TCC-Centro Cultural Baiano

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Física

Documento 1

AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus primeiramente por ter me dado saúde, sabedoria para lidar com as adversidades da vida. Aos meus pais por estarem ao meu lado sempre, dando carinho, amor e proporcionado oportunidade para realização de mais um sonho na minha vida, deixando de lado as suas realizações. Ao meu orientador Caiuby Menezes por ter dividido o seu conhecimento, a sua experiência de vida como na sua carreira, contribuindo de uma forma grandiosa na minha vida pessoal e futuramente profissional. Aos meus colegas que me apoiou quando eu pensei em desistir, dando forças para seguir em frente e as pessoas que me incentivaram nessa jornada mesmo não sendo da área profissional. “Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história.

Justificativa 15 2 HISTÓRICO CULTURA 17 2. Cultura e seus significados 18 2. Definições e importância dos centros de cultura 19 2. Praça e suas manifestações 20 3 CULTURA BAIANA 21 3. Culinária 21 3. Centro Cultural São Paulo 46 6. Centro Cultural Banco do Brasil 48 7 VIVA ARTE-CENTRO CULTURAL BAIANO 53 7. Terreno 53 7. Análise da hierarquia viária 55 7. Transporte Público 56 7. Pré-Dimensionamento 71 8 CONCLUSÃO 73 REFERÊNCIAS 74 ANEXOS INTRODUÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Salvador é um dos maiores centros turísticos do país, devido a sua diversidade cultural, história e por ser a primeira capital do Brasil. Tem características muito específicas, como seu clima quente e ensolarado durante quase todo ano. Possui a beleza natural de praias como Ondina, Amaralina e Farol da Barra; manifestações variadas da cultura negra, de culinária com iguarias ricas e exóticas, músicas, capoeira; além de ter a maior festa popular do mundo, o carnaval.

Entretanto com o alto índice de violência, falta de segurança, defasagem na estrutura da cidade, favoreceu com a queda no turismo. Uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)4 indica a participação de 7% de bens e serviços culturais no Produto Interno Bruto (PIB) mundial, com crescimento anual previsto entre 10 e 20%. No Brasil, 320 mil empresas estão voltadas para a produção cultural (quase 6% do total de empresas no País). Tais empresas empregam formalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas, são responsáveis por 8,5% dos postos de trabalho, segundo levantamento recentemente feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 5 No Brasil, ainda de acordo com o IBGE, 44,2 milhões (22%) da população se sustentam através do trabalho informal. Não necessariamente fazendo parte dessa fatia, 8,5 milhões de pessoas vivem do artesanato, sendo que metade da produção está no Nordeste; desse efetivo, 87% são mulheres.

Na Bahia existem 400 mil artesãos e, deste total, 80% são mulheres. Sob a óptica histórica, em relação aos espaços para manifestação artística e cultural, pode-se perceber que Salvador é uma capital que não se mostra preocupada com a sua qualidade. Haja vista, como bem observa Gil Tavares, se quer abriga um teatro municipal. O encenador, dramaturgo e doutor em artes cênicas, refletindo essa temática, pondera que os pontos apresentado e os problemas já citados, esta monografia visa justificar o porquê da criação de um novo centro cultural e a importância dos seus espaços para a cidade. “Somos uma cidade que derruba a Igreja da Sé, o Teatro Politeama; deixamos o Cineteatro Jandaia e o Pax depredados, viramos as costas ao incêndio do belo e histórico Teatro São João – perdendo assim um teatro de referência histórica, simbólico, que bem poderia ser nosso Teatro Municipal –, porque, sim, somos uma capital sem Teatro Municipal; com uma Praça da Sé (diga-se de passagem, transfigurada de forma horrível) sem Igreja da Sé.

Enquanto muitos festejam o novo como forma de resolver o degradado, Salvador vai desfigurando-se. Devido à importância do centro cultural como integrador social, justifica-se a edificação do centro cultural proposto para este Projeto em nossa cidade. O projeto visa atender a todos os públicos, principalmente aos portadores de necessidades especiais. Figura 1- Espaços Culturais em Salvador Fonte:https://www. google. com. Tais mudanças possuem relação direta com o momento histórico vivido na Europa. A partir do séc. XIX, a relação entre cultura e civilização começou a ser questionada pelos teóricos. Entretanto a cultura passou a ter seu valor mais relacionado à religião, às artes, à família, à vida pessoal, aos significados e valores. Raymond Willians6, teórico britânico do materialismo cultural, na sua tentativa de definir cultura, afirma que chegar a um conceito único é tarefa complexa.

Nesse sentido cultura é valor e ideologia: ela denuncia o nosso privilégio de negar e de refazer o mundo”. Damatta, 1999). Outro pensamento de Damatta (1999), porém no que se diz respeito à capacidade cognitiva do ser humano, Damatta (1999) afirma que esta “serve para demarcar o processo simbólico por meio da qual a humanidade se diferencia da animalidade e da natureza. É, pois, com o conceito de cultura que os antropólogos assinalam a diferença capital entre homens e bichos. Nesse nível, humanidade e cultura são dois elementos indissoluvelmente ligados. RIBEIRO, 2013, p. Seguindo o Pensamento de Ribeiro (2013), ele apresenta outro Conceito, ressaltando “O centro de cultura é um espaço que deve construir laços com a comunidade e os acontecimentos locais, funcionando como um equipamento informacional, no qual proporciona cultura para os diferentes grupos sociais, buscando promover a sua integração”.

RIBEIRO, 2013, p. Borges (2007), assim como Ribeiro (2013), tem uma percepção que o centro cultural é um espaço modificador,sendo através das atividades de lazer exercidas. Sobre o significado, a autora aborda os motivos que promoveram o aparecimento e o constante aumento de centros culturais, diretamente relacionados à tecnologia da informação e comunicação (TIC’s), que influenciaram diretamente o modo de viver das pessoas no pós-guerra. “As manifestações fazem parte da modernidade. Diversos momentos significativos da história foram contados e cantados a plenos pulmões nas praças das cidades. Ontem e hoje, e porque não dizer amanhã, as ruas tornaram se espaços significativos para a realização de atos públicos. ” (ROSA, 2007, p 2). Por ser um espaço aberto para a circulação diária das pessoas, a praça acaba por atrair um público heterogêneo, o que promove a interação entre pessoas de diferentes personalidades com idelogias semelhantes ou diferentes.

Devido a esse acontecimento, atenta-se a necessidade de integrar a praça em meu projeto, a fim de que englobe as mais diversificadas manifestações, a exemplo do que ocorrem em espaços culturais como o Georges Pompidou-França e o MASP-SP. CULTURA BAIANA A Cultura baiana é diversa e rica, sendo na culinária, religião, musica literatura, Arte e dentre outras esferas. Abaixo Segue falando um pouco da nossa cultura. CULINÁRIA A culinária baiana é oriunda das culturas africana, portuguesa e indígena. Os africanos trouxeram temperos fortes, especialmente o azeite de dendê e as pimentas. com/ Fonte: http://www. estudokids. com. br/ A variedade de pratos e doces típicos da Bahia é grande como o acarajé (Figura2), Bolinho de estudante (Figura 3), Bobó de camarão (Figura 4), Feijoada (Figura 5). Existência de outras iguarias como Caldinho de sururu, Caranguejo, Caruru, Cozido, Cuscuz doce, Camarão, Cocada, Efó, Escondidinho, Feijão de leite, Frigideira de siri catado, Farofa de banana, Feijão fradinho, Feijoada, Fritada, Galinha de cabidela, Galinha ao molho pardo, Lambreta, Maniçoba, Mariscada, Mininico de carneiro, Mocotó, Moqueca de aratu, Mugunzá, Passarinha, Petitinga frita, Quiabada, Sarapatel, Sarrabulho de vaca, Vatapá, Zambé, Xinxim de galinha Sobremesas, Arroz doce, Baba de moça, Beiju, Bolinho de estudante, Canjica, Cocada Cuscuz e entre outros que fazem parte da culinária baiana.

Figura 6- Festa Lavagem do Bonfim Fonte: http://geraldojose. com. br/index. Php?Sessao=noticia&cod_noticia=34713  Devido ao sincretismo, os seguidores do candomblé associavam a imagem de Jesus a Oxalá, assim como a de Jesus crucificado à Oxalufan (uma representação de Oxalá velho). A lavagem tornou-se uma proporção de também reverenciar os orixás. com. br/2013/01/650x375_1304815. jpg Era por tanto uma festa acessível ao público apenas pelo mar e assim foi até a definitiva abertura da Avenida Oceânica na década de 40. A Festa de Itapuã foi também num determinado momento da década de 1910 o berço de tradicionalíssimos Ternos e Ranchos. Outra festividade de grande relevância na cidade Soteropolitana é a de Iemanjá. jpg Conto de areia dentre muitas composições do cancioneiro popular brasileiro que reverencia Iemanjá, “personagem de mitos, lendas, músicas e poesias”.

Para Bernardo (2003), “é mãe e esposa. Ela ama os homens do mar e os protege. Mas quando os deseja, ela os mata e torna-os seus esposos no fundo do mar” A honrosa festa Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga festa religiosa do Brasil, sendo comemorada desde o ano de 1550. A primeira capela de taipa foi erguida a mando de Tomé de Souza. As manifestações mais populares eram concentradas na Baixa do Sapateiro. Na década de 50 que o carnaval baiano começa a tomar a forma diferente e mais conhecida, sendo que os foliões se divertiam através de carros de som, que posteriormente, seriam chamados de trios elétricos. Trio elétrico é o nome pelo qual é chamado o caminhão adaptado com aparelhos de sonorização com estrutura para shows de aproximadamente sete horas.

Os percussores que deu origem ao trio elétrico foram os amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), no ano de 1950 (Figura 10). Osmar, que era proprietário de uma oficina mecânica, decidiu decorar um Ford 1929 com vários círculos coloridos, como se fossem confetes e colou uma placa dizendo "Dupla elétrica". jpg No início da década de 1990, o carnaval de Salvador passa a ser profissionalmente comercializado e atrai dezenas de patrocinadores. Como o carnaval passou a ser monopolizado, outros ritmos passaram a fazer parte da festa, como o pagode e a música afro. De forma organizada o público de cada bloco carnavalesco possuem abadás, camisas identificadas com os nomes e cores de cada bloco, que dão direito aos foliões brincar dentro das cordas.

Para Galindo (2011), o carnaval faz a alusão as problemáticas existentes em nossa sociedade,pondera que “Os ricaços nos camarotes, a classe média nos blocos e os pobres segurando cordas e servindo as bebidas e quitutes. A sociedade onde vivemos é exatamente assim: os ricaços nos condomínios de luxo, e os pobres, moradores da periferia, na segurança e no humilhante serviço doméstico. Considerado o mais baiano dos ritmos musicais contemporâneos, a música axé é na verdade, uma grande mistura de elementos musicais, aparentemente distantes, como salsa, samba, reggae e rock. O termo axé music é polêmico. A primeira vez que foi usado para definir a música carnavalesca produzida na Bahia foi numa crítica do jornalista Hagamenon Brito em 1987 no Jornal A Tarde.

O termo originou-se da forma que os roqueiros baianos chamavam pejorativamente os músicos da nova música baiana: “axézeiros” da Bahia e a sua inserção no mercado nacional de discos Cunha (2014). O marco zero foi à música Fricote e Nega do Cabelo Duro, de Luiz Caldas, em 1985 sendo que os dois hits explodiram. Com essas novas mudanças, apresentaram-se aspectos positivos, Martins (2012) pondera “Essas mudanças permitiram que o forró passasse de um aspecto cultural de uma região para ser de todo o País, pois foi ocupando os diferentes territórios que ganhou sua repercussão, mas essa incorporação fez com que as culturas do forró fossem diferenciadas em cada região brasileira. Surgindo uma diversidade cultural onde o forró, ao ser ramificado, absorveu características peculiares de determinadas parte do Brasil.

Martins, 2012). Dessa forma o forró imigrou tanto em cidades do interior como em zonas suburbanas, regiões litorâneas e outras regiões brasileiras. Sendo assim, o forró foi se adaptando às novas formas de vender música, moldando para os novos formatos. com. br/wp-content/uploads/2015/08/samba_de_roda. jpg “O samba-reggae é um estilo percussivo que se caracteriza, em termos conceituais, pela apologia do negro e, em termos musicais, pela recriação de sonoridades afro-americanas”. Guerreiro, 2013, p2) O samba-reggae no bloco afro foi concebido com elementos de base: uma banda (ou bateria) formada por vários tipos de tambores, onde cada executante realça seu instrumento; a coreografia dos percussionistas; os temas das canções que mergulham no universo da comunidade; e as danças permanentemente inventadas, que desenham sua corporalidade.

O samba-reggae (Figura 13) nasceu na década de 80, na Bahia, e é fruto da fusão de ritmos do samba tradicional com o reggae jamaicano, de Bob Marley e Jimmy Cliff. Figura 15- Igreja do Senhor do Bonfim Fonte: http://4. bp. blogspot. com/-gZA4djeXKpk/UGJW9fmaUxI/AAAAAAAAAoA/-2zI9MLPOnM/s1600/bonfim1. JPG A religião afro-baiana chamada de Candomblé (Figura 16) tem uma grande influência sobre uma boa parte da população da Bahia. Temos como referência grandes escritores baianos, dentre eles: João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado, Castro Alves, Manuel Querino, Gregório de Matos, Ruy Espinheira, Carlos Ribeiro e Pedro Calmon. Figura 17- João Ubaldo Fonte: http://www. jj. com. br/galerias/noticias/1000/codigo_0003346/2014-07-18_09-26-38_1. Figura 19- Castro Alves Fonte: http://www. ba24horas. com.

br/v1/wp-content/uploads/2014/03/castroalves. jpg Antonio Frederico de castro Alves (Figura 19) nasceu na cidade de Muritiba. As obras mais importantes: As Artes na Bahia (1909), A Bahia de outrora (1916), O colono preto como fator da civilização Brasileira (1918). Figura 21- Gregório de Matos Fonte: http://www. soliteratura. com. br/barroco/imagens/gregorio. Professor associado do departamento de letras da UFBA, membro da Academia de Letras de Jequié e da Bahia. Publicou 11 livros de poemas, oito de ficção e três volumes de ensaios literários. Obras mais importante: Julgado de vento (1979), As sombras Luminosas (1981), Romance do sapo seco: Uma história de Assombros (2005). Figura 23- Carlos Ribeiro Fonte: https://academiadeletrasdabahia. files. jpg Pedro Calmon (Figura 24) nasceu em Amargosa no interior da Bahia. Foi professor, Historiador, Biógrafo, ensaísta e orador.

Ingressou na faculdade de direito da Bahia e em 1923 publicou o seu primeiro livro de contos, Pedras D’ armas. Pedro é autor de mais de 50 obras nas áreas de biologia, literatura Histórica e Direito, sendo também membro da Academia Brasileira de Letras. Obras mais importante: Anchieta, o santo do Brasil (1930), Males, A Insurreição das Senzalas (1933), Castro Alves: o Homem e a obra (1973). Edifícios empresariais, hotéis, bancos, lanchonetes, locadoras, restaurantes, livrarias, butiques das mais variadas grifes, lojas de decoração, cursinho de vestibular – uma diversidade de empreendimentos que se apresentam ao bairro o status reconhecido de bairro com a maior variedade de lojas e serviços da cidade. Sem contar que os principais shoppings da cidade lá se encontram. Figura 25- Pituba Década de 60 Fonte: https://dennytorres. files.

wordpress. Foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto também italiano naturalizado britânico Richard Rogers sendo o conceito inicial do projeto uma biblioteca com capacidade para atender a grandes públicos. Figura 26- Fachada Principal do Centro Cultural Georges –Pompidou Fonte: https://pt. wikiarquitectura. com/index. php/Ficheiro:Pompidou21 Figura 27- Localização Centro Cultural Georges-Pompidou Fonte: Google Eart O entorno do Georges-Pompidou conta com a presença de diversas edificações residenciais e áreas comerciais com um gabarito baixo. O interior do Pompidou é antagônico à sua parte externa. A fachada possui diversos elementos, alimentando uma sensação de “poluição visual”, o interior do prédio é “vazio”, criando espaços amplos, que propõem a convivência com diferentes ambientes para diversos tipos de atividades. Ponto positivo a ser levado é a sua funcionalidade, onde cada espaço tem como utilidade.

Um aspecto negativo a se considerar é o impacto que uma construção pode gerar no entorno, quando não harmoniza com as edificações pré-existentes. Figura 28 - Interior do Centro Cultural Georges-Pompidou Fonte: http://www. O Miguel Delibes é uma cidade cultural, sediando a Escola de Dança Leon’sCastilla, uma escola de artes dramáticas, um espaço para ballet e um teatro com capacidade para 480 pessoas. Conta ainda com uma sala para apresentações musicais, com espaço para 450 pessoas, e uma sala principal, que é o Concert Hall, projetada para 2. pessoas. Na fachada (Figura 30), o arquiteto utilizou como conceito a transparência, com o abuso do uso de vidro, permitindo a entrada de luz durante todo o dia. À noite, o arquiteto trabalhou com o uso da iluminação artificial que mantém o prédio o tempo iluminado, reforçando o seu aspecto de transparência.

O prazo para o término das obras era de cinco anos Com o conceito principal de biblioteca moderna, bibliotecários, professores e o arquiteto Aaron Cohen se uniram para oferecer ao leitor um espaço de livre acesso ao acervo, de forma que o conhecimento fosse de livre socialização, desconstruindo a percepção de clausura atribuída às bibliotecas, onde Os arquitetos Luiz Telles e Eurico Prado Lopes tomaram a frente do projeto. Figura 33- Vista do centro Cultural São Paulo Fonte: http://www. centrocultural. sp. gov. O CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. O prédio possui uma área construída de 19. m². O CCBB ocupa 15. m² desse total. pdf A planta baixa do primeiro pavimento do Centro Cultural (Figura 38) tem como a funcionalidade dá abertura circular de sua abóbada, localizada ao centro, iluminando em suma maioria a edificação.

Os espaços são tem conexão por grandes salas, que funcionam como corredores e são utilizados para exposições no primeiro pavimento, possui dez salas no total, distribuídas em uma área de 975,85 m². Todavia os visitantes andem pelos espaços e se mantenham em contato com diversos tipos de exposições. Ainda nesse andar tem funcionamento de três salas de aula para atividades diferenciadas. Figura 39- Planta Baixa segundo pavimento do CCBB Fonte: http://culturabancodobrasil. Em 2012, foi o 15º centro mais visitado do mundo. VIVA ARTE- CENTRO CULTURAL BAIANO A arte esta na musica, na dança, pintura, escultura, na interpretação dos atores, na culinária em que cada manuseio dos ingredientes e com as misturas através da nossa mão surgem novos pratos. Todavia movimenta o mundo, transformar as pessoas, despertando nelas o seu talento, a sua personalidade e a sua forma de pensar.

Cultura e a arte caminham juntos, sendo que através dessa definição apresentada, o nome “Viva Arte” surgiu. O centro cultural tem como proposta ser multidisciplinar. Foi inaugurado em 1963, porém o seu funcionamento foi até 2001. Devido ao encerramento do clube português, ao longo do tempo a edificação e sua estrutura como todo acabou se deteriorando, haja vista tem colaboração com o descaso do poder público. Conseqüentemente como o local foi desativado, tornou-se vulnerável a marginalidade, onde foi invadido por integrantes do Movimento sem Terra (MST). Tratando-se de uma região nobre, à beira-mar, em uma das vias mais movimentadas da Cidade, o MST foi alvo de grande pressão para desocupar a área. Até que, no dia 02 de janeiro de 2008, sob a gestão do prefeito João Henrique, teve início à demolição do prédio.

Mostrando que o local de certa forma não teve um planejamento eficaz para a implantação dessa praça, como forma de ocupar o terreno. HIERARQUIA DAS VIAS Sobre o sistema viário da região (Figura 44) foram analisadas as vias próximas ao terreno. Observa-se que as avenidas Octávio Mangabeira e Manoel Dias da Silva e a Rua Pernambuco, são vias arteriais II. As demais ruas como a Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Paraná e Santa Catarina são vias coletoras I. Figuras 44 - Avenidas e ruas próximas ao terreno Fonte: Arquivo do Autor, 2016 As vias de grande importância para o terreno são a Avenida Octávio Mangabeira e as ruas Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, pois elas alimentam diretamente o fluxo de trânsito para o terreno.

Figura 47- Gabarito das Edificações Fonte: Arquivo do Autor, 2016 Na localidade as edificações predominantes são de características antigas, sendo de função residencial e as edificações mais atuais são de características comerciais. Na localidade a uma predominação de construções de térreo a 2º pavimento. Os demais edifícios são de 3º pavimento em diante. ANÁLISE DA PERMEABILIDADE DO SOLO NO ENTORNO A análise da permeabilidade visa identificar como se comporta a área verde em determinado pontos da região. Através de Visitas, uso da LOUOS e o Google Maps, é possível localizar e analisar o entorno do terreno escolhido. Existem diferentes pontos de referência, sendo o Centro Comercial Esplanada o Shopping Madison Plaza, as agências bancárias, a Igreja e a Praça Nossa Senhora da Luz tem um fator importante para o local, sendo responsável por gerar um grande fluxo na região, sendo um aspecto positivo para o Centro Cultural.

Figura 49- referências de equipamentos no entorno do terreno Fonte: Arquivo do Autor, 2016 Outra característica importante e positiva é a presença de dois hotéis, o Pituba Plaza Hotel 4 estrelas, de médio porte e outro Hotel Absolutte de menor porte. Todavia sendo de extrema importância para eventos de médio a grande porte. Entretanto a existência de uma Edificação no entorno, assemelhando a sua funcionalidade no projeto cultural que é o Teatro Jorge Amado. O Teatro conta com o espaço Calasans Neto e um foyer de 120 m²; tem capacidade para 420 pessoas. Percebe que o mês mais quente do ano é fevereiro com uma temperatura média de 26. °C. Com uma temperatura média de 23. °C, julho é o mês com a mais baixa temperatura ao longo do ano.

Figura 51- Gráfico de Temperatura da Cidade de Salvador Fonte: http://pt. Fachada 10º Noroeste Figura 53- Incidência na fachada Noroeste Fonte: Arquivo do Autor, 2016 Incidência solar: Dia Inteiro no período de abril á outubro, incluindo o Solstício de Inverno (22/06) e o Equinócio de Primavera (23/09). Fachada 80º Nordeste Figura 54- Incidência na Fachada Nordeste Fonte: Arquivo do Autor, 2016 Incidência solar: Durante o ano inteiro sempre ocorrendo pela manhã. A incidência solar nesta orientação inclui o Solstício de Verão (22/12), os Equinócios (21/03 e 23/09) e o Solstício de Inverno (22/06). Fachada 10º Sudeste Figura 55- Incidência na fachada Sudeste Fonte: Arquivo do autor, 2016. Incidência solar: Dia Inteiro no período de outubro á abril, incluindo o Solstício de Verão (22/12) e o Equinócio de Outono (21/03).

Tabela02-Localização do Bairro Pituba Zona de Concentração de Uso: ZR 12 - PITUBA Região Administrativa: 8 Localidade: Pituba Folha SICAR: 157. Leis e Decretos Municipais Fonte: Louos Tabela03: Restrições De Uso E De Ocupação Aplicáveis Às Zonas De Concentração De Usos Residenciais (Zr) ZONA DE USO LOCALIZAÇÃO USOS PERMITIDOS RESTRIÇÕES DE OCUPAÇÃO (m)  (3) (Iu) (1) (Ip) (Io) (2) LOTE MÍNIMO RECUO MÍNIMO Área (m²) Testada (m) Frente Ambas as Laterais Fundo ZR-12 Pituba Uniresidencial Multiresidencial Industrial Comercial e Serviços Misto R-(1,2,4. e 6) (4) (6) R-(3,4. e 6) (4) Id-(1. e 1. O Centro acredita que a diversidade cultural abre caminhos, cria perspectivas e formam cidadãos humanitários, críticos, pensantes e acima de tudo que pensam no coletivo. Todavia, seguindo a importância e os conceitos sobre cultura e Centro de Cultura já citado no documento, o projeto é de segmento público-Privado que promove união e diversidade de diferentes culturas.

A estrutura do projeto teve como embasamento o centro Cultural Georges Pompidou, Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural Miguel Delibes e Centro cultural Banco do Brasil. O conceito do projeto está baseado na ideia de interação, coletividade, união, harmonia, a qual transforma o individuo em um ser consciente e culto, consequentemente menos ignorante. Além da busca de conhecimento, um espaço pensado para incentivar os nativos e turistas aprender um pouco sobre os seus costumes. PROGRAMA DE NECESSIDADES O Centro Cultural não possui uma única definição de programa de necessidades. Tem como função de englobar as mais variadas manifestações, proporcionando conforto através deste espaço. “Um espaço cultural, além de exercer atividades culturais diversificadas, deve possuir no programa de necessidades atributos ambientais essenciais para o seu bom funcionamento e qualidade de bem-estar do usuário.

Esses atributos estão relacionados à democratização do espaço, acessos, integração do público, comunicação do interior com as atividades exercidas, dentre outros, por meio de salas de aula, praça e áreas de convivência, iluminação adequada etc”. RIBEIRO, 2013, p. com/123235/cultural-center-miguel-delibes-ricardo-bofill>Acesso em 09 de Abril de 2016. Associação Brasileira de Hoteis da Bahia. Estatísticas. Disponível em: >http://www. abihbahia. Acesso em: 27 de Maio de 2016 Bahia tour guide. Disponível em:<http://bahiatourguide. com/2brazil/religiao_geral_por. html>. Acesso em 22 de Maio de 2016 Bahia. com/bahia/cultura. htm>Acesso em 11 de abril de 2016. Centro Cultural Banco do Brasil. Disponível em:>http://culturabancodobrasil. com. jun. Disponível em: <http://www. historia. uff. br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/05/e08a02. Carnaval de Salvador - Mito e Verdade. Disponível em: <http://www.

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