Serviço social
Tipo de documento:Questões e Exercícios
Área de estudo:Serviço Social
O Controle social, é um instrumento importantíssimo de expressão da cidadania e tem por finalidade monitorar, fiscalizar, acompanhar e controlar a gestão do Estado para que haja uma boa utilização dos recursos públicos. Para Nogueira (2011) a participação da sociedade civil no controle e na gestão pública somente poderá ocorrer efetivamente em um Estado que tem por base a democracia. Desta forma, o controle social seria uma forma de exercer democraticamente uma participação na gestão pública visando o bem coletivo. Esta atuação no controle, fiscalização e monitoramento da gestão pública é realizada através de algumas ferramentas como: audiências públicas, conferências, orçamento participativo, mesas de negociação e pelos Conselhos de Assistência Social, instituídos pela lei 8742/93.
Para que a sociedade civil possa exercer o controle social e por conseguinte realizar a democracia faz-se necessário que queira assumir este papel e que haja uma transparência e um desburocratização por parte do poder público. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2011. BRASIL. Congresso. Senado. Para trazer este convencimento deve ressaltar a relevância do tema, em que estágio se encontra e as contribuições que o estudo de tal tema poderia trazer socialmente. Pressupostos Teóricos Os pressupostos teóricos para Provanov e Freitas (2013) são os conceitos, elementos de fundamentação, levantamento das fontes teóricas e bibliográficas que irão nortear a pesquisa. Nesta etapa poderão ser utilizados: livros, artigos, monografias, periódicos, entre outros e serão explicitados os principais conceitos e termos a serem utilizados na pesquisa.
Problematização de Pesquisa Pradanovi e Freitas (2013), ressaltam que o problema de pesquisa deve ser a indagação que se faz a respeito do tema abordado, demonstrando a dificuldade específica a qual o pesquisador pretende resolver. Objetivos Para Marconi e Lakatos (2003) os objetivos do projeto de pesquisa respondem aos questionamentos “para quê?” e “para quem?”. Este conjunto de processos utilizados para chegar ao objetivo é a metodologia científica. A) Tipo da Pesquisa Para Pradanov e Freitas (2013) o tipo consiste nos método e técnicas a serem adotado durante a pesquisa, podendo ser: Dedutivo, indutivo, dialético, descritivo, explicativo, exploratório, pesquisa bibliográfica, documental, experimental, levantamento, estudo de caso, quantitativo, qualitativo entre outros. B) Universo da Pesquisa O universo da pesquisa para Marconi e Lakato (p. “É o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica comum.
Desta forma, o universo da pesquisa é a delimitação da “população” ou dos “elementos” em que se irá aplicar a pesquisa. PRADANOV; FREITAS, p. Desta forma, o cronograma trata-se de um calendário de eventos e fases que serão realizadas para a construção do trabalho. MARCONI, Maria Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. ed. esta política: “Utiliza o discurso de modernização do Estado, o que significou a reestruturação, promovendo a ideia de incapacidade do Estado em manter os direitos sociais”. Tal modelo, que promove a não participação do Estado, ou a mínima interferência deste no cenário econômico, bem como, a desburocratização e a livre concorrência, acaba por beneficiar os grandes empresários e as potências econômicas.
Desta forma, esta política acaba por contribuir para um cenário de desigualdade social, desemprego, baixos salários e o retorno da necessidade de práticas filantrópicas. Neste cenário surge a assistência social como uma forma de suprir as demandas sociais, destacando-se no modelo neoliberal os “programas de transferência de renda em detrimento dos que viabilizam a real emancipação do indivíduo” (SOUZA, SILVA, etc al, p. Para Souza e Silva (p.
67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes