Trabalho PIM de Gestão Financeira
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Administração
Os processos asseguram o desenvolvimento da estrutura da organização com a utilização dos métodos eficientes que gerenciam as ações e utilizam os recursos para atingir os objetivos estabelecidos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias para completar os objetivos e o contexto organizacional. A comunicação empresarial é essencial para que as organizações conquistem bons resultados. Para ampliação dos resultados as empresas deve utilizar as metodologias e fundamentos assim como as técnicas que estimulam e auxiliam nos desafios e investimentos. As tomadas de decisões coordenadas por normas e leis apresentam variados benefícios eficientes para as empresas, com as orientações e controles dos procedimentos das outras pessoas, advertindo contra os problemas entre os colaboradores. Referências. INTRODUÇÃO Atualmente as organizações estão se diferenciando das concorrentes e se posicionando no mercado que atuam.
Os procedimentos ampliam as vendas e a demanda dos serviços ofertados exigindo assim controle da qualidade, valores e incentivos. Os entendimentos de controle são considerados essenciais na área de gestão financeira. As empresas com a aplicação das atividades por meio do desenvolvimento com tecnologia nos serviços produtos têm adquirido resultados positivos com as operações adequadas. Os valores da organização com as aplicações de métodos de informática no setor de serviços envolvem todos os setores e incluindo os computadores, os sistemas e monitoramento, equipamentos, mensuração permanente dos dados. Fundamentos da Administração. A estrutura organizacional determina a maneira como a empresa se divide e sua hierarquia. A estrutura define o gerenciamento das atividades e a comunicação entre os setores, com o objetivo de alcançar os planos estratégicos.
Segundo Maximiano (2004, p. • controle: verificação da conformidade entre o que efetivamente está sendo - ou foi - realizado e o que foi decidido e determinado, bem como se os princípios vigentes na empresa estão sendo seguidos. Para Fayol (1990), “é função do administrador tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos demais empregados”. Dessa maneira a atividade administrativa seria composta de cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar. De acordo com Houaiss, planejar é determinar um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo), visando à realização de determinado projeto. Os planos podem ser estratégicos, que se aplicam à organização como um todo, fixam suas metas e objetivos mais gerais, ou operativos, mais detalhados, que demonstram o como cumprir os planos estratégicos.
Seguem os procedimentos de governança compatíveis com as normas dos mercados em que atuam, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência. Dessa forma, buscam reforçar a credibilidade no mercado e aprimorar o relacionamento com os públicos de interesse: acionistas, investidores, clientes, fornecedores, empregados e sociedade, entre outros. O modelo de governança e gestão tem como objetivos aumentar a transparência das atividades, adequar a filosofia de gestão à visão do plano estratégico, aperfeiçoar o mecanismo de responsabilização dos gestores, reforçar o compromisso com a conformidade e intensificar a geração de valor para os acionistas. Após a crise, a companhia encarou os desafios associados às grandes modificações tecnológicas e de padrões de consumo da sociedade, além da abertura de novas oportunidades e do próprio desenvolvimento do mercado brasileiro.
Os processos são administrados pelo Conselho de Administração que contribui com uma percepção do ambiente econômico e da indústria de energia no país e no mundo, e busca orientações e definições para as escolhas estratégicas para a companhia, visando à sustentabilidade no longo prazo. Os resultados de 2018 da companhia em comparação aos anos anteriores mostra uma ampliação da indústria de petróleo global reconhecendo os desafios a superar com a elaboração de cinco pilares estratégicos. O objetivo é a melhora da alocação do capital por meio dos ativos por capital entre os projetos de investimento. As reservas provadas de óleo e gás da companhia atingiram 9,6 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), de acordo com os critérios da SEC.
Justificando a reposição de 125% do volume produzido em 2018 (excluindo o efeito do desinvestimento de campos de petróleo) e uma relação reservas provadas/produção de 11,1 anos, onde boa parte dessas reservas se origina de ativos de classe mundial, como o pré-sal, a fronteira da exploração de petróleo do mundo onde a Petrobras é líder inconteste e dona natural. O foco nos ativos de custos baixos, alta qualidade e produtividade e longa vida representa enorme potencial de criação de valor ao longo do tempo. Assim, os capitais representam os insumos e são impactados pelas as atividades no processo de geração de valor. Visando ampliar a atuação em energias renováveis a companhia assinou dois Memorandos de Entendimentos (MOU) em 2018. O primeiro com a Total e Total Eren, empresas com atuação em energia solar centralizada e geração distribuída, tendo como objetivo a realização de estudos para o desenvolvimento de uma parceria de investimentos para atuar em energias renováveis a partir de fonte solar e eólica onshore.
O outro foi celebrado com a Equinor, empresa que tem atuação em geração eólica offshore, com objetivo de realizar conjuntamente estudos para desenvolvimento de uma potencial parceria nesse tipo de geração. No mercado de biocombustíveis, há décadas, comercializam combustíveis com alto teor de renováveis e detem laboratórios internos para desenvolvimento de combustíveis e suas misturas com biocombustíveis. “Comunicação empresarial é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar, onde ainda não existir ou for neutra, manter onde já existir ou, ainda, mudar para favorável, onde for negativa, a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários”. CAHEN, 2005, p. A área de comunicação empresarial, dentro de um entendimento moderno, tem uma função essencial no gerenciamento de percepção e na visão do ambiente social.
Nessa expectativa, deve colaborar para a avaliação dos planos de negócios da empresa, identificando problemas e oportunidades na comunicação. A Comunicação nas grandes empresas brasileiras mudou muito desde os anos 80, onde os meios se profissionalizaram, a preocupação em comunicar foi incluída na agenda, o processo deixou de ser apenas história e conquistou a continuidade. A companhia se comunica de forma consistente, coerente, verdadeira, transparente, simples e ágil com todos os públicos, representando sua identidade e atitudes. Se compromete a relacionar-se através de diálogo aberto e contínuo com seus públicos, respeitando as diversidades humanas e culturais. A companhia mantém seus públicos informados de forma precisa e clara também em relação a temas e eventos sensíveis, emergências e crises.
As Diretrizes Gerais da Petrobrás determinam as realizações da gestão de comunicação com base nos objetivos de negócio, na estratégia de marcas e com visão de longo prazo. Ocorre também a identificação e monitoramento dos potenciais efeitos dos riscos na sua imagem e reputação, tomando ações efetivas para a prevenção da realização do risco ou sua mitigação, sempre em articulação com a Gerência Executiva de Riscos Empresariais. O compartilhamento de conhecimentos e informações da Petrobrás ocorre por diversos programas da empresa, tais como: Conecte (rede de colaboração com o objetivo de estimular o compartilhamento de informações e conhecimentos por meio da criação de comunidades que possibilitam a organização de trabalho em equipes ou a estruturação de projetos); Comunidades de Práticas (abordagem organizacional que consiste na formação de grupos de uma mesma área de conhecimento que se reúnem presencialmente ou virtualmente para compartilhar experiências, ideias, práticas e lições aprendidas para a solução de problemas); Programa Mentor Petrobras (a mentoria é uma relação estruturada de desenvolvimento de competências técnicas, cultura, valores e das redes de relacionamento); e a Tutoria (prática de gestão do conhecimento que visa acolher, integrar e acompanhar o empregado recém-chegado à gerência ou aquele identificado para requalificação, adaptação à cultura e valores organizacionais, ao ambiente de trabalho e capacitação para a atividade profissional).
O Sistema Integrado De Processos E Padronização (Sinpep) tem por objetivo divulgar as políticas, diretrizes e procedimentos, da Petrobrás, fornecendo aos empregados um mecanismo de consulta e gerenciamento de padrões em um sistema único que apresenta todos os padrões associados aos processos desdobrados da cadeia de valor. Técnicas de Informática. A tecnologia e a inovação propiciam por meio do gerenciamento da gestão as estratégias para adquirir as vantagens competitivas. A tecnologia da Informação nos negócios é considerada um diferencial para as organizações. As grandes companhias devem estar alinhadas com a evolução tecnológica e adaptadas para a utilização dos novos recursos. As grandes empresas, devido ao grande volume de dados, observam as direções da tecnologia. Departamentos específicos são definidos, profissionais, terceirizadas e, devido ao alcance de TI, esse é dividido ainda em setores com profissionais especializados em cada área.
Nas organizações a necessidade de informatizar e ter profissionais qualificados e preparados para adquirir o melhor que a informática pode oferecer. O entendimento deve ser voltado para a permanência no mercado de trabalho ou mesmo acompanhar as tecnologias, conhecendo a fundo o computador, que tem objetivo de inovar e facilitar a vida da sociedade. São utilizadas novas tecnologias educacionais, ampliando as ofertas em novas modalidades de desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento, como cursos de ensino a distância; transmissão por vídeo conferência; realidade virtual e aumentada; aprendizagem adaptativa; e robôs de tele presença, além do treinamento no local de trabalho, mentoria, tutoria, comunidades de práticas, entre outros. Para o alcance das competências críticas foram estruturadas 45 trilhas de desenvolvimento, que consistem em guias para que os gestores possam identificar, de modo assertivo, as ações de treinamento a serem aplicadas às suas equipes.
A partir delas, cada empregado deve trilhar seu plano de desenvolvimento individual. Dessa forma são mapeadas as reais necessidades de cada área, de forma alinhada à estratégia corporativa de longo prazo e com foco no autodesenvolvimento. Como resultado, foram detalhados 12 projetos-pilotos para implantação de tecnologias selecionadas ao longo de 2019. Os estudos permitiram a compreensão das técnicas de informática aplicadas através da iniciativa estratégica de transformação digital do Plano de Negócios e Gestão da empresa Petrobrás. A estratégia tecnológica proporciona a preparação do ambiente competitivo com uso de tecnologias digitais e nova forma de trabalho, onde as possibilidades de transformação dos modelos operacionais e de negócios são ampliadas com eficiência e a segurança das operações, reduzindo os custos e facilidade para as tomadas de decisões.
Referências. ABNT. Tecnologia da informação – Código de prática para a gestão da segurança da informação (NBR ISO/IEC 17799). ed. tir. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p. CORRADO, Frank M. br/pt/visao-geral/estrutura-organizacional. Acesso em 28 de maio de 2019. JONES, Gareth R. e GEORGE, Jennifer M. Administração contemporânea. TACHIZAWA, Takeshy; SCAICO, Oswaldo. Organização flexível: qualidade na gestão por processos. São Paulo: Atlas, 1997.
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