Tecnologia e meio ambiente . Análise de aplicativos moveis

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Desse modo, o presente trabalho consiste em discutir por meio de uma pesquisa bibliográfica a relação entre a tecnologia, o meio ambiente e a sociedade, analisando aplicativos disponíveis na loja virtual Play Store, realizando um breve discursão sobre atribui-los o papel de auxílio na construção do conhecimento, discorrendo sobre a sustentabilidade e seus desafios na atualidade. Palavras: Aplicativos móveis. Sustentabilidade. Tecnologia. Educação Ambiental. No entanto, com o passar dos anos percebe-se na tecnologia uma aliada em busca do equilíbrio ambiental, ao desenvolver-se tecnologias que buscam a sustentabilidade, e especialmente ao utilizar do seu poder de comunicação na promoção da educação ambiental, conscientizando a sociedade sobre suas ações através das diversas ferramentas e softwares. O objetivo em estudar a interferência que a tecnologia exerce na sociedade, consiste em identificar a sua influência no que diz respeito às problemáticas sociais, nesse caso discutiremos a influência da tecnologia, especificamente, o uso de aplicativos móveis (app’s) são softwares desenvolvidos e disponibilizados em dispositivos eletrônicos, podendo torna-se uma estratégia de divulgação das problemáticas ambientais Segundo Flikinger (1994, p.

é necessário propor uma concepção mais global de temas relevantes, como a problemática ambiental. E as diversas formas de tecnologia pode ser uma maneira que facilite a divulgação, possibilitando a sensibilização e o conhecimento dos diversos problemas ambientais, percebendo a necessidades da formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e comprometidos com o ambiente em que estão inseridos. Saber usufruir dos recursos naturais de maneira sustentável é algo realmente valoroso, visto a necessidade de uma conscientização, educação e reeducação quanto às questões socioambientais. Sustentabilidade também pode ser definida como um processo sócio ecológico caracterizado pela busca de um ideal comum. Um ideal é, por definição, inatingível em um dado tempo e espaço. No entanto, ao persistentemente e dinamicamente se aproximando, o processo resulta em um sistema sustentável.

Ecossistemas e ambientes saudáveis são necessários para a sobrevivência de seres humanos e outros organismos. As formas de reduzir o impacto humano negativo são a engenharia química ambientalmente correta, a gestão de recursos ambientais e a proteção ambiental. O carvão era usado para alimentar motores cada vez mais eficientes e depois gerar eletricidade. Sistemas modernos de saneamento e avanços na medicina protegeram grandes populações de doenças. Em meados do século 20, um movimento ambientalista reunido apontou que havia custos ambientais associados aos muitos benefícios materiais que estavam sendo desfrutados agora (VEIGA, 2005). No final do século 20, os problemas ambientais tornaram-se globais em escala. Os anos de 1973 e 1979 As crises energéticas demonstraram até que ponto a comunidade global se tornou dependente de recursos energéticos não renováveis.

Isso porque a sociedade exige uma nova visão na resolução de problemas, destacando a importância do conhecimento por meio da divulgação das informações, que assim permite que as práticas necessárias sejam concretizadas, a partir do conhecer, para então planejar o que deve ser feito. Para Oliveira, Almeida E Magalhães (2017), os problemas ambientais são fortemente agravados pela falta de informação dando a possibilidade para a tecnologia assumir uma função transformadora, na qual a educação e responsabilização dos indivíduos tornam-se um objetivo essencial para promover o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental impõe às sociedades a busca de novas formas de pensar e agir, individual e coletivamente, de novos caminhos e modelos de produção de bens, para suprir necessidades humanas, e relações sociais que não perpetuem tantas desigualdades e exclusão social, e, ao mesmo tempo, que garantam a sustentabilidade ecológica.

Isso implica um novo universo de valores no qual a educação tem um importante papel a desempenhar (BRASIL, 1998, p. USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Os aplicativos móveis Atualmente, um volume crescente de evidências sugere que os aparelhos móveis, presentes em todos os lugares – especialmente telefones celulares e, mais recentemente, tablets – são utilizados por alunos e educadores em todo o mundo para acessar informações, racionalizar e simplificar a administração, além de facilitar a aprendizagem de maneiras novas e inovadoras (UNESCO, 2014, p. RESULTADOS No total, foram analisados 16 aplicativos encontrados por meio das palavras de busca, Educação Ambiental e Sustentabilidade, e selecionados com base os critérios estabelecidos. Todos os aplicativos verificados, encontram-se caracterizados em ordem alfabética na Tabela 1.

Tabela 1. Aplicativos verificados com finalidade ambiental de acordo com os critérios estabelecidos. Fonte: Autor APLICATIVOS AVALIAÇÃO LANÇADO ATUALIZADO N° DE DOWNLOAD Clube da sustentabilidade 5 22/09/2019 18/12/2019 Mais de 100 Código Florestal 2018 4,3 19/12/2016 09/10/2018 Mais de 1. Moeda Verde 4 11/03/2019 09/12/2019 Mais de 5. OnePlanet Vegan 4,9 12/02/2017 07/08/2019 Mais de 1. Rede sustentabilidade 4,8 29/03/2019 18/03/2020 Mais de 1. Sustentabilidade Online 5 12/10/2017 04/03/2020 Mais de 500 Sustentify 5 24/03/2017 09/08/2017 Mais de 500 Com base na tabela anteriormente citada verificou-se que as datas de lançamento e atualização são uma forma de identificar a aceitação dos aplicativos, aqueles aplicativos cuja a atualização ocorre com frequência torna-se os mais prováveis de utilização e são os mais aceitados pelo o público, em termos de n° de downloads os aplicativos Defensor da Natureza e Desafio Ambiental foram os mais baixados, mesmo existindo um atraso de atualização entre os dois, enquanto que o aplicativo Clube da sustentabilidade foi o que menos teve downloads, isso deve ser reflexo da baixa divulgação do aplicativo.

A Figura 1 mostra a porcentagem de atualização dos aplicativos durante o tempo, assim, é notória que mais da metade dos aplicativos foram atualizados nos últimos 6 meses. Estas atualizações permitem que o usuário mantenha seus dados protegidos, já que os criminosos virtuais se aproveitam das fraquezas de alguns softwares para tirar alguma vantagem sobre o usuário do aplicativo. A utilização dos aplicativos que utilizam como palavras chave para busca educação ambiental e sustentabilidade, apresentam uma gama direcionada para o público infantil, visto que muitos pais fazem uso de alguns aplicativos para ensinar as crianças sobre meio ambiente e conscientização ambiental. Com este estudos podemos concluir que a utilização dos aplicativos permite um maior entendimento e aproximação para como o meio em que vivemos, podendo a vir promover um maior cuidado e zelo com o meio ambiente através das informações obtidas por intermédio dos aplicativos REFERÊNCIAS ARRIGHI, G.

A ilusão do desenvolvimento. ed. GONCALVES, L. P. S. MARQUES JUNIOR, J. G. In: Programa de Comunicação Ambiental, CST. Educação, ambiente e sociedade. Serra: Companhia Siderúrgica de Tubarão, 2014. D’ALBERTAS, S. M. Petrópolis: Vozes, 2012.

128 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download