Sociologia Organizacional Ciências Contábeis

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Ao longo do tempo, essas formas de sobrevivência exigiram novos recursos e estratégias que possibilitassem o desenvolvimento também daqueles grupos sociais. A descoberta do Fogo, por exemplo, foi uma grande revolução na dinâmica social do homem primitivo, pois permitiu o assentamento dos grupos, transformando-os em grupos sedentários, facilitou a caça e o acondicionamento dos alimentos, além de proteger do frio e de animais selvagens. Neste caso, o Fogo é um meio natural, considerado como uma tecnologia que passou a ser utilizada pelo homem e que transformou sua forma de vida e social e cultural. Neste contexto, a Tecnologia se refere aos meios utilizados pelo homem para facilitar sua conquista de suprimentos (SILVA, 2010, P. E, a partir dessa nova tecnologia, desenvolveu-se então a Agricultura Primitiva.

Mas os avanços tecnológicos ultrapassam também outras fronteiras, por exemplo, o Campo e a Cidade. No Campo, temos, por exemplo, a colheita de café, atividade que durante muito tempo foi realizada por mão de obra humana, mas que atualmente é uma atividade realizada com a utilização de outros recursos e tecnologias, a fim de facilitar a realização do trabalho. Sendo assim, mesmo que ainda haja pessoas que colham o café, a esta atividade foram inseridas máquinas que fazem o trabalho de duas ou mais pessoas. Ou seja, uma nova tecnologia que modifica a dinâmica estabelecida na realização daquela atividade. Na Cidade o processo se dá de outra forma, por exemplo, na criação dos meios de locomoção, transporte de passageiros e transporte de cargas.

As mudanças que puderam ser observadas ao longo do tempo na escola tratam principalmente da presença dos recursos tecnológicos, e de como eles influenciaram e transformaram o processo educativo, novas experiências e um novo cenário educativo, associado ao conhecimento e orientação do professor. Alguns exemplos destes recursos são, por exemplo, a utilização de computadores para vídeoaulas, apresentação de PowerPoint, data-shows e quadros brancos. Todos os meios citados fazem parte de um novo conjunto de tecnologias, que foram aplicados ao sistema educacional e que permitiram um avanço no uso de novos materiais didáticos e pedagógicos. Por outro lado, permanece ainda uma antiga estrutura hierárquica, por exemplo, em que existe um Diretor, ao qual se reportam os outros agentes sociais inseridos naquele contexto escolar, como o Coordenador, os professores, secretários, os auxiliares e os alunos.

O objetivo dessa organização é o ensino, regulamentado por leis, decretos e documentos que auxiliam o processo e o pensar educativo. Por último, temos a informática, que se tornou uma tecnologia, denominada tecnologia digital, que revolucionou o fluxo informacional no tempo e no espaço, influenciando sobretudo a produção e consumo de aparelhos eletrônicos que estejam aptos a operar as diversas mídias sociais que surgem todos os dias. Faça um mapa da estrutura de funcionamento da organização em que você trabalha (uma parte apenas) ou de uma/outra organização pública. Para tal, lembre-se do conceito de estrutura: o trabalho continuará sendo feito do mesmo modo, independentemente das pessoas que hoje o estão executando na organização. R: Grupo de pessoas: Diretor, Coordenador, Professores, Secretários, Auxiliares, Alunos.

Objetivo: Ensino ESCOLA A educação de Crianças, Jovens e Adultos pautada principalmente nos Direitos Humanos e Sociais. Os recursos tecnológicos utilizados são recursos tecnológicos digitais, como data-shows, utilização de computadores para pesquisas e fornecimento de rede de internet. Outros recursos tecnológicos instalados na escola foram os quadros brancos, que substituíram os quadros negros e a utilização do giz; houve também a implementação de recursos didáticos diferenciados, objetos de pesquisa e laboratório. É interessante observar que a escola conseguiu acompanhar um pouco dos avanços tecnológicos existentes atualmente, com destaque para a tecnologia digital. Pois, considera-se um avanço substituir os quadros negros, por exemplo, por quadros brancos e ainda ser possível utilizar uma aula em data-show e uma apresentação de PowerPoint, para os alunos também é uma novidade interessante e que cria um cenário imagético e de criatividade.

As assertivas a seguir expressam características culturais de organizações. f) (2) A organização considera que as pessoas têm seu tempo e suas energias permanentemente disponíveis para o trabalho, em vista de um contrato bilateral de direitos e deveres. g) (1) Um bom empregado é aquele que é cumpridor de seus deveres: trabalha firme e se preocupa em estar sempre de acordo com seu chefe. h) (3) As pessoas trabalham juntas porque creem que a contribuição de todos e de cada um é necessária para melhor realizar a tarefa que todos têm pela frente. As pessoas que trabalham bem nessa organização são: ( ) Os espertos e os competitivos, com forte sentido do poder de influência sobre os demais. Os conscientes e os responsáveis de suas obrigações e com forte sentido de lealdade para com a organização que lhe provém salário.

A história gira em torno do processo educacional nessa escola preparatória, pautado em um regime de regras, rendimento e princípios. Neste contexto, o professor Keating, também ex-aluno da Welton, retorna à escola agora com professor de literatura, mas se depara com o mesmo modelo antigo, tradicional com foco em disciplina e os valores defendidos pela instituição e assume como missão a transformação do modo de pensar daqueles alunos, com métodos diferenciados. A história retratada neste filme pode ser analisada à luz das organizações sociais e as relações estabelecidas neste contexto. Como tal, pode ser definida por diversos tipos de caráter, com destaque para três específicos, são eles: o caráter institucional, que se refere à estrutura, a como essa organização está disposta, trata de hierarquia, trata também da autoridade e do poder exercido por uma pessoa sobre outra, como um pai e um filho; o caráter tecnológico trata dos recursos materiais e humanos, do trabalho e dos resultados; por último, o caráter expressivo, que trata do desenvolvimento das pessoas inseridas em um contexto social, como exemplo, a criatividade dos alunos impulsionada pelo professor.

Sendo assim, analisamos três momentos diferentes, nos quais foi possível identificar esses diferentes tipos de caráter. Isso significa que no contexto escolar pode haver a presença do caráter institucional, do caráter tecnológico e do expressivo de forma concomitante. Isso porque, do caráter institucional é possível extrair alguns aspectos importantes para o bom funcionamento de uma instituição, como a hierarquia – não no sentido de poder, mas de autoridade, alguém a quem reportar um problema em vias de solucioná-lo – a função de cada pessoa, as normas de conduta que facilitam e orientam as relações sociais naquele espaço e mesmo na questão dos valores e da Ética. Nessa perspectiva, é importante salientar que o caráter institucional não precisa ser sempre um caráter de tradicionalismo, engessamento e autoritarismo, pelo contrário, é possível exercer esse caráter institucional com vias a garantir a organização da instituição e a boa relação entre os pares naquele ambiente.

Sociologia Organizacional (Ciências Contábeis) Por outro lado, o caráter tecnológico é outro aspecto fundamental para o bom funcionamento de uma organização, portanto, destacam-se alguns pontos importantes como a valorização dos recursos humanos, a valorização da docência e da profissão. Nesse aspecto, nos referimos a salários justos, formação continuada, incentivo à educação, incentivo ao aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download