medicamentosos Um dos tratamentos não medicamentosos realizados por pacientes que apresentam o quadro de cervicalgia é a acupuntura. A acupuntura é uma técnica originária da China que tem como método o estímulo de pontos específicos do copo. Trabalhos realizados na Alemanha mostram melhoras significativas da cervicalgia e incapacidade nos pacientes tratados com a acupuntura associado aos tratamentos convencionais com fármacos. A melhora se manteve após seis meses do tratamento, em comparação com os pacientes do grupo controle. Alves e colaboradores (4) também discutem os efeitos da acupuntura sistêmica no tratamento da cervicalgia na intensidade da dor. A tração manual consiste na aplicação de uma força longitudinal a qual descomprime estruturas articulares, vasculares e neurológicas próximas à coluna cervical, diminuindo o tônus muscular e, consequentemente, a dor.
Já a pompage visa a melhora da circulação sanguínea local por meio do alongamento do segmento cervical até o limite da elasticidade fisiológica, o que resulta em diminuição da dor cervical e melhora na amplitude de movimento do pescoço. Uma outra técnica manipulativa denominada Massagem Yoga Tai foi avaliada por Santos e colaboradores na cervicalgia de cirurgiões dentistas, como tratamento coadjuvante que apresentou melhoras significativas nos níveis de dor dos pacientes analisados. Segundo as autoras, tal melhora poderia ser atribuída ao relaxamento de fibras musculares, proporcionado pelo aumento da circulação sanguínea. Outra possível abordagem é a que se faz uso de exercícios físicos aeróbicos, de força muscular multi e monoarticulares e alongamentos de maneira conjunta, como discutido no trabalho de Medeiros 2013.
O início de sua ação terapêutica é de cerca de 1h após a administração e seu efeito pode durar até 24h. Sua utilização é recomendada em casos de cervicalgia crônica inespecífica causada por síndrome dolorosa miofacial da musculatura superior do trapézio. Em um ensaio clínico de avaliação da ciclobenzaprina como relaxante muscular para dores agudas de pescoço, constatou-se que doses diárias de 15 e 30 mg são mais eficazes na mitigação das dores do que uma dose de 7,5 mg, a qual teve um resultado bastante semelhante ao placebo. Diazepam A utilização do Diazepam atua no alívio da percepção dos componentes afetivos e sensitivos da dor, também atuando como relaxante muscular, embora não haja evidências científicas que amparem sua utilização em casos de cervicalgia inespecífica crônica.
Paracetamol O uso do Paracetamol, um analgésico simples, é realizado diariamente na dose de 4 mg a cada 24h, por via oral, por um tempo máximo de nove semanas, embora uma pequena parcela dos pacientes (somente 5%) apresentem total alívio da dor após o tratamento. Conclusão O aumento da qualidade de vida e diminuição dos prejuízos sociais, laborais e econômicos é completamente dependente do correto e precoce tratamento dos pacientes com Cervicalgia, o qual pode ser realizado com a utilização de medicamentos ou com abordagens manuais, livres de fármacos. Dentre os medicamentos atualmente utilizados, destacam-se: Ciclobenzaprina, Diazepam, Paracetamol, Celecoxib, Lidocaína e Toxina Botulínica, sendo esta última não recomendada pela ABMFR e pela SBOT. Além disso, a abordagem não medicamentosa tem sido bastante eficiente no tratamento das Cervicalgias, principalmente por meio da acupuntura, eletroacupuntura, osteopatia, quiropraxia, massagem Yoga Tai, yoga, irradiação não-térmica a laser, exercícios físicos aeróbicos e técnicas de tração e pompage.
Referências 1. Moreira AS. Alves AKCRP, da Silva RAF, Licurci MGB, Fagundes AA. Efeito da Acupuntura Sistêmica na Intensidade da Dor de Pacientes com Cervicalgia. Revista Univap. Nohama P, Silvério-Lopes SM. Influência da frequência estimulatória envolvida nos efeitos analgésicos induzidos por eletroacupuntura em cervicalgia tensional. Intramuscular ketorolac versus osteopathic manipulative treatment in the management of acute neck pain in the emergency department: a randomized clinical trial. J Am Osteopath Assoc. Da Silva RMV; Lima MS; Costa FH; da Silva AC. Efeitos da quiropraxia em pacientes com cervicalgia: revisão sistemática. Rev Dor. Rev Bras Fisioter. Efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor cervical, lombar e do ombro: uma revisão sistemática 2009; 13(6): 461-79. Cohen SP. Epidemiology, diagnosis, and treatment of neck pain.
Mayo Clin Proc. Borenstein DG, Korn S. Efficacy of a low-dose regimen of cyclobenzaprine hydrochloride in acute skeletal muscle spasm: results of two placebo-controlled trials. Clin Ther. Scott NA, Guo B, Barton PM, Gerwin RD. Trigger Point Injections for Chronic Non‐Malignant Musculoskeletal Pain: A Systematic Review. Neurology.
172 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes