Trabalho PIM de Gestão Financeira
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Administração
A. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar entregue à Universidade Paulista - UNIP como requisito para a obtenção de média semestral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Nome Tutor: XXXXXXXXXXXXXXXXX Polo Unip XXXXXXXXXX– XXXXXXXXXXX / XXXXXXXXX 2019 RESUMO O comércio está em constante renovação, e os empreendedores tentam se manter atualizados com o mercado. As tendências e a aplicação dos produtos e serviços estão diretamente relacionadas com a demanda e a oferta, o que permite que a produção seja realizada dentro de um determinado período, com estratégias de vendas de acordo com as diversas especificidades. São diversos os aspectos que controlam a organização, tanto positivamente quanto negativamente. Descrição Organizacional 4 2. Crédito e Cobrança. Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.
CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. As preferências por distintos produtos e serviços são variáveis de acordo com a posição das pessoas na sociedade. A cultura da população influencia no comportamento e os valores são relevantes para a comunidade, pois determinam os comércios e suas possibilidades. As necessidades são definidas com base nos valores, que estão associados aos produtos. Na Lojas Americanas os valores relativos aos consumidores e demais públicos, que desejam construir seus objetivos, implicam na demanda da organização, que a partir do crédito disponibilizado contribui para projetos com valores culturais. A análise de mercado, o plano de marketing e o plano financeiro são importantes para a empresa, pois disponibilizam as informações em maior quantidade e transparência, podendo atingir uma quantidade cada vez maior de pessoas que buscam as informações da empresa.
Em 1982 os Sócios do Banco Garantia na época assumiram o controle da empresa. Em 1994 formou a Wal-Mart Brasil S. A. joint venture que uniu Lojas Americanas S. A. Em 2000 ocorreu o aumento do capital da Americanas. com por meio da subscrição de novas ações. Estas ações corresponderam a uma participação de 33% do capital social da Americanas. com e foram negociadas no valor de US$ 40 milhões. Em 2001 a Lojas Americanas atingiu novos patamares de resultados, registrando lucro líquido de R$ 57,1 milhões e margem EBITDA de 6,2%. Americanas. com cresce as vendas em 62% em relação a 2003. A margem EBITDA consolidada atinge 12,1%. Em 2005 ocorreram importantes realizações para maximizar o valor da Lojas Americanas: foram inauguradas 37 novas lojas, foi adquirido o canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime e foi realizada uma joint venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas Itaú – FAI, ou Americanas Taií.
A margem EBITDA manteve-se no patamar de 12% e o lucro líquido foi de R$ 176,1 milhões, o maior dos últimos anos. Muitas cidades, como Santo Antônio de Jesus/BA, Teresina/PI, Barreiras/BA e Crato/CE, inauguraram suas primeiras unidades. Com a inauguração de 3 lojas na cidade de Manaus, 2008 ainda ficou marcado pela volta da Lojas Americanas a um dos maiores centros comerciais da Região Norte do país. Além disso, foram reformados e ampliados os 3 centros de distribuição, localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE, com o objetivo de aumentar a capacidade e melhorar a operação logística. Em 2009 a Lojas Americanas celebrou seu 80º Aniversário lançando o programa "Sempre Mais Brasil", com o ousado objetivo de abrir 400 novas lojas até 2013, dobrando assim o número de lojas da Companhia e dobrando também o número de cidades presentes.
Neste mesmo ano, a B2W iniciou sua expansão internacional, através da Ingresso. Também neste ano foi anunciado o fim da parceria entre a Lojas Americanas e o Itaú para oferta, distribuição e comercialização de produtos e serviços financeiros. Em 2013 ocorreu a conclusão do programa de expansão orgânica "SEMPRE MAIS BRASIL – 80 ANOS EM 4!", a Companhia passou a operar 856 lojas espalhadas por 297 cidades dentro de 25 estados mais o Distrito Federal, o que significou que praticamente dobraram o tamanho da Companhia em apenas 4 anos, concluindo com êxito o desafio divulgado ao final de 2009. Além disso, garantiram uma maior eficiência na distribuição das mercadorias, em outubro de 2013 com a inauguração do seu quarto Centro de Distribuição, em Uberlândia-MG. O novo centro teve como objetivo garantir maior agilidade no abastecimento das lojas físicas para oferecer o melhor atendimento aos clientes de Minas Gerais e das regiões Centro-Oeste e Norte.
Em 2014 na esteira de sucesso do “SEMPRE MAIS BRASIL – 80 anos em 4”, lançaram um novo desafio: “85 anos em 5 – SOMOS MAIS BRASIL”, com o objetivo de abertura de 800 novas lojas e 2 novos Centros de Distribuição ao longo prazo sendo ao todo 5 anos (2015 - 2019). Com 13 anos de operações no comércio eletrônico, a Americanas. com é considerada a maior e mais completa loja da internet brasileira. A marca oferece mais de 500 mil itens distribuídos em 32 categorias como informática, eletrodomésticos, eletrônicos, celulares, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, livros, entre outros. Além do canal online, a operação de venda também é feita pelas televendas e por mais de 700 quiosques instalados dentro das Lojas Americanas. Os Quiosques da Americanas. A organização escolhida para esse estudo dispõe de uma estrutura múltipla e complementar de vendas.
Além da rede de lojas físicas a Companhia opera também com a B2W Digital para alcançar os seus clientes via internet, TV, televendas, catálogos e quiosques, que complementam a oferta de produtos nas lojas físicas. A participação da Lojas Americanas na B2W Digital era de 61,57% em 31 de agosto de 2018. A Lojas Americanas disponibiliza dois formatos de lojas: Tradicional e Express. Adicionalmente, a Companhia está desenvolvendo o novo modelo de loja de conveniência com mix de produtos voltados para conveniência alimentar. de fidelidade, de premiação, incentivos e vendas corporativas, oferecendo soluções e serviços com o mesmo nível de excelência que nos consagra líder no segmento B2C. Americanas. com Comércio Eletrônico é uma Sociedade Anônima (S.
A. focada em comércio varejista, através de internet, telefone, catálogo, televisão e outros canais e serviços. com com o portal eletrônico Submarino. A aprovação dessa fusão por parte dos acionistas de ambas as companhias ocorreu em Assembleias realizadas em 13 de dezembro de 2006. A fusão está submetida às entidades brasileiras de defesa da concorrência (Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, Secretaria de Direito Econômico - SDE e Secretaria de Acompanhamento Econômico - SEAE) no prazo e na forma requerida em lei. A B2W Digital é líder na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital. A Companhia possui as maiores marcas da internet (Americanas. Segundo Dornelas (2005, p.
“um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições”. O plano de negócios é um documento utilizado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que o estrutura, no caso da empresa Lojas Americanas S. A. as possibilidades são de crescimento para obter os lucros. CAPA. LOJAS AMERICANAS S. A. Curitiba Rod. Presidente Juscelino, nº 160. O ambiente interno é constituído pelas fragilidades e as forças da empresa, e o ambiente externo analisando e identificando as ameaças e oportunidades. O processo para o planejamento deve se adequar a cada etapa, portanto com o acompanhamento é possível realizar ajustes no plano estratégico sempre que constatar riscos em determinadas circunstâncias. Os aspectos que não são controlados pela organização, mas influenciam no controle e produção, são caracterizados no Macroambiente.
A análise dos componentes do Macroambiente certifica o progresso da empresa por meio das atividades relacionadas que dependem de outros segmentos e influenciam diariamente os negócios. As variáveis consideradas no macroambiente empresarial são fundamentais para a identificação das questões que aumentam os lucros e permitem a expansão da empresa. Baseados em fundamentos teóricos, após o levantamento dos dados e perfil do público-alvo, foram alinhadas as informações e planejadas as estratégias. As oportunidades foram definidas de acordo com os fatores de mercado, que são: a inflação, o comércio, desemprego, crise econômica, entre outros. Os pontos fortes da empresa são resultados adquiridos com o tempo e a vantagem competitiva as coloca à frente dos concorrentes. As variáveis controláveis são os diferenciais.
As questões macroambientais envolvem as análises econômicas, sociais, tecnológicas, e todas suas variáveis interferem de forma direta ou indireta nas atuações da empresa. Além disso, permitem os processos de mudança e evolução da organização, com maior versatilidade de mercados. O estudo reflete as forças e fraquezas da Lojas Americanas, do ambiente interno sobre o qual tem controle e das oportunidades e ameaças do ambiente externo, como mudanças na concorrência, avanços tecnológicos, crise econômica, entre outros elementos sobre os quais a empresa não tem como agir. A matriz SWOT analisa o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças). A palavra SWOT é um acrônimo em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Matriz SWOT. Visão: “Ser a melhor empresa de varejo do Brasil”. A empresa mantém o foco em: Com os Clientes ser considerada como a melhor opção de compras. Com os Acionistas/Investidores, visam o melhor retorno no segmento. Para os Associados, manter a melhor opção de desenvolvimento profissional. Para os Fornecedores ter o melhor canal de distribuição. “O debate é bom, mas no final alguém tem que decidir”. “Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos”. “O simples é melhor que o mais complicado”. Os objetivos do Resultado são: Ser obsessivo com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob o nosso controle, ajuda a manter a sobrevivência em longo prazo; entender velocidade, urgência e complacência zero como fatores de vantagem competitiva duradouras; Ética, trabalho duro e consistência são a base para o crescimento da Companhia.
Plano de Marketing Lojas Americanas. A diferenciação da Companhia começa com a apresentação das mercadorias todas com boa localização dos preços e das promoções além de possuírem uma boa localização. A loja dispõe de um visual Merchandising que tem sido uma estratégia para conquistar os consumidores garantindo assim a permanência de clientes no ponto de venda. Plano Financeiro. O investimento na expansão da rede de lojas para a continuidade da aceleração do plano “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”, com o plano para ano de 2019 “90 em 1 ano”. Para aumentar em 30% o número de lojas inauguradas e em fase de construção. Fonte: (Relatório da Administração 2018 Lojas Americanas S. A. pg. Demonstração de Resultados (Projeção).
A Projeção da Demonstração do Resultado do Exercício do segundo trimestre de 2019 foi elaborada para o novo Centro de Distribuição em Curitiba-PR das Lojas Americanas S. O plano de prevê o aumento em 25% das vendas para solucionar os impasses encontrados a curto, médio e longo prazo. Vendas 6. Impostos sobre Vendas 963. Vendas Líquidas 5. Custo dos Produtos Vendidos 900. SCHRICKEL ,1998, p. Dentro do ambiente financeiro, a análise de crédito e contas a receber, devem trabalhar juntos, pois a partir da concessão do crédito, o setor de cobrança, deve monitorar continuamente o comportamento de pagamento do cliente, podendo tomar decisões antecipada referente a clientes inadimplente. Após o vencimento, segundo Tsuru e Santos (2009), “o tratamento a ser adotado deve ser o de clientes inadimplentes, sendo que existem diversas etapas a serem seguidas, conforme for o interesse da empresa”.
Para Santos (2003), “A atividade de concessão de crédito estará exposta ao risco de inadimplência, ou seja, aos prejuízos decorrentes do não-pagamento de dívidas por parte dos clientes” (SANTOS, 2003, p. A companhia oferece a linha de cartões de crédito que são: Cartão Americanas. Braga (2008, pg. afirma ainda que disponibilizar créditos aos consumidores significa: “assumir custos e riscos que não existem nas vendas à vista, tais como: despesa com cobranças de duplicatas, riscos de perdas de créditos incobráveis, custo de recursos e despesas com a análise” (BRAGA, 2008, P. A Companhia atua de acordo com as normas do Banco Central do Brasil, os bancos podem cobrar tarifas referentes às prestações de serviços de cartão de crédito e seus adicionais como: avaliação emergencial de crédito, 2ª via do cartão, juros por atraso, juros de parcelamento, juros de crédito rotativo, websaque, empréstimos, seguros e outros serviços.
As informações são disponilizadas no site da empresa, assim como a tabela de Taxas e Tarifas vigente. As Lojas Americanas utiliza o SCR (Sistema de Informações de Crédito) que tem a finalidade de fornecer ao Banco Central do Brasil, informações sobre operações de crédito para supervisão do risco de crédito e compartilhamento dessas informações entre instituições financeiras. Ao longo dos últimos anos, diversas medidas vêm sendo tomadas com este objetivo, o que nos permite manter os investimentos no plano de crescimento da Companhia no longo prazo. O “contas a receber” considera os recebíveis de cartão de crédito, líquidos do valor descontado, que possuem liquidez imediata e podem ser considerados como caixa. Composição do “contas a receber” na visão da Lojas Americanas.
Fonte: (Relatório da Administração 2018 Lojas Americanas S. A. Durante o ano, foram ofertados serviços para mais de 3,7 milhões de pessoas nas lojas que possuem o atendimento +AQUI. A Lojas Americanas segue entusiasmada com as oportunidades que se apresentam com a evolução da +AQUI, que mantém o foco no aumento de produtividade das lojas e na ampliação e diversificação do portfólio de serviços. Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial. A adoção de princípios éticos e comportamentais pela Companhia reflete o tipo de organização que ela é. Conforme Srour (2013, p. A competitividade dos produtos comercializados é exercida com base na concorrência leal preservando a imagem dos concorrentes. Atualmente os principais concorrentes são: Ricardo Eletro, Insinuante, Globex, Ponto Frio, Nova Casas Bahia, entre outros.
A Companhia trabalha o relacionamento com diversos públicos fundamentado na confiabilidade enfatizando a cultura e os princípios éticos. A relação estabelecida indica as possibilidades de desempenho, qualidade e diversidade. Os trabalhos são realizados com comprometimento, pessoal e profissional, e as ações visam à honestidade, integridade, responsabilidade e respeito. O Código de Ética e Conduta das Lojas Americanas visa ajudar todos a seguirem as regras que acreditam ser primordiais, tanto dentro da Companhia, quanto fora dela. O Código aplica-se a todos os associados e prestadores de serviços e apresenta valores e compromissos que devem ser compartilhados por todas as partes interessadas, ao longo da cadeia de valor, incluindo parceiros e fornecedores. Todo associado é responsável por seus atos dentro das dependências da Companhia e durante o exercício do seu trabalho.
Cada um tem o compromisso de conhecer e respeitar as leis e normas vigentes, aplicáveis às suas atividades, bem como os procedimentos internos da Companhia. A reputação organizacional é um bem construído ao longo do tempo, mas que pode ser destruído de uma só vez. Posteriormente a indicação da relevância do controle dos direitos, com base na análise dos dados com modelos de estratégias e legislação trabalhista competente auxiliam no domínio das concorrentes, na motivação de seus funcionários e para conduzir o mercado. São diversos os motivos que influenciam a empresa, tanto positivamente quanto negativamente. Com o acompanhamento é possível realizar ajustes sempre que constatar riscos em determinadas circunstâncias adaptando o plano de negócios em cada ponto.
O plano de marketing e o plano financeiro desempenham papeis principais para transmitir aos clientes o conceito da marca por meio da publicidade (divulgação) dos produtos e serviços. O realce dos produtos ocorre com a informação da responsabilidade e são compreendidos pelos clientes. BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2008. CHIAVENATO, I. SAPIRO, A. lasa. com. br/a-empresa/lojas-e-centros-de-distribuicao. Acesso em Maio de 2019. Empresa:https://ri. Princípios de Marketing. ª edição. Rio de Janeiro, 1998. KOTLER, P. KELLER K. ed. São Paulo: Atlas, 2003. SROUR, Robert H. Ética empresarial. ed.
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