TRABALHO CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
A iniciativa de aumentar a produção, consequentemente faz com que os custos para este feito também aumentem. Para auxiliar o administrador a gerir estes custos, temos a gestão de custos, geralmente realizada com ferramentas de apoio como planilhas de fluxo de caixa, onde o administrador aloca os valores de entradas e saídas, contas a pagar e a receber, de forma a analisar a situação financeira da empresa e projetar de melhor maneira os próximos passos a serem dados atrás dos resultados esperados. O conceito de custos, de maneira geral, é o gasto relativo de bens ou serviços utilizados na produção de um outro bem ou serviço. Para Dutra (2010), o conceito de custos, está classificado em seis áreas e, que se estudados revelam definições distintas.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA O conceito de custos baseado na sua natureza nos revela uma classificação de lançamentos contábeis, que padroniza as contas de modo que as contas debitadas e creditadas permaneçam com a mesma nomenclatura, independente do período que ocorram. Podemos citar como exemplo, os custos com embalagem, fretes e propagandas. Custos de direção e apoio São os custos que envolvem os três custos citados acima, pois quando se deseja apurar os custos de direção é necessário departamentalizar, isto é, dividir os custos, por departamentos, independente da sua participação na elaboração de bens e serviços. Dessa forma, segundo Dutra (2010) “o custo total é a soma dos custos administrativos com os custos de comercialização e com os custos de produção”.
QUANTO À CONTABILIZAÇÃO A contabilidade divide-se em contas patrimoniais, onde realizamos o balanço patrimonial da empresa, e as contas de resultado, onde calculamos e analisamos o demonstrativo de resultado do exercício. Os custos e despesas, conforme sua contabilização são alocados em um dos grupos que iremos citar abaixo: 1. Custo básico É representado pelo valor da matéria prima ou do material consumido e a determinação do seu valor é de acordo com o inventário efetuado no final de cada período das aquisições. A sua fórmula, segundo Dutra (2010) é “estoque inicial mais compras menos estoque final”. Custo de transformação É o total dos recursos aplicados sobre o custo básico para transformá-los em outro bem e é constituído pela mão de obra de custos indiretos.
Custos diretos ou primários Os custos diretos são facilmente identificáveis, pois são diretamente apropriados a cada bem ou serviço e dessa forma, não podem ser rateados, pois são específicos de cada centro de custo. Custos indiretos ou gerais Os custos indiretos, que por não serem identificáveis, não podem ser apropriados a somente um centro de custo, pois são produtos ou serviços que não podem ser mensurados a nenhum produto ou serviço executado. Dessa forma, deve-se dar ainda mais atenção à administração destes negócios, pois de acordo com o relatório IBQP (2008) in Shier (2010), a sua demanda é flutuante, tendo que reagir de forma imediata às mudanças no mercado. O administrador da empresa deve estar preparado e qualificado para resolver estas possíveis mudanças e possuir, por exemplo, conhecimento do mercado que atua é essencial.
Além disso, ter um capital de giro, uma cartela de clientes fechada, um lucro rentável e um nível de inadimplência baixo, fazem com que a empresa permaneça o mercado e atinja o sucesso desejado. LEGISLAÇÃO PERTINENTE A Lei complementar 155, de 27 de outubro de 2016, altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional; altera as Leis nos 9. de 3 de março de 1998, 12. POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CUSTOS As estratégias de gestão de custos é um instrumento gerencial na condução dos negócios. Para Porter (1992) a estratégia de gestão consiste na busca de uma posição 7 favorável em uma indústria visando estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência nas indústrias.
A definição de uma política de custos visa disponibilizar à instituição um instrumento de gestão capaz de oferecer informações para a tomada de decisão e para avaliação do desempenho, para que atenda as medidas adotadas pelo governo federal. Para se tornar viável, a política de custos deve possuir no mínimo cinco atributos: ● Ampla e genérica, compreendendo todos os aspectos da organização. ● Sistêmica, entendendo a empresa com um sistema com visão de entradas e saídas do sistema. As medidas de desempenho da UEP, eficiência, eficácia e produtividade horária, possibilitam o conhecimento da produção e o acompanhamento da produção por medidas físicas. BORNIA, 2002). O Custeio ABC foi criado na década de 80, nos EUA por professores com objetivo principal de direcionar da melhor forma os custos indiretos fixos aos produtos.
O ABC pode ser aplicado nos custos diretos, incluindo aqueles que dizem respeito à mão-de-obra, neste 8 caso não sendo diferente dos sistemas de custeio tradicionais, sua principal diferença está na aplicação aos custos indiretos. ARAUJO, 2008). Na redução de custos por meio de investimentos, o objetivo almejado é de fácil visualização e isso facilita o processo, pois é necessário apenas analisar a capacidade da empresa para realizar o investimento e o potencial de lucratividade do mesmo. EXEMPLO PRÁTICO 9 4. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA 4. Políticas de gestão 4. Analisar periodicamente os Custos e Despesas Na ânsia de reduzir os gastos, é comum que as empresas comecem a fazer cortes sem critério e acabam eliminando recursos importantes para o negócio. Antes de demitir, leve também em conta o tempo que um novo funcionário levará até atingir o nível de experiência e qualidade dos que saíram.
Melhorar a gestão de fornecedores 10 Na hora de reduzir custos e despesas, um dos primeiros passos é buscar por melhores parcerias com os fornecedores atuais ou até mesmo buscar outros produtores, que ofereçam preços mais baratos. Reduzir Custos de Fretes e Logística Na hora de avaliar a compra de matéria-prima ou mercadorias, não leve em consideração apenas o valor a ser pago ao fornecedor. Avalie também o quanto será gasto em fretes e logística. Investir no marketing de baixo custo Uma alternativa para reduzir custos e ao mesmo tempo aumentar o faturamento é investir em marketing utilizando alternativas de baixo custo, como as redes sociais, concursos culturais e promoções. Disponível em: <http://www. administradores. com. br>. Acessado em 14 de agosto de 2017. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FERRONATO, Airto João. Gestão Contábil-Financeira de Micro e Pequenas Empresas: Sobrevivência e Sustentabilidade; São Paulo: Atlas, 2011. HERNANDEZ PEREZ JUNIOR , José. B. de. Operacional com Gestão de Custos e Despesas: 19 Dicas para Ganhar Eficiência a Redução de Custos e Despesas! Disponível em: <http://www. treasy. com. n. p. June 2004. Disponível em: <http://www. scielo. Classificação das Empresas; Disponível https://www. webcontabil. com. br/2006/clientes/certacon/site/empresa/06_02_02. html; Acessado em 13 de agosto de 2017.
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