Trabalho de futsal (futebol de salão)

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Futebol de Salão (Futsal): É o futebol adaptado para prática num campo de menores dimensões por equipas de cinco jogadores. As equipas, tal como no futebol, têm como objectivo colocar a bola na baliza adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal (baliza). Quando tal objectivo é alcançado, diz-se que um golo foi marcado, e um ponto é adicionado à equipa que o atingiu. O guarda-redes, último jogador responsável por evitar o golo, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos, tal como no futebol. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de golos em 40 minutos divididos em dois tempos. Blatter (actual presidente da UEFA), na época Secretário Geral da FIFA, tomou a decisão, junto ao então Presidente da FIFA, João Havelange, de incorporar o futebol de salão à grande família do futebol mundial.

Para isso, Blatter encarregou o seu assistente, o chileno-espanhol Miguel Galán Torres, o conselheiro de Havelange e o brasileiro José Bonetti, de dar andamento ao projecto. Na primeira reunião, ambos constataram que não existiam regras precisas para a modalidade, nem um campo de jogo ou bola específicos. Em Janeiro de 1986, Galán Torres e Bonetti começaram o projecto. Tomando como base as Regras do Jogo de Futebol, fizeram as modificações necessárias devido às particularidades da modalidade. Nessa ocasião, a RFEF se candidatou para sediar o segundo teste. Aprovada a iniciativa, o certame foi disputado em La Coruña, El Ferrol e Santiago de Compostela, em Fevereiro de 1987. A Espanha derrotou a Bélgica na final. Também competiram Brasil, Holanda, Estados Unidos, Portugal, Hungria e Itália.

Em Setembro de 1987, Galán e Bonetti propuseram-se a fazer uma terceira experiência na América do Sul, berço do futsal. O Brasil derrotou a Holanda por 2-1, consagrando-se como o primeiro campeão mundial de futsal. O Brasil também ganhou as duas edições seguintes, Hong Kong 1992 e Espanha 1996. Entretanto, foram os espanhóis que destronaram os brasileiros na Guatemala 2000 e defenderam com sucesso a coroa quatro anos depois na China Taipei em 2004. O Mundial de Futsal é hoje o quarto torneio mais antigo da FIFA. O futsal é hoje uma bela realidade, sendo uma das disciplinas desportivas que mais cresceu nos últimos anos, com mais de dois milhões de jogadores federados (homens e mulheres) em todo o mundo. O guarda-redes é permitido a usar de calças compridas e um equipamento de cor diferente, para se distinguir dos outros jogadores na equipa e do árbitro.

Não são permitidos colares ou pulseiras, assim como outros itens não autorizados que poderiam ser perigosos para o jogador adversário ou para o próprio jogador. A partida é controlada por um árbitro que cumpre as Leis do Jogo, e pelo primeiro árbitro que é a única pessoa que pode abandonar a partida devido à interferência de fora do campo. Este árbitro também é assistido por um segundo árbitro. As decisões feitas pelos árbitros são finais, e só podem ser alteradas se os árbitros acharem que é necessário. Na frente de cada baliza é uma área conhecida como área de grande penalidade. Esta área é criada por desenhar círculos trimestre com 6 m (7 m) de raio a partir da linha de golo, centrado na baliza. A parte superior de cada quarto de círculo é unida por uma 3.

m (3,46 m), linha paralela à linha de meta entre os postes. A linha que marca o limite da área de grande penalidade é conhecida como a linha da área de penalty. O tempo extra é composto por dois períodos de cinco minutos. Se não houver vencedor é produzido após estes métodos, cinco penalidades que são marcadas e a equipa que tiver marcado o maior número é a vencedora. Se não for decidido depois de cinco penalidades, continua a seguir com uma penalidade extra para cada equipa até ao momento que uma delas marcou mais golos do que a outra. Ao contrário do tempo extra, os golos marcados numa disputa de penaltis para fora não contam para os golos marcados durante o jogo. O início e o reinício do jogo.

Um pontapé de grande penalidade se um jogador comete uma das faltas que são dignos de um pontapé-livre directo dentro da sua própria área penal. A posição da bola não importa, desde que está em jogo. Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária se um guarda-redes limpa a bola, mas, em seguida, toca com as mãos antes de qualquer outra coisa, se ele controla a bola com as mãos depois de ter sido chutada para ele por um companheiro de equipa, ou se ele toca ou controla a bola com as mãos ou os pés em seu meio há mais de quatro segundos. Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária se um jogador joga de forma perigosa, Obstruir deliberadamente um adversário, impede que o guarda-redes de jogar a bola com as mãos ou qualquer outra coisa para que o jogo foi interrompido para advertir ou expulsar um jogador.

O pontapé-livre indirecto será executado do local onde ocorreu a infracção. • Sub-11 para atletas até onze anos. • Sub-13 para atletas até treze anos. • Sub-15 para atletas até quinze anos. • Sub-17 para atletas até dezassete anos. • Adulto para atletas até 39 anos. • Em 1986 são fundadas as primeiras Associações Distritais de Futebol de Salão, no mesmo ano é fundada a FPFS – Federação Portuguesa de Futebol de Salão, que organiza as primeiras provas de âmbito nacional. • Em 1991, é fundada a Federação Portuguesa de Futsal, e é dada a sua extinção em 1997 devido á sua integração na Federação Portuguesa de Futebol. Em Portugal… • A Federação Portuguesa de Futebol regista aproximadamente 25. atletas inscritos. • A expansão do futsal para novas regiões do país. google. pt/imgres?imgurl=http://jpn.

icicom. up. pt/imagens/desporto/uefa_futsal.

687 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download