TCC / Artigo Científico Marketing

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Profissionais buscam atualização e capacitação constantemente, a cada dia surge novidades no mundo da tecnologia, as pessoas se tornam cada vez mais exigentes em seus critérios de compra de produtos e aquisição de serviços, as marcas através do branding, buscam estabelecer sua posição no mercado em busca da preferência do consumidor. Existem grandes possibilidades para que estas empresas cresçam e desenvolvam suas operações através do "Marketing", interpretando necessidades e demandas seguido da aplicação de soluções visando a satisfação do consumidor. A utilização de estratégias de Marketing bem aplicadas, podem resultar em sucesso para empreendedores e empresas em seus negócios e operações. No decorrer do tempo a ciência do Marketing também evoluiu, dentro de seus fundamentos e conceitos foram acrescentadas atualizações e teorias muito importantes que podem ser inseridas de forma prática no dia a dia de qualquer empresa.

Tanto no relacionamento com o cliente, em seus processos internos, como na promoção de determinado produto ou serviço e até mesmo na promoção da sua marca. Trazendo lucros para as empresas e estabilidade em seus processos. Longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos ou serviços, as estratégias de Marketing são importantes para gerar valor à oferta, concretizar vendas e atender às necessidades do consumidor. Também vale ressaltar que um bom profissional de Marketing pode fazer toda a diferença para a empresa, uma vez que a aplicação destas estratégias requer conhecimento para que o desenvolvimento das estratégias gere resultados satisfatórios. O sucesso financeiro de um empreendimento é resultado, em grande parte, de um trabalho de Marketing bem executado. Imagem 1 – Equipe Motivada Analisando o tema mais a fundo, podemos observar que as empresas muitas vezes encontram dificuldades de encontrar as melhores estratégias a serem utilizadas, esta é uma problemática que induziu esta pesquisa.

Imagem 3 – O Pesquisador DESENVOLVIMENTO As transformações ocorridas nos hábitos de consumo dos brasileiros nos últimos anos levaram as empresas a perceberem que devem se concentrar na criação de estratégias voltadas para conquistar e fidelizar clientes. Nesse cenário atual, o consumidor brasileiro tem observado muito as ofertas para distinguir qual é a mais conveniente e adequada ao seu perfil e gosto. Ele precisa buscar novas oportunidades, comparar preços e qualidade, e procurar aquilo que lhe parece melhor de acordo com suas necessidades e seus desejos. No plano estratégico das empresas, a grande discussão de caráter global, gira em torno da competitividade, que é sinônimo de agregação de valor para o consumidor por meio da inovação em produtos e serviços. Nesse contexto, sabemos que a meta só pode ser alcançada se houver profundo conhecimento a respeito do público alvo, levando em consideração o perfil destes consumidores.

Imagem 4 – Acordo de Negócio A classificação das estratégias de Marketing e seus módulos de aplicação, é um fator importante para a compreensão adequada de seus objetivos. É através deste entendimento que as empresas poderão alcançar resultados satisfatórios na aplicação de estratégias. Porter (2004), divide as estratégias em três possíveis níveis hierárquicos: estratégia corporativa, estratégia da unidade de negócios empresariais ou estratégia funcional. Ao realizar um estudo aprofundado dos diferentes níveis da “estratégia corporativa”, posso concluir que se refere a uma corporação ou conglomerado e busca uma sinergia entre as suas unidades estratégicas de negócios. A estratégia de nível corporativo está relacionada a duas importantes questões, segundo Porter (2004): Em que negócios a corporação deveria atuar? Como a corporação deveria administrar o conjunto de negócios? A “estratégia empresarial”, que também é chamada de estratégia de negócios, detalha especificamente as ações que a organização adotará para conseguir desenvolver ou manter uma vantagem competitiva, decidindo-se entre: ficar como está, crescer ou reduzir.

As inovações tecnológicas, descobertas cientificas e constantes mudanças de conceitos em relação a produtos e serviços, por parte dos consumidores, apresentam às empresas um grande desafio, o de adaptação. As estratégias de Marketing para as empresas são uma ferramenta importante de crescimento e expansão de operações nos processos de negócios, podendo inclusive aumentar a lucratividade das empresas que compreendam suas funções e mecanismos de aplicação. Diversos estudos nos indicam que é possível que uma empresa alcance a expansão e aumente sua produção utilizando formas adequadas de promoção de seus produtos e serviços, criando um valor para o consumidor. Novas empresas surgem todos os dias, em diversos cantos do planeta. Cada uma com determinada solução ou ideia para tornar a vida do consumidor mais prática, e é claro, obter seus lucros.

Curitiba: Intersaberes, 2019. MADY, E. Pesquisa de mercado. Curitiba: Intersaberes, 2019. JUNIOR, A. AZEVEDO, N. Marketing Digital, uma análise do mercado 3. Curitiba: Intersaberes, 2015. PAIXÃO, M. V.

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