TCC Artigo Cientifico Análise Sobre o Ensino Público no Brasil

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O Brasil desenvolveu muito nas últimas décadas no quesito “educação”, mas sempre há mais coisas a se fazer. É necessário mais, para aprimorar todo este cenário tão importante, que conduz os rumos da nossa nação. As escolas são a base da educação, é através delas, que os habitantes de uma determinada nação, fará jus a seu direito de acesso à educação. Portanto, desde o ensino fundamental; ensino médio, ensino profissionalizante até a educação superior, as escolas exercem este papel de extrema importância na formação de todas as pessoas, tanto de forma individual, como em coletividade. Palavras-chave: Escola. Therefore, from elementary school; secondary education, vocational education to higher education, schools play this extremely important role in the formation of all people, both individually and collectively.

Keywords: School. Education. Country. Teaching. Como sociedade, alcançando este êxito, na reconstrução da “escola”, podemos dar 2 um grande passo rumo ao progresso, e ao mesmo passo, realizar novas melhorias, através da aplicação de políticas públicas educacionais. DESENVOLVIMENTO A escola é uma instituição que exerce um papel essencial na sociedade, tendo como função, trazer juntos de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos. Contudo, a escola precisa repensar sobre que tipo de sociedade ela pretende construir. Alguns dados sobre o ensino no brasil (Censo Escolar 2021): • No ano de 2021, existiam no Brasil 179. escolas públicas e privadas de Educação Básica e um total de 47,3 milhões de matrículas nesse nível de ensino.

O computador de mesa para alunos está presente em 91,3% das escolas federais de ensino fundamental; em 76,7% das estaduais; e em 38,3% das municipais. Imagem 1: Tecnologia nas Escolas Outros dados: • Os dados da primeira etapa do Censo da Educação Básica também mostram que, em 2020, 89,2% da população de 15 a 17 anos frequentaram a escola. dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno e 16,7% no período noturno. Quase 95% (94,8%) dos alunos frequentaram escolas urbanas. Diretores e professores: • Em 2020, de acordo com o Censo, foram contabilizados 2,2 milhões de professores e 161. A vida em sociedade, passam a ser importantes pois deve fazer parte, com clareza, da organização curricular, levando em si a ética ao centro de reflexão e do exercício da cidadania. A LDB, traz o dever da escola, como compromisso de educar os alunos dentro dos princípios democráticos.

Imagem 2: Ensino e Aprendizagem Observaremos, então o que os Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (MEC), em 1998, ressaltando os objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedades, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito; • Posicionar-se d maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o código como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência do país; • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, de sexo, de etnia ou de outras características individuais e sociais; 6 • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo até novamente para a melhoria do ambiente; • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; • Conhecer o próprio corpo dele e cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva; • Utilizar as diferentes linguagens-verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal- como meio para produzir, expressar, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos ara adquirir e construir conhecimentos; • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Com isso, a função da escola é realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento formal, sistematizado, possibilitando formas de acesso ao conhecimento científico. Logo a escola deve proporcionar momentos de formação continuada almejando qualificar o trabalho ali desenvolvido. Existem ainda, muitas ideias que estão enraizadas na nossa forma de pensar sobre a educação e seu papel junto à sociedade. Sabemos que a escola, é um dos primeiros contatos que o indivíduo faz com as responsabilidades do dia a dia. Entendemos que isso é um pontapé inicial para ter uma vida profissional de sucesso. Na escola é possível aprender a cumprir horários e regras, isso deixa claro que o papel da escola é formar estudantes que vislumbrem um futuro profissional baseado nos preceitos aprendidos nas bancas escolares.

A escola prepara o aluno para conviver socialmente, e isso significa que os estudantes aprendem a conviver com grupos de pessoas aleatórias e com eles participam de reuniões, encontros, eventos e trabalhos. GRINSPUN, M. P. Z. Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download